quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Inova Aerodefesa


Inova Aerodefesa: mais de 60 projetos terão acesso a recursos não reembolsáveis



Brasília 11/11/2014 – O Plano de Apoio Conjunto Inova Aerodefesa vai beneficiar mais de 60 projetos de empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), com recursos não-reembolsáveis que podem chegar a até R$ 291 milhões.

Fruto de uma parceria entre o Ministério da Defesa, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), o plano foi criado para impulsionar a produtividade do setor, por meio de incentivo financeiro para o desenvolvimento de novas tecnologias. Além de gerar avanço cientifico, os produtos, criados a partir desse upgrade tecnológico, serão usados em ações estratégicas para a Defesa Nacional.

O balanço dos projetos pré-selecionados, bem como os avanços e próximos desafios do Inova Aerodefesa, foram debatidos, nesta semana, durante encontro que reuniu representantes dos órgãos envolvidos. Para o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli, o plano possibilitou que fosse feito um diagnostico completo do setor, não apenas sob a ótica dos interesses da Defesa, como também do ponto de vista da viabilidade econômica dos projetos.

“O principal disso tudo é o nível de discussão que hoje nós conseguimos atingir, que ultrapassa o universo da Defesa”, avaliou o general.

Entre os projetos que receberão recursos do governo estão equipamentos de comunicações submarinas, radares, sistemas associados a microssatélites, além de produtos de comando e controle e sistemas de segurança e de vigilância. A maioria deles reúne em sua composição tecnologias que o Brasil, até pouco tempo, precisava comprar de outros países, mas que passaram a ser desenvolvidos em território nacional graças a iniciativas de fomento para a indústria de defesa.

“Todas as linhas do edital receberam uma demanda qualificada de projetos”, explicou o gerente do Departamento das Indústrias Aeroespaciais da Finep, William Respondevesk.

Para o engenheiro da área industrial do BNDES, Sergio Schmitt, o Inova Aerodefesa foi importante também para que o banco passasse a conhecer melhor o setor e seu potencial para o desenvolvimento do país.

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“Não tínhamos muitos projetos no setor de defesa e, agora, essa passa a ser uma nova área de interesse. Os projetos apoiados são de grande importância porque são produtos e tecnologias que, até então, o país não tinha autonomia de fabricação”, ressaltou.

Fonte e fotos: Embraer e Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa



terça-feira, 11 de novembro de 2014

11 de Novembro - Dia do Material Bélico da Aeronáutica

DIA DO MATERIAL BÉLICO DA AERONÁUTICA

(Mensagem da FAB)

“Si vis pacem, para bellum.”
"Se queres a paz, prepare-te para a guerra."


No dia 11 de novembro de 1944, nos céus do Velho Continente, o 1° Grupo de Aviação de Caça realizou sua primeira missão como Unidade Aérea independente, constituindo a primeira
Esquadrilha de P-47 composta exclusivamente por pilotos brasileiros.

 Naquele dia, entre os bravos heróis daquela Unidade, destacava-se um Oficial que permaneceria todo o tempo em terra, mas não menos combatente: o 2° Tenente Especialista em Armamento Jorge da Silva Prado, Chefe das Seções de Armamento e Material Bélico. O Tenente Prado era jovem, tinha na época 20 anos, e foi o responsável por gerir todo o armamento empregado pelo 1° Grupo de Aviação de Caça, na campanha da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra.

Mas Prado não estava sozinho. Sob o seu comando, estavam os ex-monitores da Escola de Especialistas, João Ribeiro Casas Costa, João Pereira Leite e Francisco de Assis Barreto, os quais, aliando experiência e conhecimentos técnicos, foram muito além apenas do remuniciamento e da manutenção dos equipamentos. Com inteligência e uma gestão primorosa, eles mudaram procedimentos, adaptaram o projeto das aeronaves e desenvolveram soluções criativas para os sistemas bélicos do P-47.

Fruto deste trabalho de equipe, em terra e no ar, a FAB destacou-se nos céus da Itália, e cumpriu, mercê da tenacidade e do profissionalismo de seus homens, a sua missão.

Passados 70 anos daquele glorioso dia para a Força Aérea Brasileira, é importante trazermos à memória as histórias dos que nos antecederam, para que sirvam de inspiração no enfrentamento aos desafios que se descortinam.

Dignificar a memória e a experiência daqueles heróis é nosso dever de honra. Manter a visada em direção ao futuro é nossa obrigação de ofício.

Assim, desde 16 de março de 1945, quando foi criado o Depósito de Material Bélico da Aeronáutica e então nasceu o que hoje conhecemos como o SISMAB - Sistema de Material Bélico da Aeronáutica, muitas experiências foram acumuladas e muitas transformações foram incorporadas, acompanhando as ações modernizantes da Força Aérea. No transcorrer deste caminho, chegamos a um sistema que, apesar de maduro, tem imensos desafios à sua frente, face às suas responsabilidades e intrínseca importância para o País.

No cenário atual, o avançado estágio tecnológico dos materiais bélicos exige de nós uma incessante busca pelo conhecimento. A Força Aérea precisa de profissionais cada vez mais bem qualificados, preparados para manejar bombas guiadas a laser - como o Kit Lizard II, mísseis de quinta geração - como o A-Darter, sensores de última geração - como os sistemas Litening e Recclite de designação laser, sistemas para interferência radar como o SKY SHIELD, além do uso de sistemas de visão noturna e tantas outras tecnologias de defesa.

Para isso, o Sistema de Material Bélico da Aeronáutica, dirigido por seu órgão central, a DIRMAB, e operacionalizado pelo Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro, é composto por 32 remotos e 277 operadores, tendo como responsabilidade o planejamento, a supervisão e o controle das atividades de aquisição, manutenção, distribuição e suprimento de itens bélicos para toda a Força Aérea Brasileira.

Desta maneira, neste dia especial, faz-se mister reconhecer o trabalho diuturno dos abnegados homens e mulheres integrantes do SISMAB, que vêm desenvolvendo uma gestão eficiente, sólida e engajada, como forma de cumprir os objetivos do Comando da Aeronáutica e, em última instância, colimar as metas estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa do Brasil.

Neste sentido, mediante o exemplo dos Especialistas que atuaram junto ao 1° Grupo de Caça, o trabalho do efetivo do SISMAB não se encerra apenas em adquirir e manter equipamentos.

Esse esforço avança no constante treinamento dos seus recursos humanos para absorver novos conhecimentos, de modo a incorporar as mais avançadas tecnologias em uso no mundo, bem como no fomento à Base Industrial de Defesa, porquanto, uma Indústria de Defesa genuinamente Nacional é pilar importante na garantia da “liberdade tecnológica” do País e, essa independência resulta no fortalecimento, cada vez maior, da capacidade dissuasória nacional, importante elemento na manutenção da paz.

O SISMAB é a essência do apoio à capacidade de combate do Poder Aéreo Nacional. Traduz-se no sabre de nosso Brasão, representando sistemas bélicos modernos, gerenciados por homens e mulheres preparados e motivados.

Por final, dirijo-me diretamente aos profissionais do Sistema de Material Bélico da Aeronáutica, ensejando os meus mais sinceros parabéns pela contribuição e empenho nessa atividade, tão importante para garantir uma Força Aérea operacional e preparada para o cumprimento de sua missão, qual seja, em essência: MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA.

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2014

Ten Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR
Comandante-Geral de Apoio

sábado, 8 de novembro de 2014

Flexfoil - A revolução dos FLAPS (Shape-shifting wings) ACTE



Novo tipo de FLAP está sendo testado
The Adaptive Compliant Trailing Edge (ACTE) - Shape-shifting wings

A possível substituição dos FLAPS - Estamos perto de viver uma revolução no modo de voar. Resultado de uma estrutura revolucionária que está sendo testado no deserto de Mojave.

As superfícies sem costura, dobráveis ​​e ajustáveis prometem melhorar a eficiência aerodinâmica e reduzir o ruído gerado durante pousos e decolagens. 

O (ACTE) é um projeto do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana com retalhos projetados e construídos pela FLEXSYS, Inc., de Ann Arbor, Michigan. 

O esforço é uma parceria com o projeto de Aviação ambientalmente responsável da NASA para explorar a viabilidade, benefícios e riscos técnicos 
para o desenvolvimento de tecnologias e conceitos de veículos que irão reduzir tal impacto em um futuro próximo.


"Estamos emocionados com este primeiro voo. Tem sido um grande sucesso e estamos esperançosos de que mais testes comprovarão as nossas teorias e benefícios potenciais para esta tecnologia", disse Pete Flick, AFRL gerente de programa.  O Inventor do FlexFoil, FLEXSYS fundador e CEO Sridhar Kota espera que os testes com o avião modificado G-III após a garantia do sucesso , abrirá portas que esse novo design seja aplicado em negociações futuras.





O Adaptive Compliant Trailing Edge (ACTE), é um feixe especialmente projetado de 14 pés de comprimento (4,3 m de comprimento), que é rígida, mas flexível. Um ou dois atuadores simples podem desviar o feixe para cima ou para baixo para o fluxo de ar que se aproxima, alterando a curvatura da asa, conforme necessário, explicou Sridhar Kota, fundador e CEO da empresa, e professor de engenharia mecânica na Universidade de Michigan . O feixe é feito de materiais aeroespaciais padrão.


Fonte: RT & SAE International
(English Version) Entire articles: http://articles.sae.org/13178/



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Workshop - ITA - Embraer - Saab (São José dos Campos)


Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics and Defence





O 1st Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics and Defence será realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2014 no ITA. O evento contará com a participação de membros da academia e da indústria, brasileiros e suecos, com o objetivo de discutir e propor estratégias e temas de cooperação de longo prazo, em áreas críticas para os setores aeronáutico e de defesa de ambos os países. O objetivo do workshop é discutir e propor estratégias para a cooperação de longo prazo entre universidades e empresas suecas e brasileiras em áreas críticas e definir um conjunto de temas para projetos futuros de curto, médio e longo prazo. 


The 1st Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics and Defence will be held on 13th and 14th November 2014 at Aeronautics Institute of Technology (ITA), in São José dos Campos, Brazil. The workshop is organized by ITA and the Swedish-Brazilian Research and Innovation Centre (CISB), with participation of Swedish and Brazilian researchers, industries and government agencies.

The purpose of the workshop is to discuss and propose strategies for long term cooperation between Swedish and Brazilian universities and industries in critical areas of Aeronautics and Defence. The workshop will be a breeding environment for collaborative research projects that are expected to generate technological knowledge and capacitate human resources to develop innovative solutions for aeronautics and defence stakeholders.


The motivation for the workshop comes from the perspectives of increasing collaboration between Brazil and Sweden that arise from the commercial agreement under negotiation between the Swedish company SAAB and the Brazilian Air Force. This cooperation between Brazil and Sweden is expected to be a fruitful long term association.


The first day of the workshop focuses on the discussion of strategies to organize and perform this cooperation. It includes presentations from Swedish and Brazilian industries, universities and government agencies. The second day of the workshop focuses on the identification of challenges and potential topics for collaboration in the following areas:

- Aircraft design and operations
- Aerodynamics, aeroacoustics and CFD
- Structure and materials
- Product development and manufacturing
- Propulsion systems
- Automatic control and autonomous systems
- Embedded systems and security





quinta-feira, 30 de outubro de 2014

NBAA 2014 - Parceria entre Líder Aviação e Paramount


Líder Aviação fecha parceria com Paramount durante A NBAA


A empresa brasileira Líder Aviação fechou parceria com a ‘Paramount Resources Aviation Group’ durante a mais importante feira de aviação executiva do mundo, a NBAA Annual Meeting & Convention, realizada, neste mês, nos Estados Unidos da América. A parceria tem como principal objetivo dar continuidade aos constantes investimentos da Líder em procedimentos que garantam o compromisso de operar dentro dos mais rígidos padrões de segurança, transportando aeronaves compradas no exterior de forma mais segura e ágil.

Para o diretor de vendas de aeronaves da Líder Aviação, Philipe Figueiredo, o acordo mostra o grande envolvimento da empresa com a profissionalização, buscando parceiros cada vez mais capacitados, e que compartilhem a filosofia da Líder. “Estávamos à procura de um parceiro com reputação internacional, que oferecesse um serviço excepcional. A Paramount foi a parceria perfeita para nós, especialmente em função de seu foco em segurança”, afirma o diretor.


A empresa será responsável por todos os detalhes que envolvem a chegada de aeronaves no Brasil, desde o abastecimento, plano de voo, rota, serviços de bordo, tripulação, etc.

“A Líder Aviação é uma excelente organização e tem presença dominante no mercado da aviação sul-americana,” destaca Michael Johnson, presidente e executivo-chefe da Paramount. “Muitas empresas latino-americanas, como a Líder, estão desfrutando de um crescimento fantástico. A Paramount está auxiliando a Líder a ampliar o seu gerenciamento por meio de apoio ao transporte e despacho necessário, assim a Líder pode focar no seu negócio”.

Fonte: Newsavia

http://www.paramountarg.com/