Secretaria de Aviação Civil oferece bolsas para formação de pilotos
Nos deparamos com essa notícia logo no início do ano. No mínimo interessante.
Para quem sonha em voar e esbarra naturalmente no alto custo de formação, eis a grande chance.
Vamos aguardar o edital, as escolas credenciadas e as regras para a escolha dos candidatos. Veja a nota oficial:
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai oferecer 65 bolsas para pessoas de baixa renda que tenham interesse em se formar como pilotos de avião. Na primeira fase do Bolsa Piloto, serão investidos R$ 1,4 milhão, recursos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Um dos desafios do desenvolvimento e otimização dos serviços de aviação civil é a qualificação de profissionais, que enfrenta limitações pelo alto custo e difícil acesso”, explica o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. “É fundamental que somemos esforços institucionais para preencher a lacuna da formação e capacitação de pilotos”.
O primeiro passo do programa é a elaboração de edital de credenciamento para as escolas de formação de pilotos de todo o Brasil. A Anac então selecionará, no prazo de um mês, aquelas que preenchem os requisitos.
À SAC caberá a escolha dos alunos por meio de processo seletivo que deve durar quatro meses. Os futuros pilotos poderão escolher a escola em que desejam fazer o curso dentre aquelas credenciadas, respeitando o número de vagas.
Iniciamos o ano trazendo essa matéria sobre os maiores motores de jatos comerciais utilizados atualmente no mercado da aviação. Veremos motores da GE, Pratt & Withney e Rolls Royce.
1 - O GE90-115B, uma variante do GE90 de alta pressão desenvolvido por engenheiros da GE Aviation, gera até 52,299.2 kg empuxo ao nível do mar, tornando-se assim jato comercial mais poderoso do mundo. O GE90 foi desenvolvido especificamente para a série Boeing 777, sendo agora mais de 1.000 motores em serviço com a Boeing Company. General Electric GE90 é uma família de motores a reação, high-bypass turbofan, produzidas pela General Eletric para o Boeing 777, com força variando de 329 a 512 kN (74.000 a 115.000 libras). Foi introduzido juntamente com o avião, em novembro de 1995, na British Airways. O motor é uma de três opções possíveis para o Boeing 777, modelos 777-200, -200ER, e -300, e de uso exclusivo para os modelos -200LR e -300ER.
2 - O Trent XWB concebido e produzido por engenheiros da Rolls-Royce, o motor é uma sexta geração da família Trent, e a série mais potente e mais rapidamente comercializada. Especificamente, desenvolve 34.019,4-43.998,4 kgf de empuxo e é considerado um dos grandes motores das aeronaves mais eficientes do mundo.
3 - Desenvolvido a partir da experiência com o Trent 700, Trent 800 fez a sua entrada no mercado em abril de 1996. A frota impulsionada por estes motores alcançou mais de 21 milhões de horas e quatro milhões de ciclos antes de Dezembro de 2012.
4 - O motor GE90-94B projetado e desenvolvido por engenheiros da GE Aviation oferece máximo empuxo de 42.501,6 kg ao nível do mar. Aproveita a tecnologia comprovada dos motores da série GE90, o primeiro na história da aviação comercial para integrar compósitos de fibra de lâminas de carbono.
O primeiro GE90-94B entrou em serviço em Boeing 777 aeronaves até o final de 2000, dando impulso à Boeing 777-200 ER (Extended Range) e 777-300. O motor é feito de fibra de carbono e uma matriz de epóxi curado.
IAS AERONAVES
5 - O PW4000-112 projetado e desenvolvido por engenheiros da Pratt & Whitney motor é um super-high-impulso que gera uma pressão que varia no intervalo de 33.565,8-40.823,3 quilogramas. É uma escolha favorita para motores de aeronaves Boeing 777 e o primeiro motor a operar desempenho operacional de aprovação regras de motores em voos de longo curso (ETOPS, o Extended-range Twin-engine Operations) de 207 minutos.
O Aero Spacelines 377SGT, ou Airbus Skylink, foi um avião cargueiro fabricado pela Aero Spacelines até meados dos anos 90.
Utilizado somente pela fabricante européia de aviões Airbus, o Skylink, ou "Super Guppy", transportava peças e partes de outros aviões. Utilizava 4 motores turbo-hélice, e tinha uma envergadura extremamente frágil e pouco aerodinâmica, tendo assim um grande número de acidentes.
A partir de 1994 o Super Guppy foi aposentado, sendo trocado pelo Airbus A300-600ST "Beluga", finalmente parando sua fabricação.
O monstro foi conhecido também como: "Elephant Man"
Para se realizar um bom freno, a técnica e a prática devam andar lado a lado. Reunimos informações e dicas interessantes sobre como aperfeiçoar e adequar cada tipo de freno para situações distintas. Faça bom proveito das informações!