quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bird Strike - Milhões em prejuízo


Bird Strike / Risco aviário




Risco aviário (em inglês Bird strike) é, na aviação, o risco de colisão entre uma aeronave e um animal voador. Tais colisões, quase sempre fatais para o animal, podem causar acidentes aéreos.


O risco de ocorrência de um acidente fatal com um aparelho comercial é relativamente baixo: um caso por cada bilhão de horas de voo. Cerca de 65% das colisões com aves causam poucos ou nenhuns danos aos aparelhos. Os acidentes mais sérios ocorrem se a ave chocar com o pára-brisas ou se for aspirada pelos reatores. Este tipo de colisões com aviões civis gera anualmente, em todo o mundo, prejuízos que no ano de 2000 foram estimados em 1,2 bilhões de dólares.





A bird strike sometimes called birdstrike, bird ingestion (for an engine), bird hit, or BASH (for Bird Aircraft Strike Hazard)—is a collision between an airborne animal (usually a bird or bat) and a human-made vehicle, especially aircraft. The term is also used for bird deaths resulting from collisions with human-made structures such as power lines, towers and wind turbines (see Bird-skyscraper collisions and Towerkill). A bug strike is an impairment of an aircraft or aviator by an airborne insect.




Bird strikes are a significant threat to flight safety, and have caused a number of accidents with human casualties. The number of major accidents involving civil aircraft is quite low and it has been estimated that there is only about 1 accident resulting in human death in one billion (109) flying hours. The majority of bird strikes (65%) cause little damage to the aircraft; however the collision is usually fatal to the bird(s) involved.




Most accidents occur when the bird hits the windscreen or flies into the engines. These cause annual damages that have been estimated at $400 million within the United States of America alone and up to $1.2 billion to commercial aircraft worldwide.

Fonte: Wikipedia




Airbus - Troca do pneu (trem de pouso)


AIRBUS - Troca do pneu / Trem de pouso

Landing gear wheel removal - instalation






segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Motor do KC-390 é Certificado


Motor do KC-390 é Certificado




INTERNATIONAL AERO ENGINES RECEBE A CERTIFICAÇÃO DA FAA PARA O MOTOR V2500-E5, QUE EQUIPARÁ O NOVO JATO DE TRANSPORTE MILITAR KC-390 DA EMBRAER

Foi anunciado em AGO-2014 que o motor V2500-E5 da IAE International Aero Engines, para a aeronave Embraer KC-390, obteve a certificação da Federal Aviation Administration.

O motor V2500-E5 foi selecionado em julho de 2011 pela Embraer Defesa e Segurança para o programa KC-390. O cliente de lançamento da aeronave é a Força Aérea Brasileira. O motor, que possui 31.330 £ de empuxo, foi otimizado para instalação na fuselagem KC-390.

O programa global da IAE, fornece um sistema de propulsão totalmente integrado, incluindo o motor V2500-E5 e instalações na nacele apoiados por UTC Aerospace Systems’ Aerostructures business.  



V2500-E5 de testes para o Embraer KC-390 - foto IAE

Nota da Pratt&Whitney / UTC publicada na quarta-feira, 27 de agosto, informou que o motor V2500-E5 destinado ao jato militar KC-390 da Embraer recebeu certificação da FAA (Federal Aviation Administration – administração federal de aviação dos EUA). O motor é fabricado pela International Aero Engines (IAE), consórcio multinacional de motores aeronáuticos formado pela Pratt & Whitney Commercial Engines, pela Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH, Japanese Aero Engines Corporation e MTU Aero Engines.




O jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390, projetado pela Embraer e com protótipo em construção, tem como cliente lançador a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, “alcançar a certificação do motor dentro do cronograma é um grande ganho para o programa. Nós temos um alto nível de confiança de que o motor vai desempenhar de forma tão confiável quanto sua contraparte já em serviço tem desempenhado, e estamos ansiosos pelo primeiro voo bem-sucedido.”

O presidente da Pratt & Whitney Commercial Engines, Dave Brantner, afirmou: “Atingir a certificação é mais uma prova da persistente confiabilidade de nossos motores V2500 e da capacidade de nossa equipe de desenvolvimento de aprimorar essa tecnologia.”

Com um empuxo de 31.330 libras, o motor V2500-E5 foi selecionado em julho de 2011 pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira, que estabeleceu os requerimentos para o KC-390. Por um lado, a Embraer e seus clientes esperam o máximo de comunalidade com a família V2500. Por outro, mudanças foram feitas para otimizar a instalação do motor na nova aeronave.


A IAE fornece, para o KC-390, um sistema de produção totalmente integrado, incluindo o motor V2500-E5 com sua nacele. A instalação dos motores e das naceles são apoiadas pela área de negócios de aeroestruturas da UTC Aerospace Systems, e as entregas visam obedecer a um cronograma de entrada em serviço do KC-390, na FAB, em 2016.


Fonte: Defesa Aérea e Naval / Aereojorbr



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