sexta-feira, 17 de outubro de 2014

17/10 - Dia da Indústria Aeronáutica



Dia da Indústria Aeronáutica



Foto: Secret. Aviação Civil


Hoje comemoramos o Dia da Indústria Aeronáutica. Há 79 anos o M-7, primeiro avião produzido por uma indústria brasileira, fez seu voo inaugural





A data comemora o primeiro vôo inaugural do bi plano Muniz M-7, em 1935, o primeiro a ser construído no Brasil. Projetado por António Guedes Muniz, em 1934, o modelo era um monomotor com dois assentos e capaz de fazer acrobacias. Ele foi desenvolvido em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e 27 unidades foram construídas.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Rolls-Royce e o 1º voo com sistema CTi



Rolls-Royce realiza primeiro voo com sistema CTi

Novas pás do fan em material compósito é destinado aos motores Advance e UltraFan


A Rolls-Royce realizou o primeiro voo com o novo sistema de pás do fan em material compósito de carbono e titânio (CTi, na sigla em inglês), destinado aos motores Advance e UltraFan.

O sistema foi instalado num motor Trent 1000, para fins de testes e concluiu com êxito o primeiro voo num voo de ensaio realizado em Tucson, no Arizona, EUA.

De acordo com dados preliminares divulgados pela Rolls-Royce, o motor Advance vai oferecer economia de pelo menos 20% menos na queima de combustível e na emissão de CO² do que a primeira geração do Trent, e estará pronto para entrar em serviço em 2020.

O design do UltraFan conta com um sistema variável do ângulo das pás do fan e é baseado em uma tecnologia que poderá entrar em operação a partir de 2025, oferecendo pelo menos 25% menos emissão de combustível e CO².
“O voo correu muito bem, e o motor que contém o conjunto de hélices CTi teve uma performance perfeita, exatamente como o esperado. Estamos ansiosos para testar o sistema mais rigorosamente na próxima fase”, comentou Mark Lewis, piloto de teste da Rolls-Royce.

O sistema CTi oferece lâminas de hélices mais leves, mantendo o desempenho aerodinâmico. Combinado com uma carenagem de compósito, o conjunto permite reduzir o peso em até 680 kg por aeronave, permitindo carregar sete passageiros a mais sem nenhum custo extra. 


Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Novidades: Mês de Outubro 2014


Novidades - Outubro 2014



Artigos:



Conteúdo - Manutenção Aeronáutica:



Seja bem vindo e volte sempre!!

Acordo entre Rolls-Royce e Norwegian para equipar Boeing´s 787-9 Dreamliner


Norwegian e Rolls-Royce anunciam acordo para
fornecimento de motores Trent 1000



A fabricante inglesa Rolls-Royce anunciou um acordo com a companhia aérea Norwegian para fornecer motores Trent 1000 para equipar nove aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner. A empresa também encomendou o serviço de suporte técnico de longo prazo para as turbinas no valor de US$ 440 milhões. As aeronaves arrendadas serão equipadas com o modelo mais recente Trent 1000-TEN, que garante excelente desempenho de queima de combustível durante a vida útil. A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, que somam mais de 380 companhias aéreas e empresas de leasing e está presente no Brasil há 55 anos. 


Fontes: Revista FLAP  

sábado, 11 de outubro de 2014

Embraer: KC-390 entra em fase de produção (28 unidades)



 KC-390 entra em fase de produção





Próximo de finalizar sua primeira etapa, que previa o desenvolvimento e a montagem de dois protótipos, o Projeto KC-390 começou recentemente a sua segunda fase, estabelecida via contrato de aquisição, dando início à produção em série de 28 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) pela Embraer.


Para isso, foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido. O montante será utilizado na aquisição de materiais e na manutenção de funcionários para viabilizar a compra das aeronaves representadas pelos protótipos.

“Estamos dando seguimento ao cronograma que vai garantir as aeronaves para a FAB no prazo necessário para não haver interrupções em suas missões de transporte e reabastecimento em voo”, explica o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.


Neste mês de outubro, o avião cargueiro sairá do hangar e terá a sua primeira aparição pública. “O chamado roll out demonstra claramente o acerto do projeto de engenharia e de produção das atividades industriais e, com certeza, até o final do ano, estaremos voando de KC-390”, comemora o responsável pelo projeto.

O KC-390 vai substituir o Hércules C-130, aeronave utilizada para transporte militar, de pessoas e equipamentos, e para reabastecimento em voo de outros aviões. “Essa aeronave está sendo desenvolvida estritamente de acordo com todos os requisitos solicitados pela FAB”, explica o diretor da Copac.


Além das 28 aeronaves da FAB, Crepaldi explica que o cargueiro nacional já nasce com grandes possibilidades de exportação para países que também precisarão, em breve, substituir suas aeronaves desse mesmo porte. “Do ponto de vista industrial, é o coroamento da indústria aeroespacial brasileira porque, além de ser a maior aeronave já desenvolvida e fabricada no país, ela vai entrar – com grande possibilidade de sucesso - num nicho de mercado que hoje é dominado pelas grandes empresas internacionais”, concluiu Crepaldi.


Fontes: Aerojor / Defesanet (Crédito arte: MD)