AIRBUS: Patente para novo avião supersônico
e o possível voo PARIS-TOKYO em 3 horas
O gigante aeroespacial europeia Airbus apresentou patentes para um novo jato supersônico que terá uma forte semelhança com Concorde.
Apelidado de "filho de Concorde ', que seria capaz de atingir quatro vezes a velocidade do som - ou 2,500 mph.
Isso significa que um voo de Londres a Nova York levaria apenas uma hora - aproximadamente o mesmo que uma viagem de trem de Londres a Brighton, em Sussex.
Airbus diz que a nova aeronave seria principalmente para viagens VIP e passageiros de negócios, que necessitarem da viagem de regresso transcontinentais no mesmo dia".
O avião hipersônico iria decolar utilizando um motor a jato regular, antes de propulsores de foguetes forem ativados para começar uma subida acentuada, enviando o avião acima da atmosfera.
Motores ramjet, atualmente utilizados em mísseis, então tomar o avião até altitudes de 30 km como alguns dos cruzeiros de avião em velocidades de até Mach 4.5 (aproximadamente 4,780 km), ou de 4,5 vezes a velocidade do som.
Os turborreatores iriam ser religados para permitir o pouso.
Foi anunciada uma proposta semelhante em 2011, a Airbus Group, então conhecido como EADS, disse que levaria 30-40 anos para entrar em serviço, se em tudo. Mas a patente é projetado para colocar um marcador para a tecnologia que poderia ser útil para outros desenvolvimentos.
Airbus diz que está trabalhando em dois projetos hipersônicos, um com parceiros japoneses e outra com a participação da Rússia e da Austrália, com o objetivo de conquistar velocidades de até Mach 6.
Versão em Inglês: (Reuters)
Airbus (AIR.PA) has won a patent for a hypersonic plane, but Concorde's hydrogen-powered successor is unlikely to leave the drawing board any time soon.
The European planemaker's proposal would slash the journey time from Paris to Tokyo to under three hours, from 12 hours.
The idea, first published in 2011, is to use three different kinds of engine power to hop, skip and jump above the atmosphere, yet taking off from a regular runway.
It has now won approval from the U.S. Patent Office.
The concept comes as commercial space companies such as Virgin Galactic pursue plans for low-level space flights.
Its "gothic delta wing" echoes the elegant curves of Concorde.
But Airbus dampened any hopes of a quick return to the days of the Anglo-French supersonic jet, which was taken out of service in 2003 due to high operating costs.
Links:
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário