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O Módulo Célula trabalha a composição da estrutura da aeronave como um todo, abrange itens como Montagem e Alinhamento, Entelagem, Pintura e Acabamento, Soldagem, Sistemas de Proteção contra Chuva e Gelo, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Sistemas de Trens de Pouso, Sistemas de Pressurização e de Ar Condicionado dentre outros.
Estruturas de Aeronaves e Sistemas de Controle de Voo
Entelagem e Pintura
Reparos Estruturais
Soldagem
Sistemas de Proteção contra os Efeitos da Chuva e do Gelo e contra o Fogo
Sistemas Hidráulicos e de Trens de Pouso
Sistemas Pneumáticos, de Pressurização, de Ar Condicionado e de Oxigênio
Sistemas Elétricos
Sistemas de Comunicação e de Navegação
Instrumentos
Inspeção de Aeronaves
Procedimentos de Pista
Veja aqui o resumo de 10 capítulos de Estrutura de aeronaves
O Módulo Célula trabalha a composição da estrutura da aeronave como um todo, abrange itens como Montagem e Alinhamento, Entelagem, Pintura e Acabamento, Soldagem, Sistemas de Proteção contra Chuva e Gelo, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Sistemas de Trens de Pouso, Sistemas de Pressurização e de Ar Condicionado dentre outros.
Estruturas de Aeronaves e Sistemas de Controle de Voo
Entelagem e Pintura
Reparos Estruturais
Soldagem
Sistemas de Proteção contra os Efeitos da Chuva e do Gelo e contra o Fogo
Sistemas Hidráulicos e de Trens de Pouso
Sistemas Pneumáticos, de Pressurização, de Ar Condicionado e de Oxigênio
Sistemas Elétricos
Sistemas de Comunicação e de Navegação
Instrumentos
Inspeção de Aeronaves
Procedimentos de Pista
Veja aqui o resumo de 10 capítulos de Estrutura de aeronaves
Metrologia:
Sistema Hidráulico (Força hidráulica):
Sistema de Freios e Pneus:
Polegada. Como calcular?
Soldagem:
Asas rotativas:
600 Perguntas e Respostas - Módulo Célula
1) As forças internas que se desenvolvem e resistem as forças externas são conhecidas como:
R: Esforços
2) Duas forças aplicadas em sentidos opostos, porém dirigidas para o centro do corpo, produzem:
R: Compressão
3) Quando a asa suporta, com segurança, uma combinação considerável de peso bruto e o peso da gasolina, diz-se que existe um fator de:
R: Carga limite
4) Um membro estrutural, forçado além do limite de escoamento, poderá sofrer uma:
R: Deformação permanente
5) A resistência a fadiga nas ligas de aço é aumentada com o:
R: Vanádio e o molibdênio
6) A fuselagem de estrutura do tipo tubular, também chamada de convencional é usada, geralmente, em aviões :
R: Leves
7) A fuselagem cujos esforços são suportados pela caverna e revestimento, é do tipo:
R: Monocoque
8) Em uma aeronave, a linha de referência tem localização imaginária:
R: Vertical, onde todas medidas as medidas são tomadas.
9) Em um avião, os eixos imaginários que se cruzam no centro de gravidade são:
R: Transversal, longitudinal e vertical.
10) Para o alinhamento de um avião, em que tenham sido feitos reparos estruturais que possam Ter alterado o diagrama de simetria, emprega-se:
R: Teodolitos, níveis e fita métrica.
11) Através da inspeção ultra-sônica dos materiais, pode-se saber suas:
R: Condições internas
12) A parte estrutural da asa, que se estende ao longo de sua envergadura, suportando os esforços que atuam sobre a mesma, chama-se:
R: Longarina.
13) A transmissão para as longarinas, dos esforços que atuam numa asa, é feita pelo (a):
R: Nervura
14) A finalidade principal do enflechamento é:
R: Aumentar a estabilidade direcional
15) O ângulo formado pelo bordo de ataque das asas é uma linha paralela ao eixo transversal do avião, denomina-se Ângulo:
R: De enflechamento
16) Toda resistência a flexão da asa está concentrada no (a):
R: Seção central
17) Aileron, profundor e leme de direção são superfícies:
R: Primárias
18) Arfagem é o movimento resultante da atuação do:
R: Leme de profundidade
19) Os freios aerodinâmicos são instalados no (a):
R: Asa
20) As superfícies comandadas pelo manche são:
R: Aileron e profundor
21) As superfícies de comando são ligadas ao manche e a os pedais, através de
R: cabos de comando
22) Como medida de segurança, ao se apertar um terminal numa haste de comando, a ranhura- índice deverá ficar:
R: Na parte interna da haste
23) Para se conseguir a retenção em um esticador de cabos de comando, geralmente, empregasse:
R: Arame de freno
24) O balanceamento estático de uma superfície de comando é expresso em:
R: Kg/Cm
25) Quando a posição da perna auxiliar, os trens de pouso são classificados:
R: Triciclo e convencional
26) Para se remover o fluído hidráulico de qualquer parte dos freios, utiliza-se:
R: Tetracloreto de carbono
27) A diferença entre a estrutura semi- monocoque e a monocoque, é que a interligação das cavernas, em uma delas é feita por:
R: Longarinas
28) As janelas de inspeção, em uma estrutura semi- monocoque, tem a particularidade de:
R: Não serem estruturais
29) O poder anti- detonante da gasolina pode ser aumentado, adicionando-se:
R: Chumbo tetra- etílico ou álcool etílico.
30) Na investigação de um acidente aeronáutico, um procedimento que o mecânico pode e deve ter, como fator de contribuição efetiva, é:
R: Observar a posição dos comandos
31) As partes que compõem o trem de pouso são:
R: Perna de força, tesoura e roda.
32) No sistema de trem de pouso triciclo, a perna de força auxiliar é instalada:
R: no nariz do avião.
33) No trem de pouso fixo, as pernas principais, geralmente, são equipadas com equipamento com carenagens de formato aerodinâmico, para reduzir:
R: A resistência ao avanço.
34) O trem de pouso que consiste de duas pernas principais, localizadas a frente do centro gravitacional do avião:
R: Convencional.
35) As pressões dos pneus devem ser checadas:
R: Diariamente.
36) A homologação de uma empresa no padrão "D" dada pelo
R: "DAC" ( Departamento de Aviação Civil ).
37) O documento emitido pelo fabricante do avião, tentando eliminar condições de risco a operação do mesmo ou introduzindo modificações, é conhecido como:
R: Boletim de Serviço.
38) O SIPAER tem como objetivo principal o (a):
R: Prevenção.
39) A carga deve ser distribuída de tal forma que o CG caia dentro das porcentagens especificadas do (a):
R: CMA (Corda Media Aerodinâmica ).
40) Os estabilizadores horizontal e vertical, profundores e leme de direção ficam instalados na:
R: Empenagem.
41) O CG pode movimentar-se ao longo do (s):
R: Três eixos.
42) Os aerodínos que decolam e pousam somente em superfícies liquidas são classificados como:
R: Hidroaviões.
43) Para se fazer a pesagem o avião deve estar:
R: Dentro de um hangar fechado.
44) Ao se dizer que um avião esta com o nariz pesado pode-se concluir que o CG está:
R: A frente do limite dianteiro.
45) A estrutura menos resistente aos esforços é a do tipo:
R: Monocoque.
46) A construção de fuselagem mais usada é a do tipo:
R: Revestimento trabalhante.
47) As chapas digitadas são membros estruturais cuja finalidade é reforçar:
R: Janelas e portas.
48) Em uma estrutura de parede fina o cisalhamento é sempre evidenciado por:
R: Enrugamento.
49) Se uma superfície entelada apresentar a pintura rachada o procedimento correto será:
R: Trocar a tela.
50) O maior comprimento de uma asa que vai de uma ponta a outra é conhecido por:
R: Envergadura.
51) A forma aerodinâmica de uma asa é dada pela peça estrutural denominada:
R: Nervura.
52) Para proteção das superfícies metálicas por meio do processo orgânico utiliza-se:
R: Produto impermeável.
53) O termo CMA significa:
R: Corda Media Aerodinâmica.
54) A finalidade principal do enflechamento é:
R: Aumentar a estabilidade direcional.
55) O leme de direção é instalado no:
R: Estabilizador vertical.
56) O aileron direito desce e o esquerdo sobe quando se comanda o manche para:
R: A esquerda.
57) Os flapes são chamados também de:
R: Freios aerodinâmicos.
58) No número de parte de um cabo observa-se quase sempre as letras RH ou LH estas se referem ao:
R: Sentido da rosca .
59) O balanceamento estático do compensador do profundor é feito:
R: Antes de ser realizado o do profundor .
60) O trem de pouso que possui a roda auxiliar a frente das principais é classificado como:
R: Triciclo .
61) O avião cujo trem de pouso permite pousar em terra ou em água é conhecido como:
R: anfíbio.
62) A estrutura tipo monocoque é feita de armações de alumínio de forma arredondada conhecida como:
R: Cavernas.
63) Denomine-se trem retrátil aquele que:
R: Recolhe parcialmente .
64) O servo hidráulico tem a função de:
R: Suavizar a ação dos comandos dos pilotos.
65) A redução de peso e um maior espaço de armazenamento é uma característica de um tanque :
R: Integral.
66) Durante um vôo horizontal nivelado, as forças atuantes em um avião são:
R: Peso, sustentação, arrasto e tração.
67) Compreende-se por rendimento aerodinâmico a:
R: A razão entre a sustentação e o arrasto .
68) A parte traseira do aerofólio, por onde os filetes de ardo vento relativo se escoa, chama-se:
R: Bordo de fuga.
69) Como definição tudo que ocupa lugar no espaço é chamado:
R: De matéria .
70) A finalidade de se utilizar a metalização em antenas a serem usadas em aeronaves é:
R: reduzir o peso.
71) O alumínio é um metal que tem largo uso na aviação, pois suas ligas são:
R: Resistentes e leves .
72) A estrutura de uma asa que possui duas longarinas chama-se:
R: Duospar.
73) A estabilidade direcional própria dos aviões é assegurada pelo:
R: Estabilizador vertical e leme de direção.
74) As forças externas se em sustentação ou de outra maneira agindo sobre um corpo são conhecidas como:
R: Cargas.
75) O angulo formado entre a linha media da asa e o eixo lateral transportando para a base da linha media chama-se angulo:
R: De ataque.
76) A estabilidade lateral própria do avião é assegurada pelo:
R: Aileron.
77) A forma aerodinâmica da fuselagem é dada pelo (a):
R: Caverna.
78) O aileron é um superfície de comando que funciona conjugado com:
R: O leme de direção.
79) As superfícies que são comandadas pela coluna de controle, manche são:
R: As referentes aos movimentos dos três eixos.
80) A estabilidade longitudinal própria do avião é assegurada pelo:
R: Estabilizador horizontal.
81) Os flapes e airelons se encontram no(a):
R: Na asa.
82) O leme de direção é instalado no(a):
R: Empenagem.
83) O conjunto completo da cauda também conhecido como empenagem é constituído por:
R: Leme de direção, estabilizadores e profundores.
84) Duas forças aplicadas em sentidos opostos forem dirigidas para o centro do corpo produzem:
R: Compressão.
85) A principal função da asa é a de criar através das reações aerodinâmicas:
R: Sustentação.
86) Em relação a quantidade de motores os aviões se classificam em:
R: Monomotores, bireatores e bimotores.
87) Quanto a posição da asa na fuselagem os aviões se classificam em:
R: Baixa, media, alta e parasol.
88) Aileron, profundor e leme de direção são superfícies:
R: Primarias .
89) As aeronaves mais pesadas que o ar são conhecidas como:
R: Aerodinas.
90) As partes do aerofólio tem nomes especiais tais como:
R: Bordo de ataque e de fuga, corda ,envergadura e cambra, extradorso e intradorso.
91) Quando comandamos o manche para a esquerda o aileron da asa:
R: Direita desce.
92) Um corpo que se move sem dificuldade dentro de um fluido chama-se:
R: Fuselagem.
93) Qual ou quais as medidas a serem adotadas na aplicação do dope:
R: Aplicação em dias secos e quentes, local deve estar limpo e revestido a temperatura deve estar entre 21º 52º graus C. e com extintores de incêndio.
94) Durante a pesagem do avião o mesmo deve estar:
R: Dentro de um hangar fechado limpo e em linha do vôo.
95) O corte de um cabo de comando deve ser sempre por:
R: Métodos mecânicos.
96) O ângulo de ataque é variável depende da posição do aerofólio em relação ao:
R: Seus três eixos.
97) Como exemplo de superfície auxiliar temos o (os).
R: Perturbadores de vôo.
98) A superfície de comando que torna possível o movimento em torno de seu eixo lateral é o:
R: Profundor.
99) Quando se considera somente o peso bruto do avião sem fatores externos influentes tais como as forças atuantes em vôo chamamos isso de carga:
R: Básica.
100) Aeronaves que decolam e pousam somente em superfície líquidas são classificadas como:
R: Aquáticas ou hidroavião.
101) Quando por ocasião dos teste com magnaflux, as peças são:
R: Magnetizadas eletricamente.
102) Em aeronaves cujos cabos de comando encontram-se com tenção acima da especificação do fabricante provoca nas superfícies primarias comandos:
R: Duros.
103) Para fazer manutenção ou reparos em células de aeronaves uma empresa tem que ser homologada no padrão:
R: C.
104) A responsabilidade de remoção de uma aeronave acidentada é normalmente do:
R: Proprietário.
105) Danos causados a peças que "não" são essenciais ao vôo de uma aeronave, caracterizam um:
R: Incidente aeronáutico
106) Nas fixações das braçadeiras que ordenam um chicote de cabos, é conveniente:
R: Que exista apoio adequado.
107) A maioria das fuselagens de aeronaves é fabricada em:
R: Liga de alumínio.
108) A finalidade principal da entelagem é:
R: Revestir as superfícies de comando.
109) Dos engenhos referidos abaixo, os classificados em aerodinos são os (as):
R: Aeronaves mais pesadas que o ar.
110) Em aeronaves, são consideradas unidades estruturais principais:
R: Naceles do motor e trem de pouso.
111) O ponto de aplicação da resultante de todos os componentes do peso do avião é o:
R: Centro de gravidade.
112) O rendimento estrutural de um avião é determinado pelo (a):
R: Razão entre a resistência e o peso.
113) O tipo de trinca que atravessa os graus da peça, geralmente, é conhecido como:
R: Leves.
114) A fuselagem cujo a estrutura é formada por cavernas, longarinas e revestimento é do tipo:
R: Semi- monocoque.
115) A estabilidade lateral, própria do avião, é assegurada pelo:
R: Estabilizador vertical e angulo de Diedro.
116) Numa inspeção qualitativa pode se utilizar:
R: Ultra-som.
117) O revestimento ou entelagem, usado em estruturas irregulares, é do tipo:
R: Cobertura.
118) Numa indutagem, uma superfície entelada deverá receber, no mínimo:
R: 8 (oito) demão de dope.
119) O tipo de tanque de combustível que, por sua forma, reduz o peso estrutural e tem maior espaço de armazenamento, é o :
R: Integral
120) O alinhamento de um avião se faz em torno de um ponto comum, é denominado:
R: Simetria
121) A superfície inferior da asa forma, com um plano horizontal paralelo ao solo, é o:
R: Diedro.
122) O conjunto de cauda, conhecido como empenagem, é constituído de:
R: Leme de direção, estabilizadores e profundores.
123) Os flapes são superfícies:
R: Auxiliares
124) A identificação 3 x 7 em um cabo de comando, significa que o mesmo possui:
R: 3 pernas com 7 fios cada.
125) Os esticadores, do sistema de cabo de comando das superfícies de vôo primarias, servem para:
R: Dar tensão aos cabos de comando.
126) Um dos problemas causados pelo peso do avião acima das limitações estabelecidas pelo fabricante , será o (a):
R: Desgaste dos pneus.
127) O mecanismo anti-shimmy permite
R: Eliminação de vibrações.
128) Para uma aeronave manter um vôo horizontal, é necessário que o seu peso seja igual ao (a):
R: Sustentação.
129) O peso estrutural de uma fuselagem do tipo semi- monocoque, em relação a uma monocoque, será sempre:
R: Maior.
130) A construção de uma estrutura tubular é feita, normalmente, com tubos de:
R: Vários diâmetros.
131) Uma peça atacada pelo ácido de bateria deve ser lavada com:
R: Cloreto de sódio e água.
132) Na aviação existe três tipos de tanques de combustível, que são denominados:
R: Removíveis metálico, integrais e células removíveis.
133) No abastecimento de uma aeronave, os procedimentos de encostar o bico da mangueira no bocal do tanque e aterrar a aeronave, tem por finalidade evitar o (a):
R: Incêndio provocado por centelhamento.
134) O sentido de aperto de um parafuso de rosca esquerda (LH) é:
R: Anti- horário.
135) Em aerodinâmica, os perfis simétricos possuem:
R: Cambras iguais.
136) Os cintos de segurança devem ser testados de acordo com o:
R: Manual do fabricante.
137) As fuselagens das aeronaves são fabricadas, na maioria, utilizando-se:
R: Alumínio ligado (liga de alumínio).
138) A principal superfície de sustentação e suporte do vôo de uma aeronave é denominada:
R: Asa.
139) Em um avião, tanto a empenagem como a asa são fixadas no (a):
R: Fuselagem.
140) Em fuselagens, entende-se por passadiços reforçados as:
R: Áreas possíveis de se andar, sem danificar o revestimento.
141) As pontas das asas nas aeronaves são consideradas peças reversíveis e são fixadas, geralmente, através de :
R: Parafusos
142) Na construção de um aerofólio, para que o mesmo tenha uma boa performance o angulo de incidência deve variar entre:
R: 2 e 4 graus.
143) A principal finalidade da utilização dos cowl-flapes é:
R: Resfriar e aquecer o motor.
144) Um sistema de manutenção abrange os aspectos de planejamento e execução:
R: Supervisão e atualização.
145) Para encurtar a distância na corrida do pouso dos aviões a jato, além dos freios das rodas, utiliza-se:
R: Reversão dos gases de escapamento.
147) O metal patente é aquele que:
R: É constituído por 2,3,4 ou mais metais puros .
148) A capacitância de estiramento, que os metais possuem e conhecida como:
R: Ductibilidade.
149) Quando adicionado Carbono a uma liga a reação desejada é:
R: Elevar a dureza.
150) O aço inoxidável tem propriedades elevadas de:
R: Resistência a corrosão .
151) A especificação (T4), estampada em uma chapa de dural indica que aquela é uma liga:
R: Temperada.
152) É desaconcelhável o teste com líquidos penetrantes em:
R: Peças com superfícies porosas.
153) Para um tratamento anti- corrosivo, na liga de alumínio usa o(a):
R: Alumínio puro.
154) A propriedade que os metais tem de oferecerem resistência ao risco e ao corte é chamado de:
R: Dureza .
155) O fator mais importante na realização de um tratamento térmico que definira efetivamente a micro estrutura e consequentemente as propriedades mecânicas finais do aço é:
R: Velocidade de resfriamento
156) A fundição é o processo de obtenção de peças através de:
R: Fusão.
157) A laminação é um processo de :
R: Endurecimento a frio
158) Ferro é encontrado na:
R: Hematita.
159) Quando um material é aquecido a certa temperatura e esfriado lentamente, diz-se que está:
R: Recozido.
160) A inspeção usada para descobrir rachaduras, fissuras, ou falhas internas de um material é a inspeção:
R: Qualitativa.
161) Sendo o metal uma substância simples a sua menor divisão chama-se:
R: Átomo.
162) O processo de tratamento térmico em que se aquece o aço até uma certa temperatura e em seguida é esfriado bruscamente em água com óleo é denominado:
R: Têmpera.
163) Um dos processos utilizados na recuperação de peças é a:
R: Metalização.
164) O iconel é uma liga do:
R: Níquel.
165) A liga formada por cobre e estanho é denominada :
R: Bronze.
166) O metal fundido é utilizado para proteger o ferro contra ferrugem, levando o nome de galvanização é o:
R: Zinco.
167) Quando por ocasião dos testes de magnaflux as peças são:
R: Magnetizadas eletricamente.
168) Na confecção das molas sujeitas a altas temperaturas é utilizado o arame:
R: Iconel.
169) O minério de onde é extraído o alumínio é a:
R: Bauxita.
170) A remoção dos destroços de uma aeronave, sem autorização do órgão competente, somente poderá ser feita:
R: Para ser evitado um incêndio .
171) As ligas usadas na aviação são classificadas em:
R: Ferrosas e não ferrosas.
172) Nas ligas de aço inoxidável , os principais elementos são:
R: Cromo e níquel .
173) A reação positiva que um aerofólio deve proporcionar denomina-se:
R: Freio aerodinâmico.
174) O elemento básico das ligas aço- carbonos é o:
R: Carbono
175) O processo de proteção das ligas de alumínio que utiliza um óxido de alumínio é denominado:
R: Anodização.
176) Para que um material seja endurecido por trabalho a frio é necessário que o mesmo seja:
R: Dúctil.
177) O aço é composto, basicamente , por liga de:
R: Ferro e carbono
178) O processo mais avançado, utilizado para verificação de rachaduras internas, nos materiais aeronáuticos, atualmente é o:
R: Ultra-sônico.
179) A capacidade que um material tem possui de deformar-se e de retornar a sua forma original é conhecida como:
R: Elasticidade.
180) O minério do qual retiramos o cobre é a:
R: Cuprita
181) O montante é um membro estrutural que suporta esforços de:
R: Compressão.
182) As ligas a base de titânio tem excelentes propriedades, mas o seu uso na industria aeronáutica é muito restrito, devido, principalmente, ao seu:
R: Alto custo de produção.
183) A corrosão dos metais ocorre através do processo denominada:
R: Eletroquímico
184) Na proteção contra a corrosão em peças a utilização de tintas, vernizes ou graxas pode ser feitas, desde que a substância a ser aplicada seja:
R: Impermeável.
185) Um dos processos que evita a corrosão no aço é:
R: Galvanização.
186) A corrosão, de cor marrom avermelhada, se processa:
R: Nos metais ferrosos.
187) Quando a área atacada pela corrosão for muito grande, para se fazer uma limpeza, deve-se utilizar querosene e uma escova de:
R: Palha de alumínio
188) A melhor inspeção, para se detectar o início de uma corrosão, é a:
R: Qualitativa
189) Nas superfícies pintadas, a corrosão é evidenciada pelo surgimento de:
R: Bolhas
190) A proteção do material aeronáutico, por meio de camadas orgânicas, compreende a:
R: Aplicação de tintas e anti- oxídos
191) Na presença de ar, o cobre altera-se, formando uma camada protetora contra oxidação, conhecida como:
R: Zinabre
192) A corrosão nas superfícies pintadas apresenta-se:
R: Por forma de bolhas.
193) O cuidado que deve ser tomado periodicamente para se tentar evitar a corrosão é a:
R: Limpeza e inspeção das partes protegidas.
194) A corrosão superficial do alumínio, do magnésio e de ligas leves, normalmente, apresenta uma camada:
R: De pó branco.
195) A corrosão é uma reação química que ocorre no metal quando em contato com:
R: Ar e água .
196) Por definição, corrosão intergranular é a:
R: Dissolução dos cristais dos metais.
199) O enchimento de furos, através de rebites, é permitido desde que os furos sejam:
R: Menor que 3/16 da polegada.
200) O reparo de um revestimento, cujo acesso pode-se Ter por qualquer lado, é conhecido, na prática, como avaria de área:
R: Aberta.
201) Uma avaria em um perfil longitudinal é considerada tolerável, desde que a mossa tenha uma profundidade máxima inferior a:
R: ¼ da polegada .
202) Todo reparo tem por finalidade consertar a área danificada e devolver a está área:
R: A resistência original.
203) Durante uma rebitagem, a cabeça formada deve Ter a altura mínima do(a):
R: Metade do diâmetro do rebite.
204) Para uma rebitagem, o espaço mínimo, entre os rebites, deve ser de:
R: Três vezes o diâmetro do rebite.
205) A identificação de rebites é feita através de marcação no(a):
R: Cabeça.
206) Quando se faz uma rebitagem em local sem acesso para se amassar a ponta do rebite, usa- se o rebite do tipo:
R: Cherry
207) Nas operações de reparo, o primeiro objetivo a ser considerado é :
R: Reparar a parte avariada, de acordo com a original.
208) O uso de uma barra muito pesada e com excessivo movimento lateral pode:
R: Cisalhar a cabeça formada.
209) Os furos menores que 3/16 da polegada devem ser reparados :
R: Enchendo-os com rebite apropriado.
210) Os rebites de monel são usados em peças de:
R: Aço inoxidável.
211) Nunca se deve usar rebites de alumínio em peças onde o mesmo terá que suportar cargas de:
R: Torção.
212) O rebite que possui resistência ao cisalhamento é o:
R: Hi-shear.
213) Para se evitar uma modificação na forma original aerodinâmica da fuselagem ou de outra parte qualquer do avião, deve-se usar um reparo do tipo:
R: Embutido.
214) Em partes sujeitas a tensão os rebites usados necessitam antes de tudo de um:
R: Tratamento térmico.
215) O principal esforço desenvolvido no trabalho dos é o:
R: Tensão.
216) Os reparos no revestimento metálico de uma aeronave requer que o material recomendado tenha a espessura:
R: Igual ou maior que a original.
217) Uma avaria apresenta um furo de 2 polegadas de diâmetro aproximadamente, a quantidade de rebites necessária para preenche o remendo será de:
R: 16 rebites.
218) Com a multiplicação do diâmetro do rebite por 2,5 obtém-se a:
R: Distância da borda
219) Quando em rebitagem de superfície dupla se torna difícil o acesso por ambos os lados é aconselhável o uso do rebite:
R: Cherry
221) Quando for utilizada uma porca castelo, a retenção deverá ser feita empregando-se um(a):
R: Contra pino.
222) O alicate que, geralmente, é fabricado com 5,6 ou 7 posições, é o alicate:
R: Gazista.
223) O tamanho do punção sólido é dado pelo:
R: Diâmetro da ponta cega.
224) O crescimento das chaves estriadas e dada geralmente em:
R: 1/16” em 1/16” da polegada de lado para lado.
225) A chave de emergência mais usada pelo mecânico de avião e:
R: Ajustável.
226) Em uma chave estriada, se a extremidade menor mede ½” logicamente a extremidade maior medirá:
R: 9/16”
227) Para apertar parafusos com precisão de regulagem o tipo de chave utilizada denomina-se:
R: Torquímetro
228) As roscas esquerda e direita são designadas, respectivamente:
R: LH e RH.
229) O tamanho de uma broca é medido entre os(as):
R: Duas guias.
230) Os contra pinos podem ser usados na parte detenção apenas :
R: Uma vez
231) Em uma chave de boca de crescimento normal, quando um lado for ¼ " o outro será:
R: 5/16”
232) As chaves ajustáveis são divididas em crescente:
R: Inglesa e grifo.
233) Quando se vai apertar vários parafusos hexágonais para se Ter maior rapidez é aconselhável a utilização do(a):
R: Arco de velocidade.
234) A chave de fenda fina tem, em relação ao diâmetro da haste a largura da ponta :
R: Igual.
235) O calibre de Venier é um:
R: Instrumento de medidas.
236) Nas regulagens de máquinas giratórias as mesmas devem estar:
R: Paradas.
237) Toda chave ajustável deve ser sempre girada em direção ao mordente:
R: Móvel.
238) A chave cuja ponta é robunda e os encostos internos são côncavos, é a tipo:
R: Phillips
239) O peso do martelo é dado em:
R: Onça.
240) Para cortar arames e rebites macios, normalmente é utilizado o alicate de:
R: Corte diagonal.
241) A engrenagem que serve para transmitir movimentos de rotação entre dois eixos, formando um angulo de 90º, é do tipo:
R: Cônico.
242) O tipo de rolamento, utilizado onde as cargas são leves é do tipo:
R: Esferas.
243) A peça do rolamento, que retém os corpos rolantes evitando que os mesmos se atritem entre si, é denominado:
R: Gaiola.
244) Em uma engrenagem, os dentes são construídos sobre o(a):
R: Coroa.
245) Uma maneira pratica de se inspecionar os cabos, quanto a fios partidos é passar, sobre os mesmos:
R: Pano.
246) É desaconselhável o uso de porcas auto- frenantes, de fibra ou de nylon em local onde a temperatura atinja mais de:
R: 126º C.
247) Na aviação, os dois tipos de alicates de bico mais usados são:
R: Curvo e reto.
248) As porcas que podem e devem ser apertadas com as mãos são as do tipo:
R: Borboleta.
249) O arame utilizado na frenagem de dispositivos de segurança é o de:
R: Cobre de 0.020 da polegada.
250) A chave de fenda que possui dois ângulos retos, em relação ao cabo, é a:
R: Em 2.
251) Para a aplicação de maior torque, em um parafuso tipo fenda é necessário possuir uma chave com:
R: Maior diâmetro de cabo.
252) O parafuso que possui rosca auto- frenantes, sem necessidade de porca para sua fixação é do tipo:
R: Parker.
253) Os parafusos sujeitos a temperaturas superiores a 126º C. deverão utilizar porcas auto- frenantes, de:
R: Aço.
254) O tamanho da chave grifo é dado pelo comprimento total do(a):
R: Chave aberta.
255) A chave mista ou combinada que tem um lado ½ polegada terá do outro lado:
R: 9/16”.
256) Numa rebitagem, usa-se prender as partes a serem trabalhadas com o alicate:
R: Cleco.
257) No número de partes de um observam-se quase sempre as letras RH ou LH estas se referem ao:
R: Sentido da rosca
258) A costura dos cabos só é permitida para os que tenham diâmetro maiores do que:
R: 1/16 polegada.
259) Algumas janelas de inspeções periódicas para removidas por meio de chave de fenda são fixadas com:
R: Dzus.
260) Antes de ligar um rebitador deve-se ter o cuidado de:
R: Drenar a água.
261) Em uma chave de boca combinada, se o lado da boca mede 3/8 da polegada o lado estriado mede:
R: 3/8 da polegada.
262) A parte do paquímetro que faz medições internas denomina-se:
R: Orelha
263) O uso de freno tem a finalidade de evitar o afrouxamento de:
R: Porcas, bujões e parafusos.
264) O arame de freno é usado em parafusos que possui cabeça:
R: Furada.
265) Em um local em que a temperatura é acima de 126º C. deve-se usar uma porca auto- frenante de:
R: Metal
266) A porca que possui uma parte frenante de fibra ou nylon e a porca:
R: Auto- frenante
267) A ferramenta usada para chapas a serem gravadas, tem o nome de:
R: Grampo cleco.
268) A chave de fenda phillips possui a ponta e os ângulos, respectivamente:
R: Rombuda e côncavos.
269) Em equipamentos sujeitos a cargas pesadas, o tipo de rolamento utilizado é o(a):
R: Rolo.
270) A parte do paquímetro, onde é feita a leitura de medidas externas, denomina-se:
R: Bico.
271) A ferramenta utilizada para abrir rosca externa denomina-se:
R: Cossinete.
272) O aspecto da broca helicoidal é de corpo com arestas e canais:
R: Em forma de curva.
273) Um helicóptero fabricado para operar em solo firme utiliza, geralmente trem de pouso do tipo:
R: Skys.
274) A distância da raiz da pá até a ponta, medida de centro a centro, em uma linha reta, chama-se:
R: Envergadura.
275) Rotores semi- rígidos são os que possuem:
R: Mudanças dos ângulos das pás e movimento de flapping.
276) O balanceamento longitudinal estático do rotor principal é conseguido através de:
R: Adição ou remoção de pesos nas pás.
277) Em um helicóptero, o efeito cone será mais efetivo quando em operação com:
R: Maior peso.
278) A região da pá do rotor principal, que produz pouco arrasto, sem colaborar com a sustentação é a região :
R: Da ponta da pá.
279) No Helicóptero, o centro de gravidade deverá estar localizado:
R: Próximo ao mastro do rotor principal.
280) Nos helicóptero, o termo fuselagem , é a designação dada ao(a):
R: Toda parte estruturar.
281) A fuselagem do helicóptero, tipo estrutural tubular, tem como característica:
R: Facilidade de inspeção.
282) A relação de equilíbrio dinâmico das pás, entre si, é denominada:
R: Trajetória.
283) Os ajustes nos compensadores das pás do rotor principal, são feita para a correção:
R: De uma vibração vertical.
284) O amortecedor de vibração da transmissão serve para absorver as vibrações do rotor:
R: Rotor principal.
285) Os amortecedores das pás de um rotor articulado servem para amortecer os movimentos de:
R: Avanço e recuo.
286) Ao se retirar um contra pino do rotor de cauda, deve-se:
R: Substitui-lo.
287) O comando cíclico atua diretamente na:
R: Estrela estacionária.
288) Os pedais de comando, no helicóptero, controlam o(a):
R: Passo das pás do rotor principal.
289) A vibração de alta freqüência é mais sentida:
R: Nos pedais.
290) A pá de uma hélice possui o ângulo de incidência maior na estação:
R: 30.
291) Tento em vista a distribuição uniforme da sustentação ao longo das pás do rotor principal, as mesmas as vezes são:
R: Torcidas.
292) Com uma hélice de duas posições tem-se os passos:
R: Mínimo e máximo.
293) Com uma hélice em movimento, o momento centrifugo de torção tende a levá-la para o passo:
R: Mínimo.
294) O rotor principal em que as pás apresentam os movimentos de avanço e recuo. Patimento e mudança de passo é do tipo:
R: Articulado.
295) O ângulo na qual a pá é ajustada denomina-se ângulo de:
R: Incidência ou da pá.
296) Par fazer manutenção, reparos e modificações em hélices ou rotores de helicóptero, uma empresa tem que estar homologada no padrão:
R: “E”.
297) O ângulo em que a tração da hélice cai a zero, ocasionado pelas turbulências ocorridas no dorso da pá é chamado de ângulo de:
R: Estol.
298) Para efeito de estudo o helicóptero é subdividido em três secções principais que são:
R: Dianteira, central e traseira.
299) A força que surge tentando girar a estrutura do helicóptero no sentido contrário ao de rotação do rotor principal, quando este está sendo impulsionado pelo motor chama-se:
R: Torque.
300) A condição de vôo pairado próximo ao solo, dá-se o nome de:
R: Flutuação.
301) A estrutura tubular do helicóptero, capaz de suportar esforços, é construída por material flexível, chamado de:
R: Aço cromo- molibdênio.
302) O rotor que faz o movimento de avanço e recuo das pás requer no mínimo:
R: Três pás.
303) A função do revestimento em aço inoxidável no bordo de ataque das pás do rotor é:
R: Reduzir os desgastes das pás.
304) A região da pá do rotor principal que tem maior espessura e maior ângulo de torção é a região:
R: Da raiz.
305) No rotor principal a determinação da pista nas pás tem como finalidade verifica-se:
R: As pás estão no mesmo plano de rotação.
306) O rotor principal desbalanceado produz, no helicóptero, uma vibração:
R: Lateral de baixa freqüência.
307) O componente do helicóptero, onde são presos os punhos das pás, chama-se :
R: Canga.
308) Em um sistema de transmissão de comando rígido a regulagem do sistema é feita variando-se:
R: Comprimento da haste.
309) A inclinação do disco do rotor principal, para qualquer lado é feita através do comando:
R: Cíclico
310) Em conseqüência da terceira lei de Newton, o conjugado de reação é transmitido a fuselagem do helicóptero tende a:
R: Girá-la no sentido contrario ao da rotação das pás do rotor principal.
311) O rotor principal em que as pás apresentamos movimentos de avanço, recuo, batimento e mudança de passo é do tipo:
R: Articulado.
312) Os rotores de helicópteros, quanto ao movimento das pás, são classificados em:
R: Semi- rígido, quando fazem mudança angular, mas não faz avanço e recuo .
313) Os rotores principais dos helicópteros, geralmente, são instalados nas seções:
R: Centrais.
314) A tendência que o helicóptero tem de girar, no sentido oposto ao rotor principal, é chamada:
R: Torque.
315) O grau de enflechamento das pás do rotor, ocasionado pelo peso do helicóptero e pela rotação do rotor, é denominada:
R: Cone do rotor.
316) Em helicópteros, o termo fuselagem refere-se a estrutura :
R: Básica
317) As cabines mais leves e mais resistentes, muito usadas nos helicópteros modernos, são do tipo :
R: Honeycomb.
318) Ter uma facilidade de inspeção, inclusive dos componentes de acionamento do rotor de cauda, é uma das características da estrutura de helicóptero tipo:
R: Tubular.
319) Quando se introduzem modificações na estrutura do helicóptero, deve-se fazer um(a):
R: Novo balanceamento.
320) Quando a estrutura do helicóptero é formada por tubos de aço especial, no interior dos mesmos existe óleo do tipo:
R: Anti- corrosivo.
321) O trem de pouso que oferece maiores vantagens em helicópteros que operam em aeroportos, é do tipo de :
R: Rodas.
322) Nos helicópteros, os trens de pouso, tipo skys, são classificados com:
R: Baixo, médio e alto.
323) O sistema que permite ao helicóptero executar o procedimento de auto- rotação é conhecido como :
R: Roda livre.
324) A finalidade da barra estabilizadora é:
R: Dificultar a mudança do plano de rotação.
325) A vibração que ocorre duas vezes, para cada volta do rotor principal, é conhecida como:
R: Média freqüência.
326) A vibração provocada pelas pás girando fora de um plano de rotação na prática, é conhecida como:
R: Galope.
327) Os dispositivos normalmente construídos de aço e com a finalidade de fixar as pás aos punhos, são chamados de:
R: Pinos.
328) Um retardamento na resposta do rotor principal, a uma ação no cíclico, é sinal de :
R: Dampers com vazamento.
329) A finalidade principal do rotor de cauda é:
R: Contrariar o torque do rotor principal.
330) Durante um vôo, normalmente, o passo de uma hélice varia entre o passo :
R: Máximo e mínimo.
331) Quando a velocidade limite de um helicóptero é ultrapassada, ocorre um estol:
R: Na pá que recua.
332) Nos helicópteros, o problema da dissimetria de sustentação foi solucionado com a utilização dos rotores tipos :
R: Articulados e semi- rígidos.
333) A finalidade do braço de arrasto é:
R: Avançar ou recuar a pá.
334) A tendência das pás de um rotor principal de um helicóptero, em aumentar ou diminuir sua rotação, é conhecida como efeito :
R: De corioles
335) O movimento vertical das pás de um rotor chama-se:
R: Batimento.
336) Em um helicóptero, o surgimento de violentas oscilações durante a decolagem, pouso e o táxi caracteriza um(a):
R: Ressonância com o solo.
337) A fim de facilitar a identificação das pás, usa- se dividi-las em:
R: Estações.
338) O movimento de batimento da pá do rotor principal é realizado em torno do eixo imaginário:
R: Transversal.
339) Para se fazer a correção da pista das pás do rotor principal, tem- se como recurso, o:
R: Ajuste do compensador da pá.
340) O prato rotativo está ligado :
R: As pás do rotor principal.
341) O motivo pelo qual muitas vezes despreza-se as formas aerodinâmicas da fuselagem, na fabricação de um helicóptero, é facilitar o(a):
R: Transporte de cargas.
346) Nos sistemas de oxigênio de alta pressão são usados tubos de:
R: Cobre.
347) A fonte de ar do sistema ar condicionado nos aviões a jato é obtida por meio de:
R: Ar sangrado dos motores.
348) Os aviões que devem ser providos de um sistema de oxigênio são os que :
R: Voam em grandes altitudes.
349) Os fluidos hidráulicos de base mineral, geralmente, apresentam a cor::
R: Vermelha.
350) Na temperatura de volatilização do combustível, tem-se a:
R: Formação dos vapores.
351) As gasolinas 100 e 115 tem, respectivamente as cores :
R: Verde e violeta.
352) As bombas principais de combustíveis fornecem um:
R: Elevado fluxo.
353) A válvula unidirecional de restrição, quando instalada nas linhas que alimentam o mecanismo de acionamento do flape, faz com que seu movimento seja:
R: Lento no recolhimento e rápido na descida.
354) Impedir que a pressão do sistema hidráulico ultrapassa um valor pré determinado é função do:
R: Regulador de pressão.
355) Em relação a pressão máxima do sistema hidráulico, os reguladores são ajustados, geralmente, para atuarem com um percentual de:
R: 20 por cento.
356) A principal finalidade do regulador de pressão é:
R: Poupar a bomba principal
357) Em linhas sujeitas a vibrações, usa-se tubos rígidos de:
R: Cobre.
358) A finalidade das conexões usadas nos sistemas hidráulicos é:
R: Unir mangueiras as unidades do sistema.
359) A maioria dos aviões usa bombas de emergência, que são acionadas:
R: Eletricidade.
360) No sistema de dupla pressão, a linha secundária tem pressão contínua fornecida através:
R: Das bombas de força.
361) Nos sistemas hidráulicos, a finalidade dos filtrados é:
R: Promover a limpeza dos fluídos.
362) Antes de uma bomba ser instalada, deve ser lavada com :
R: Fluído hidráulicos do sistema.
363) Ao se fazer testes, no solo, em determinadas unidades, deve-se usar a bomba:
R: Manual.
364) Para remover o fluído, de qualquer parte do conjunto de freios, deve-se usar:
R: Tetracloreto de carbono
365) Os piques de pressão que atuar num manômetro podem ser amortecidos por meio de:
R: Restritores
366) Para uma limpeza completa, o filtro tipo cuno deve ser removido e lavado com:
R: Querosene
367) No sistema hidráulico, a válvula de segurança entrará em funcionamento quando:
R: Houver excesso de pressão, por expansão térmica
368) A finalidade da pressurização dos reservatórios é:
R: Proporcionar uma alimentação positiva, dos reservatórios às bombas.
369) O tipo de freio que atua somente num sentido de rotação da roda, é o servo:
R: Mecânico.
370) As partes básicas de um amortecedor hidráulico-pneumático simples são o:
R: O pistão e o cilindro.
371) Durante a distensão do trem, a direção do fluído, da linha de subida para a linha de descida, é feita pela válvula:
R: De contorno.
372) As válvulas amortecedoras de retenção são as:
R: Que interrompem o fluxo, sem causar choque hidráulico.
373) O controle direcional do fluído, no sistema hidráulico, é feito por válvulas:
R: Seletoras.
374) Em um sistema que utiliza acumulador tipo diafragma, se a válvula de ar for afrouxada e sair óleo, pode-se afirmar que o :
R: Diafragma apresenta vazamento .
375) Os tubos rígidos de aço inoxidável são aplicados em áreas de :
R: Alta pressão e alta temperatura.
376) Nos sistemas hidráulicos, a peça que permite o desligamento de mangueiras sem perda de fluído é o :
R: Conexão auto vedante.
377) Em um incêndio com gasolina, a água pode ser utilizada como agente de extinção, desde que seja sob forma de:
R: Neblina.
378) O ar, para alimentar o sistema de degelo do bordo de ataque, é conseguido através de sangria do :
R: Segundo estágio do compressor.
379) O aumento de unidade de volume, em função do aumento de temperatura, chama-se:
R: Expansão térmica.
380) O skydrol é um fluído hidráulico:
R: Sintético e incombustível.
381) Nos sistemas que utilizam fluídos de base mineral, deve-se usar juntas de vedação, estáticas ou dinâmicas do tipo:
R: Borracha sintética.
382) A estabilidade dos fluídos hidráulicos é importante, por que :
R: Melhora a resistência à oxidação.
383) A ação de um corpo sobre outro, é denominada:
R: R (força).
384) Atualmente, as bombas mecânicas usadas dividem-se nos grupos de fluxo:
R: Constante e fluxo variável.
385) A cada ciclo, uma bomba manual hidráulica de ação dupla transfere:
R: Duas porções.
386) Na montagem de uma bomba de engrenagens, convém se observar que a engrenagem auxiliar deve estar marcada com o número:
R: 2.
387) Na aviação, a válvula de seqüência é mais empregada no sistema do:
R: Trem de pouso.
388) O controle do sentido de operação, nos mecanismos hidráulicos, é feito pela válvula:
R: Seletora.
389) A finalidade da válvula de seqüência é possibilitar a:
R: Sincronia operacional entre as unidades atuadoras.
390) As válvulas seletoras podem ser classificadas em dois grupos, de acordo com suas características. Elas podem ser:
R: De duas vias ou quatro vias.
391) A garrafa manual de oxigênio tem um manômetro graduado, geralmente, de zero a:
R: 2000 PSL.
392) Os reguladores utilizados no sistema de oxigênio de fluxo contínuo são do tipo:
R: Automático e ajustável manualmente.
393) A prova de vazamento de pressão do sistema de oxigênio deve ser feita com a aplicação de solução:
R: Aquosa de sabão suave e neutro.
394) A combustão de gases, geralmente, é instantânea é chamada de:
R: Explosão.
395) O extintor tipo espuma deve ser usado em incêndios das classes:
R: A/B.
396) O tempo de validade da carga do extintor de espuma é de:
R: 12 meses .
397) O sistema pneumático básico é composto de compressor, reservatório de ar e um:
R: Ponto de trabalho.
398) Quando se comprime um gás, a sua temperatura tende:
R: Aumentar.
399) A válvula de isolamento do sistema pneumático, quando acionada, isolará a:
R: Garrafa do sistema principal.
400) A freagem das rodas, pelo sistema de emergência, é feita através:
R: Da válvula seletora.
401) As fontes de ar para um sistema de pressurização e ar condicionado, em aeronaves, podem ser os:
R: Compressores.
402) A pressão diferencial é considerada positiva, quando a pressão:
R: Interna excede a externa.
403) Para a operação de um regulador de pressão da cabine são consideradas três faixas, que são:
R: Despressurizada, isobárica e diferencial.
404) Os trocadores de calor do sistema de ciclo de ar bootstrap são refrigerados com:
R: Ar de impacto.
405) São unidades de calor:
R: BTU, CHU e KCAL.
406) No sistema de refrigeração, tipo bootstrap, a função do compressor da unidade de turbina é:
R: Aumentar a eficiência da turbina.
407) A válvula de corte do sistema de ar condicionado é conhecida na prática, como:
R: BLEED-AIR ou SHUT-OFF VALVE.
408) Na hipótese de falha do controle diferencial, para evitar excessiva pressão na cabine é incorporada uma válvula de:
R: Segurança.
409) No sistema de oxigênio de fluxo contínuo, o oxigênio flui:
R: Através da máscara, durante a inalação e a exalação.
410) A tubulação do manômetro da cabine, do sistema de oxigênio geralmente é feita de:
R: Cobre.
411) A válvula de descarga é controlada por um dispositivo conhecido na prática como:
R: Controlador de pressão da cabine .
412) Em um avião pressurizado o mínimo de suprimento de ar por minuto para cada pessoa deve ser de:
R: 1 libra.
413) Os evaporantes utilizados nos sistemas de refrigeração de ciclo evaporativo são:
R: Água/álcool o amônia.
414) A umidade relativa do ar desejada para o corpo humano é:
R: 25 a 57 por cento.
415) Para efeito de estudo os tipos de oxigênio são :
R: Líquido e gasoso.
416) A pressão atmosférica com o aumento da altitude tende a:
R: Diminuir.
417) Para efeito de aplicação os tipos de oxigênio são hospitalar, aviação e :
R: De solda.
418) Os dois tipos de sistemas de ar condicionado atualmente usados em aviação são:
R: Ciclo de ar e Ciclo de vapor
419) Quando a descompressão do avião é exercida em mais de um segundo é chamada de :
R: Rápida.
420) Um sistema que remove o gelo já formado é chamado:
R: Anti Ice.
421) Os dois sistemas de proteção contra- incêndio nos aviões modernos são:
R: Extinção e detecção.
422) Quando a temperatura de um sólido/líquido ou gás é aumentada ou diminuída a energia que ocasiona a troca de temperatura é chamada de calor:
R: Sensível.
423) Os meios pelos quais o calor pode ser transmitido são:
R: Convecção /radiação e condução.
424) Um dos cuidados com os cilindros de reposição nos sistemas de oxigênio é:
R: Marcar os cilindros.
425) São de dois tipos os sistemas de oxigênio:
R: Baixa e Alta pressão.
426) O sistema básico de ciclo de ar envolve estágios básicos como :
R: Compressão transferência de calor, expansão acompanhada por extração de trabalho.
427) Quais os meios pelos quais o calor é transferido:
R: Convenção radiação e condução
428) Os sensores de temperatura do sistema de ar condicionado sentem qualquer variação de temperatura no ar :
R: Das cabines.
429) Para a operação de um regulador de pressão da cabine são consideradas 3 faixas:
R: Despressurização – Isobárica – Diferencial .
430) É considerada como positiva a pressão diferencial quando a pressão:
R: Interna excede a externa.
431) Fundamentalmente os controladores de temperatura operam sob o princípio de:
R: Circuito de ponte.
432) Sob o aspecto fisiológico os problemas gerais que apresentam uma cabine pressurizada são:
R: Acondicionamento de ar e o controle de pressão.
433) O sistema de refrigeração de ciclo de ar tipo evaporativo difere do sistema BCOTSTRAP porque:
R: Incorpora um refrigerador por evaporação.
434) Um avião que necessita de pressurização deve ser projetado para resistir:
R: A diferença entre a pressão no interior da cabine e a pressão exterior.
435) O sistema de pressurização possui um regulador de pressão projetada para :
R: Manter a pressão da cabine na altitude pressão desejada.
436) Normalmente a razão de troca de altitude da cabine é mantida em:
R: 3000 pés por minuto.
437) Os reguladores utilizados nos sistemas de oxigênio de fluxo contínuo são do tipo:
R: Automático e ajustável manualmente.
438) A fonte de ar nos aviões a jato é obtida por meio de :
R: Compressor de ar.
439) Convertendo-se 20 graus Celsius para a escala Fahrenheit teremos:
R: 68 graus F .
440) Para manter o bom controle de pressão e ventilação apropriada o fluxo de admissão deve Ter uma margem considerável acima do:
R: Vazamento considerado normal existente.
441) Na temperatura de volatilização de um determinado combustível tem-se uma:
R: Combustão normal .
442) A queima da mistura, que se dá junto com a combustão normal, denomina-se:
R: Explosão.
443) Os sistemas de alimentação de gasolina mais utilizados:
R: São do tipo sucção.
444) A propriedade de vaporização que tem os líquidos é a:
R: Volatilidade.
445) A mistura 12 por 1 é :
R: Formação de vapores.
446) Em aeronaves o sistema anti- gelo instalado na asa evita a formação de gelo:
R: No bordo de ataque da asa.
447) O sistema de degelo e anti- gelo de uma aeronave funciona através de :
R: Ar quente e resistência elétrica.
448) O sistema de pressurização usado em aeronaves geralmente é do tipo:
R: Pneumático.
449) O material existente num kit de sobrevivência na selva varia conforme o:
R: Avião.
450) A gasolina, o éter e a benzina são denominadas substâncias:
R: Inflamáveis .
451) As pressões normais para se inflar as capas do sistema de degelo variam de:
R: 15 a 20 PSI.
452) Os incêndios em unidades elétricas são considerados de classe:
R: (C).
453) No sistema de oxigênio para ser instalada qualquer tubulação a mesma deve estar :
R: Limpa e seca.
454) Se a altitude de cabine atingir 14000 pés:
R: Caem as máscaras de oxigênio.
455) Os sensores utilizados no controle de temperatura do sistema de ar condicionado sensibilizam-se pela temperatura do:
R: Ar nas áreas das cabines.
456) Na aviação moderna o sistema de controle de pressurização quando atuando em normal é composto por um sub-sistema de controle::
R: Eletropneumático.
457) Para aeronaves que voam em grandes altitudes é exigido o sistema de oxigênio para suprir a necessidade de oxigenação do organismo humano para o caso de falha de sistema de:
R: Pressurização.
458) As tubulações de gasolina são identificadas pela cor:
R: Vermelha.
459) As tubulações do sistema de oxigênio devem ser de :
R: Cobre.
460) O fluido hidráulico que vem sendo largamente utilizado, por apresentar uma ação corrosiva menor, é o de base:
R: Sintético .
461) As curvas agudas, nas mangueiras, provocam:
R: Redução de resistência.
462) Os combustíveis querosene e o destilado de fração, usados em motores a reação, são denominados, respectivamente:
R: JP1 e JP4.
463) A inspeção onde se constatam as condições de conservação e operação, componentes, equipamentos, documentação técnica e legal das aeronaves, chama-se:
R: IAM.
464) Uma aeronave acidentada somente poderá ser removida após a:
R: Liberação da auditoria aeronáutica.
465) O gás componente do ar que é utilizado na queima da gasolina é o:
R: Oxigênio.
466) O órgão central do CIPAER é o :
R: CENIPA.
467) Para a melhor e mais rápida formação da mistura combustível, é necessário que a gasolina tenha:
R: Alta volatilidade.
468) Nos sistemas de alimentação por pressão, geralmente, a bomba principal é acionada :
R: Pelo motor do avião.
469) A verificação da contaminação pela água no sistema de combustível deve ser feita:
R : Diariamente .
470) Os sistema de travamento do trem de pouso é mecânico e o destravamento é:
R: Pneumático.
471) O limite da pressão diferencial de uma cabine pressurizada depende da:
R : Resistência estrutural do avião .
472) O componente responsável pela pressão de funcionamento do sistema de ar condicionado é a :
R: Válvula reguladora.
473) As tubulações de ar condicionado e de ventilação são identificados pelas cores:
R: Vermelha e preta.
474) Os meios de transferência de calor, normalmente são:
R: Radiação e condução.
475) O ventilador da unidade de refrigeração é acionado pelo (a) :
R: Turbina.
476) Atualmente os dois tipos de sistemas de ar condicionado usados na aviação são:
R: Ciclo de ar e ciclo de vapor.
477) O componente responsável pela sucção da água do separador no sistema de ar condicionado é o :
R: Ventilador.
478) O mau funcionamento de sistema de controle de pressurização e avaria na fuselagem são causa de uma despressurização :
R: Rápida.
479) A razão ideal de variação de altitude da cabine é de:
R: 300 a 500 pés por minuto.
480) A pressurização ideal se da quando a altitude da cabine é atingida simultaneamente com o :
R: Nível de vôo.
481) A cor do cilindro de baixa pressão de oxigênio é:
R: Verde.
482) Para efeito de estudo os dois tipos de oxigênio são:
R: Líquido e gasoso.
483) As máscaras de oxigênio dos tripulantes comportam um :
R: Microfone.
484) Um sistema de oxigênio jamais poderá ter pressão inferior a:
R: 100 psi.
485) os vapores de tricloro etílico eventualmente retido em qualquer componente do sistema de oxigênio pode atuar nos tripulantes e passageiros como um :
R: Anestésico.
486) Antes de serem instalados os tubos de oxigênio devem ser limpos com:
R: Gasolina branca sem chumbo.
487) Como auxílio a iluminação local para testes ou inspeções do sistema de oxigênio deve-se usar somente luzes:
R: Fluorescente.
488) Em um incêndio produzido por corrente elétrica a primeira providência deve ser :
R: Desligar a fonte da corrente.
489) O comburente mais comum é o:
R: Oxigênio do ar.
490) Em aviação o sistema detetor de fogo, geralmente é do tipo:
R: Elétrico.
491) As janelas da cabine de comando são dotadas de sistemas anti gelo que funcional geralmente, através de:
R: Resistência elétrica.
492) Os aviões equipados com motores a reação, geralmente, utilizam sistemas anti gelo alimentados por ar quente proveniente:
R: Da sangria dos motores.
493) Uma tubulação marcada com fita adesiva, na cor cinza, pertence ao sistema:
R: De desgelo.
494) Nas aeronaves os componentes que geralmente são aquecidos eletricamente, para evitar a formação de gelo são os :
R: Para- brisas (windshield).
496) A injeção de água- metanol no motor é feito durante a:
R: Decolagem.
497) A finalidade do formato redondo na maioria dos botes salva-vidas é:
R: Dificultar a navegação.
498) Uma particularidade dos coletes salva-vidas é :
R: Poder ser usado de qualquer lado.
499) As bombas hidráulicas são chamadas de motores quando:
R: Transformam energia hidráulica em mecânica.
500) O gerador hidráulico fornece pressão:
R: Menor que a de uma bomba mecânica convencional.
501) Em um sistema hidráulico a finalidade do acumulador é :
R: Armazenar óleo sob pressão e amortecer as oscilações.
502) As linhas hidráulicas de baixas pressões geralmente utilizam tubulações fabricadas em:
R: Alumínio.
503) Em uma mangueira a alma serve para:
R: Aumentar a resistência.
504) Na instalação de uma conexão com rosca cônica um cuidado deve ser importante. Identifique-o abaixo:
R: Não exceder o valor do aperto recomendado.
505) A fonte principal de energia nos sistemas hidráulicos é a :
R: Bomba hidráulica.
506) Os fluídos hidráulicos resistentes ao fogo são de origem :
R: Sintética.
507) Uma das maiores diferenças entre um líquido e um gás é que o :
R: O líquido é pouco compressível .
508) As funções do fluído hidráulico são :
R: Lubrificar e transmitir força.
509) A viscosidade de um fluído é a :
R: Resistência do líquido ao fluxo.
510) Os óleos hidráulicos devem possuir elevado grau de:
R: Estabilidade.
511) Na hidrodinâmica a energia utilizada para a transmissão de potência é :
R: Cinética.
512) A bomba a pistão é de fluxo:
R: Constante.
513) As bombas manuais podem ser divididas em grupos de ação:
R: Simples e dupla.
514) Em um sistema hidráulico o filtro cuno está instalado na linha de :
R: Retorno das bombas.
515) Para se evitar a contaminação dos sistemas utilizam-se:
R: Filtros.
516) Ao ser notado um vazamento em torno da haste de um cilindro deve-se em princípio:
R: Tentar reapertar a porca de fixação da junto retentora.
517) Um dos cuidados que se deve ter ao se instalar um vedador é o de :
R: Evitar o uso de ferramentas .
518) Em caso de avaria do elemento filtrante do tipo micronico este:
R: Deve ser substituído.
519) Quando uma bomba atinge o seu TBO deve ser substituída e submetida a um:
R: Overhaul.
520) Os anéis de vedação usados no pistão de um cilindro hidráulico são classificados como vedadores:
R: Dinâmicos.
521) O critério para utilização de vedadores deverá ser sempre:
R: De acordo com o manual de manutenção de cada avião.
522) O baixo nível de óleo no reservatório e ar na linha de suprimento de uma bomba hidráulica ocasionam :
R: Grimpagem da bomba.
523) O tipo de freios de rodas mais usado atualmente é o:
R: De disco múltiplo.
524) A centralização da roda do nariz é obtida com a pressão:
R: Hidráulica.
525) A unidade que tem como principal finalidade aliviar a carga da bomba hidráulica chama-se:
R: Regulador de pressão.
526) A pressão atmosférica varia com a:
R: Altitude.
527) Quando um avião aumenta sua altitude, normalmente:
R: Diminui a pressão e diminui a temperatura.
528) Quando forem misturados dois fluídos diferentes estes:
R: Estarão inutilizados.
529) A maior viscosidade do fluído hidráulico é caracterizada pela:
R: Lentidão do escoamento.
530) Quando uma válvula permite que o óleo passe somente em um sentido dá-se o nome de válvula :
R: Unidirecional.
531) A unidade responsável pela transformação de energia mecânica em hidráulica chama-se:
R: Bomba hidráulica.
532) O índice de octanas de uma gasolina é o :
R: Valor anti detonante da gasolina.
533) Um avião que necessita de pressurização deve ser projetado para resistir :
R: Diferença entre a pressão no interior e exterior da cabine.
534) Os cilindros dos extintores tipo pó químico devem a cada 5 anos ser submetidos a testes:
R: Hidrostáticos.
535) Para a concessão da licença de mecânico CAT 2 tem que ser comprovada uma experiência técnica de:
R: Dois anos.
536) Ao ser aplicado um torniquete um dos cuidados a ser tomado é aliviá-lo a cada:
R: 15 minutos.
537) As fraturas quando ao tipo classificam-se em:
R: Fechada e exposta.
538) Nos sistemas de alimentação por pressão geralmente a bomba principal é acionada :
R: Pelo motor do avião.
539) Os tipos de fluídos hidráulicos usados na aviação são em número de :
R: três.
540) Uma das funções dos fluídos hidráulicos é:
R: Transmitir força.
541) A resultante da força sobre cada unidade de área chama-se :
R: Volume.
542) A bomba manual tem a sua linha de alimentação instalada na:
R: Mesma linha de alimentação da principal.
543) Em caso de falha do regulador de pressão quem garantirá a integridade do sistema, impedindo que a pressão atinja valores que possa pôr em perigo o sistema e a válvula:
R: De segurança.
544) O controle do sentido ou da razão de fluxo do fluído do sistema é feito através da:
R: Válvula lançadeira.
545) Uma das funções do acumulador é:
R: Servir como um amortecedor.
546) A designação dos tubos é feita em relação ao seu :
R: Diâmetro externo.
547) Os tubos de alumínio são largamente empregados em linhas hidráulicas de :
R: Baixa pressão.
548) Os reservatórios geralmente são instalados nos pontos mais :
R: Baixos dos sistemas.
549) A finalidade do fusível hidráulico é:
R: Isolar a linha rompida.
550) Antes de se instalar um novo vedador em um sistema hidráulico deve-se:
R: Imergi-lo no mesmo tipo de fluído do sistema.
551) Os vedadores são classificados nos tipos:
R: Estáticos e dinâmicos.
552) Para se instalar uma bomba retirada do estoque deve-se:
R: Retirar o óleo de estocagem e lavá-la com óleo do sistema.
553) O nível de óleo de um reservatório deve ser verificado através do :
R: Visor.
554) Na instalação de um fusível hidráulico no sistema um dos cuidados importantes é verificar o:
R: Sentido do fluxo.
555) No ato do abastecimento a remoção do filtro do bocal de abastecimento:
R: Nunca deve ser feita.
556) A sangria dos freios é necessária sempre que :
R: For desconhecida qualquer tubulação dos freios.
557) Quando a freagem for insuficiente uma das causas prováveis é:
R: Ar no circuito de freio.
558) A vantagem dos amortecedores tipo hidráulico pneumático em relação aos demais é de:
R: Não apresentarem ricochetes.
559) Os elementos necessários à combustão são:
R: Combustível, oxigênio e temperatura.
560) A estrutura de uma aeronave jamais resiste a uma pressão diferencial:
R: Negativa.
561) No sistema de oxigênio para ser instalada qualquer tubulação a mesma deve estar:
R: Limpas e secas.
562) O ar do compressor antes de entrar na cabine passa pelo sistema:
R: Refrigeração.
563) Para manter o bom controle de pressão e de ventilação o fluxo de admissão deve ter uma margem aceitável acima do vazamento:
R: Considerado anormal.
564) Para utilização do termômetro medicinal deve –se observar se este está indicando:
R: 35 graus ou menos.
565) Trauma ou lesão causada nos braços , pernas ou coluna é definida como:
R: Deslocamento.
566) A pressão atmosférica varia com :
R: Altitude, vento e nebulosidade.
567) Quando o sistema hidráulico atravessa áreas de altas temperaturas, deve-se usar tubos de:
R: Aço inoxidável estabilizado.
568) Os reservatórios, geralmente, são instalados nos pontos mais:
R: Altos do sistema.
569) O melhor formato dos reservatórios, sob o ponto de vista hidráulico, é o:
R: Cilíndrico vertical.
570) A peça, geralmente de madeira, que serve para imobilizar as rodas do avião no solo, é conhecida como:
R: Calço.
571) Considera-se como inspeção de rotina no reservatório, o(a):
R: Verificação do nível do fluído.
572) O esforço máximo de freagem a ser aplicado, sob quaisquer condições, sem o perigo de arrastamento das rodas, é garantido pela:
R: Maxaret.
573) No sistema de freios independentes, as freadas em emergências são, geralmente, feitas pelo(a):
R: Cilindro- mestre do pedal do co-piloto.
574) Nos sistemas de freios, tipo disco múltiplos, os discos fixos são instalados :
R: Suportes do freios.
575) O que faz o amortecedor óleo- pneumático distender-se, após o curso de compressão, é o(a):
R: Ar comprimido na camará superior.
576) Os pequenos orifícios nos costados dos pneus denomina-se:
R: Eventos.
577) A unidade que transforma energia de pressão, em força mecânica, é o(a):
R: Cilindro de acionamento.
578) Nos sistemas anti- shymmy, a pressão que os acumuladores fornecem aos cilindros direcionais é:
R: Baixa.
579) Quando a pressão do sistema atinge um valor máximo predeterminado, o regulador de pressão descarrega o fluído para a linha de:
R: Retorno.
580) Pode-se definir potência como sendo o produto da:
R: Tensão pela corrente.
581) O tipo de gasolina mais usada na aviação, atualmente, é o:
R: 100 / 130 octanas.
582) Em pequenos aviões o sistema de desgelo geralmente utiliza líquido desgelante, composto de:
R: Álcool metílico.
583) O abastecimento de água para a galley é feito:
R: Por gravidade.
584) Em avião, para se usar um tipo de fluido hidráulico, deve-se observar a:
R: Plaqueta indicativa.
585) O aumento do volume de uma substância através de seu aquecimento é conhecido como:
R: Expansão térmica.
586) Com os fluídos hidráulico de base mineral deve-se usar juntas vedação do tipo :
R: Borracha sintética.
587) O fluído hidráulico que vem sendo largamente utilizado por apresentar uma ação corrosiva menor, é de base:
R: Mineral.
588) Ar para ar, ar para líquido e líquido para líquido são três tipos comuns de:
R: Trocadores de calor.
589) Um avião com sistema de pressurização, mas voando com o mesmo desativado, alivia a pressão pelo(a):
R: Válvula de sangria.
590) A válvula da garrafa de ar do sistema de freio, reduz a pressão de:
R: 3300 para 1000 psi.
591) O uso do oxigênio de emergência deve ser constante, em aviões sem os sistemas de pressurização, que voam acima de:
R: 10.000 pés.
592) Um sistema de oxigênio, para funcionamento normal, deve ter uma pressão, de no mínimo:
R: 100 psi.
593) O oxigênio, ao combinar-se com outro elemento:
R: Pode desprender calor, dependendo da natureza química do elemento.
594) Nos sistemas de ar condicionado e pressurização, os atuadores das válvulas de controle são classificados como:
R: Linear e de torque.
595) O princípio geral de funcionamento dos extintores de incêndio é denominado:
R: Abafamento ou refrigeração.
596) O método mais usado no combate ao fogo é o(a):
R: Resfriamento.
597) Durante a extinção de um incêndio, deve-se aplicar o extintor:
R: A favor do vento.
598) Na aviação, a saída do sistema de extinção de incêndio é localizada, geralmente, no(a):
R: Cabine de passageiros.
599) A resultante da força sobre cada unidade de área, chama-se:
R: Pressão.
600) A maioria das bombas hidráulicas funcionam com um regime de pressão que varia entre:
R: 100 e 150 psi.
601) Em uma bomba do tipo palhetas, estas são montadas no(a):
R: Luva.
602) No sistema de dupla pressão, para cada bomba acionada pelo motor do avião, existe uma válvula de corte, que está na linha de:
R: Sucção da bomba.
603) A válvula seletora, de duas vias, é empregada com cilindros de acionamento de:
R: Um orifício.
604) N as linhas de retorno dos sistemas hidráulicos, deve-se utilizar tubos de:
R: Liga de alumínio.
605) Comunicar um acidente aeronáutico ocorrido com a aeronave, a uma organização do ministério, é da responsabilidade do(a):
R: Operador da aeronave.
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Vídeos Diversos:
Questões para direcionamento de estudo (Simulado)
- As fibras orgânicas usadas na fabricação de tecidos ou materiais para revestimento de aeronaves incluem:
Algodão e linho.
Fibra de vidro e fibra termo-retrátil.
Poliamida e algodão.
Poliéster e linho.
A – (3-1)
2- As fibras sintéticas usadas na fabricação de tecidos ou materiais para revestimento de aeronaves incluem:
Algodão e linho.
Fibra de vidro e fibra termo-retrátil.
Poliamida e algodão.
Poliéster e linho.
B – (3-1)
3- A carga da asa de uma aeronave é determinada,
Multiplicando-se a área específica, pela carga máxima suportada pela asa.
Dividindo-se a área específica, pela carga máxima suportada pela asa.
Dividindo-se a área total da asa, pela carga máxima suportada pela asa.
Multiplicando-se a área total da asa, pela carga máxima suportada pela asa.
C – (3-1)
4- É a direção dos fios ao longo do comprimento do tecido:
Trama.
Prega.
Urdidura.
Count.
C – (3-1)
5- É a direção do fio através da largura do tecido:
Trama.
Prega.
Urdidura.
Count.
A – (3-1)
6- Processo de amaciar o tecido através de tratamento térmico:
Mercerizar.
Acetinar.
Engomar.
Retrair.
B – (3-1)
7- Processo de banho do fio de algodão ou tecido, em solução quente de soda cáustica:
Mercerizar.
Acetinar.
Engomar.
Retrair.
A – (3-1)
8- É usado extensivamente na Inglaterra e usado em grau limitado nos E.U.A.:
Dacron.
Linho não alvejado.
Linho alvejado.
Fibra de vidro.
B – (3-4)
9- É um monofilamento muito macio, fabricado pela condensação da fibra poliéster em “Dimethyl Terephthalate” e etileno glicol:
Dacron.
Linho não alvejado.
Linho alvejado.
Fibra de vidro.
A – (3-4)
10- Tecido que não é afetado por umidade, mofo, químicas ou ácidos e é resistente ao fogo:
DACRON.
Linho não alvejado.
Linho alvejado.
Fibra de vidro.
D – (3-4)
11- Acabamentos em aeronaves podem ser separados em três classes gerais:
De acabamento, de corrosão e pigmentação.
De proteção, de acabamento e pigmentação.
De proteção, de aparência e decoração.
De acabamento, de rigidez e decoração.
C – (4-1)
12- É um solvente usado para retardar a secagem da película de dope nos dias úmidos, prevenindo contra a formação de manchas:
Álcool etílico.
Álcool desnaturado.
Benzeno.
Álcool butílico.
D – (4-1)
13- É usado para a diluição de goma-laca:
Álcool etílico.
Álcool desnaturado.
Benzeno.
Álcool butílico.
B – (4-1)
14- É usado na limpeza de equipamento, no qual esmalte, tinta ou verniz foram aplicados:
Álcool etílico.
Álcool desnaturado.
Benzeno.
Álcool butílico.
C – (4-1)
15- A maioria dos materiais diluidores tem um ponto de fulgor:
Padrão.
Muito baixo.
Muito alto.
Variável.
B – (4-1)
16- Nos equipamentos e encaixes do sistema de oxigênio, usa-se normalmente, que substância como lubrificante?
Óleo vegetal
Óleo lubrificante de motores
Cera de abelhas
Mel de abelhas
17- De que cor são pintados, normalmente os cilindros de oxigênio de soldagem?
Vermelho
Verde
Amarelo
Azul
18- Há três tipos gerais de soldagem. Quais são?
Oxiacetileno, hélio e laser
Oxigênio, acetileno e resistência
Oxiacetileno, arco voltáico e resistência elétrica
Gás, arco voltáico e resistência elétrica
19- Existem dois tipos de soldagem a gás de uso comum:
Oxigênio e acetileno
Oxigênio e hidrogênio
Oxiacetileno e oxi-hidrogênio
Hélio e hidrogênio
20- De acordo com o tipo de trabalho que executa o instrumetno “RPM” pode se classificar como:
Instrumento de Vôo
Instrumento de motor.
Instrumento de Navegação.
Instrumento Aéreo.
(B)
21- São considerados instrumentos básicos:
Velocímetros, altímetros e bússola.
Altímetro, horizonte e climb.
Horizonte, velocímetro e climb.
Altímetro, climb e bússula.
(A)
22- Que material é usado nas caixas de instrumento para evitar que as forças de campo magnéticas perdidas interfiram em outros instrumentos:
Ferro.
Alumínio.
Magnésio.
Plástico.
(A)
23- A faixa amarela utilizada nas pinturas de instrumentos, serve para indicar:
Faixa de operação.
Cautela.
Limite máximo de operação.
Operação em situação especial.
(B)
24- Utilizamos manômetros para medir:
Temperatura de óleo.
Razão de subida.
Sucção do sistema giroscópico.
Velocidade.
(C)
25- Na maioria dos aviões o sistema hidráulico serve para:
Travar as portas.
Medir pressão do tubo de “Bourdon”.
Auxiliar a bomba de combustível.
Abaixamento do trem de pouso.
(D)
26- Que instrumentos são ligados à linha de pressão de impacto do pitor?
O Altímetro e o Climb.
Só o velocímetro.
O altímetro, o velocímetro e o climb.
Os instrumentos giroscópicos.
(B)
27- O principio básico de um altímetro é:
Ar de impacto.
Barômetro aneróide.
Dilatação diafragma.
Variação da pressão de gases.
(B)
28- O altímetro indica a altitude correta do avião em relação a:
Nível do mar.
Nível do solo.
Nível do campo.
Escala barométrica.
(A)
29- No solo, o altímetro e o climb marcam respectivamente:
Pressão aneróide e zero.
Zero e altitude do campo.
Altitude do campo e zero.
Zero e pressão aneróide.
(C)
30- O arco branco na pintura do velocímetro, serve para:
Velocidade perigosa.
Velocidade normal.
Velocidade mínima.
Velocidade de operação com Flap.
(D)
31-O instrumento que indica execução correta de uma curva coordenada, é:
Turn Bank.
Altímetro.
Horizonte.
Giro direcional.
(A)
32- O inclinômetro do Turn & bank indica a:
Ângulo vôo.
Derrapagem.
Curva padrão.
Oscilação.
(B)
33- Quando o tanque está cheio , o dielétrico dos capacitores do sistema indicador de combustível é:
Combustível.
Ar.
Combustivel e ar.
Eletrodético.
(A)
34- O sistema de indicação de ângulo de ataque alerta op operador para:
Velocidade do avião.
Trem de pouso, não baixado.
Flap fora de posição.
Estol iminente.
(D)
35- O indicador tacômetro em um avião composto à turbina serve para:
Velocidade da hélice.
Velocidade do eixo de manivelas.
Velocidade do eixo da turbina.
Velocidade do avião.
(C)
36- A chapa de um reparo deve ter a seção transversal:
Igual à seção original.
Igual ou maior à seção original.
Maior que a seção original.
Menor que a seção original.
B – (5-1)
37- Para reduzir a possibilidade de rachaduras que se iniciam nas arestas dos cortes, tentamos fazer cortes:
Em ângulos agudos.
Em ângulos retos.
Circulares ou ovais.
Todas acima.
C – (5-1)
38- Se for necessário substituir um material por uma liga mais fraca que a original, utilizamos um material:
De maior espessura.
De menor espessura.
Mais duro.
Mais macio.
A – (5-1)
39- Após aquecer o metal, sua modelagem deve estar completa dentro de no máximo:
Uma hora, após o resfriamento rápido.
Uma hora e meia, após o resfriamento rápido.
Quarenta minutos, após o resfriamento rápido.
Meia hora, após o resfriamento rápido.
D – (5-2)
40- Se a espessura do revestimento for de 0,40”, usaremos um rebite de:
0,120”.
1/8”.
5/32”.
3/32”.
B – (5-2)
41- Para determinar a resistência de um rebite, deve-se conhecer:
A espessura da chapa.
O diâmetro do rebite.
O comprimento do rebite.
Uma tabela do fabricante.
B – (5-2)
42- Se o rebite estiver segurando três chapas ou partes, ele estará sob:
Cisalhamento simples.
Cisalhamento duplo.
Cisalhamento triplo.
N.D.A.
B – (5-2)
43- Representa a quantidade de tensão requerida para puxar um rebite através da borda de duas chapas rebitadas juntas, ou para alongar o furo:
Potência cisalhante.
Potência de tensão.
Resistência a tensão.
Resistência ao apoio.
D – (5-2)
44- Um pouso duro pode sobrecarregar o trem de pouso, empenando-o. Isto seria classificado como dano:
Por fadiga.
Por carga.
Por choque.
Por fricção.
B – (5-3)
45- É o polimento de uma superfície através do atrito com outra, lisa e mais dura. Geralmente não há deslocamento ou remoção de material:
Brinelamento.
Brunidura.
Roçamento.
Rebarba.
B – (5-4)
46- São largamente usados em reparos de estruturas metálicas, para contrair ou esticar o metal, particularmente ângulos e flanges:
Placas de apoio.
Bigornas.
Blocos de contração.
Blocos em “ V ”
D – ( 5-7)
47- Consiste de dois blocos de metal, e um dispositivo para prender os dois juntos:
Placa de apoio.
Bigorna.
Bloco de Contração.
Bloco em “ V ”.
C – ( 5-7)
48- São recomendadas para serviços próximos a materiais inflamáveis, onde existe o perigo de incêndio:
Furadeiras elétricas.
Furadeiras pneumáticas.
Furadeiras de coluna.
N. D.A
B – ( 5-11)
49- É o tipo mais comum de furadeira de coluna:
Horizontal.
Angular.
Rotativa.
Vertical.
D – ( 5-12)
50- É o agente cortante usado para esmerilhar aço e outros metais com alta resistência a tração:
Carboneto de silício.
Silicato de carbono.
Óxido de alumínio.
Óxido de silício.
C – ( 5-13)
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