terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lançamento da Airbus: A-321LR



Airbus launches "A321neoLR" long range
to replace 757-200W



Lançamento do Airbus A321LR
Modelo possui MTOW de 97 ton e alcance de 4.000nm
A intenção é substituir o Boeing 757-200w

A Airbus lançou na semana passada o A321neo de longo alcance e com novo peso máximo de decolagem. O A321LR possui 97 toneladas de MTOW (Maximum Take Off Weight) e alcance de aproximadamente 4.000 nm, com 206 passageiros em duas classes. A primeira entrega é prevista para 2019.

Desde a aposentadoria dos Boeing 757, em 2004, o mercado não tinha uma solução similar em capacidade e alcance. Analistas acreditam num mercado para aproximadamente 1.000 A321LR, incluindo os mais de 460 Boeing 757 que estão em serviço e deverão ser substituídos nos próximos anos.

Os novos A321LR contam com um terceiro tanque de combustível central, que permite voar  aproximadamente 500 nm mais longe do que o A321ceo, que possui MTOW de 93,5 toneladas e apenas dois tanques de combustível. O novo avião terá um alcance de 4.000 nm, superando assim o 757-200W (com winglet) que possui alcance máximo de 3.850 nm e capacidade para 169 passageiros.

Para a nova aeronave a Airbus agora assume um layout de cabine padrão para 206 passageiros, dentro do novo conceito Airbus Cabin-Flex (ACF), que oferece maior espaço interno e maior flexibilidade as empresas aéreas.

Um dos principais mercados para o novo avião são as rotas do Atlântico Norte de média densidade, mercado dominado atualmente pelos Boeing 757.

Durante o Farnborough Airshow 2014, a Air Lease Corporation (ALC), assinou um MoU (Memorandum of Understanding) para 30 A321neo, com 60 a 90 opções para uma versão com alcance expandido.

A empresa se tornou a primeira e encomendar a nova versão e acredita que a maior parte dos clientes deverão empregar o avião em rotas intercontinentais, especialmente entre os EUA e Europa.

Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/airbus-lanca-a321lr_1909.html#ixzz3POLTxBs5



domingo, 18 de janeiro de 2015

D-DALUS - Sem asas, Sem rotores e Sem jatos



Um sistema de propulsão completamente diferente



Você já deve ter visto que encontramos espaço nesse blog para novas tecnologias. Mesmo que ainda estejam em desenvolvimento como por exemplo o SmartBird, o FlexfoilFanwings e o Ultra Ever Dry. Hoje iremos conhecer uma promessa de uma empresa austríaca sobre uma nova forma de propulsão sem pás, rotor ou asas fixas. Saiba mais sobre o D-DALUS (IAT21)



 

Uma empresa de engenharia austríaca estreou um novo tipo de hovercraft na Paris Air Show nesta semana, alegando que pode decolar e pousar verticalmente sem usar pás de rotor ou asas fixas.




O veículo D-Dalus usa quatro turbinas de contra-rotação para a propulsão, cada uma atingindo 2.200 rpm. Cada lâmina de turbina tem um ângulo variável de ataque, o que de acordo com o designer permite que o principal impulso para ser acionado em qualquer direção, em torno de qualquer eixo. Isso permite que o ofício de lançar verticalmente, pairar, girar em qualquer direção e, mesmo empurrado para cima, segurando-se para baixo.

O designer, Austrian Innovative Tecnologia Aeronáutica (IAT21), mantém um site que diz que o ofício tem várias invenções patenteadas, incluindo "um rolamento livre de atrito nos pontos de força G alta, e um sistema de propulsão que mantém em equilíbrio dinâmico, assim permitindo que o sistema de orientação para restaurar rapidamente a estabilidade em voo ".



A IAT21 vem trabalhando em um protótipo há três anos e concluiu recentemente testes iniciais usando um motor KTM 120 cv para acionar as turbinas, de acordo com o Gizmag . O teste completou a transição da vertical de transmitir voo em um laboratório perto de Salzburgo, na Áustria.



O modelo atual tem turbinas 5 metros de comprimento e pode levantar uma carga de cerca de 150 quilos. IAT21 está trabalhando com a Universidade de Cranfield, no Reino Unido em, um motor mais potente maior, uma nova forma de casco e sistemas de orientação e controle avançado, diz Gizmag.


Ele foi projetado para funcionar como um drone para usos do mar quanto em terra, como busca e salvamento, monitoramento de desastres e vigilância, diz IAT21. Eventualmente, os modelos maiores poderiam ser usados ​​para o vôo de passageiros.


Veja reportagem original:
Fonte: Gizmag / Popsci
(Tradução aproximada)

sábado, 17 de janeiro de 2015

GOL - Ferramenta de controle de combustível


Boeing vai avaliar uso de combustível na frota da Gol através de software



A fabricante norte-americana Boeing anunciou que a companhia aérea brasileira Gol vai implementar uma ferramenta de controle de combustível em toda a frota de aeronaves 737NG. Com o software de análise da Boeing, as equipes de operações da Gol poderão avaliar melhor as tendências atuais de uso de combustível da frota e identificar oportunidades para melhorar as operações e reduzir custos no consumo de combustível. A ferramenta permite que os operadores das aeronaves tenham uma ampla visão de todo combustível consumido na operação da frota. Essa visibilidade permite tomadas de decisão mais eficientes para reduzir o consumo de combustível, os custos e as emissões. Foto: Paulo Berger 

Fonte: Revista Flap

Combustíveis sem chumbo para a aviação


FAA Testa Combustíveis Sem Chumbo Para Aviões


A FAA (Federal Aviation Administration) iniciou a primeira fase de testes a quatro combustíveis sem chumbo para a aviação, no Centro Técnico William J. Hughes, em Atlantic City (New Jersey), como parte da transição do avgas 100LL, cujo phaseout (saída do mercado) está previsto para 2018. Dois dos referidos combustíveis foram desenvolvidos pela Swift Fuels e os restantes, pelas petrolíferas Shell e pela Total, respectivamente. Os produtores de combustíveis submeteram os seus combustíveis de substituição ao abrigo da iniciativa PAFI (Piston Aviation Fuels Initiative), um esforço conjunto do Governo e da indústria para acelerar o desenvolvimento e a distribuição de um novo avgas sem chumbo, capaz de suprir as necessidades da atual frota de aviões com motor a pistão, estimada em cerca de 167 mil aviões.

Os testes em curso procuram determinar se os combustíveis sem chumbo são compatíveis com os sistemas dos aviões, nomeadamente, reservatórios, mangueiras, bombas, indicadores do nível de combustível e outros. Dois ou três dos candidatos serão seleccionados para a segunda fase de testes, que envolverá voos de experimentação dos combustíveis sem chumbo, no próximo ano. Estes testes incluem voos com misturas de 100LL e avgas sem chumbo, dados que a transição será gradual. As duas fases deste programa são financiadas em cerca de 6 milhões de dólares (5,1 milhões de euros) por ano pelo Congresso norte-americano

Fonte: News Avia

Líder Aviação Apresenta: Beechcraft King Air C90 GTx


Líder Aviação apresenta novo King Air



BRASIL COMEÇA A RECEBER OS PRIMEIROS KING AIR C90GTX
VERSÃO 2015

A Líder Aviação anunciou que já estão programadas as primeiras entregas do Beechcraft King Air C90 GTx, versão 2015, no Brasil. O novo modelo da aeronave, anunciado pela fabricante norte-americana no final do ano passado, traz atualizações que aprimoram significativamente o desempenho e a segurança. Foram introduzidas novas hélices Hartzel Swept blade, de 30 graus e 96 polegadas de diâmetro, o que permite o pouso em pistas mais curtas, além de reduzir o ruído na cabine. Além disso, a cauda da aeronave ganhou quilha dupla, que melhora a estabilidade em baixa velocidade.


Woj Tas EPWR

Segundo o diretor de vendas da Líder aviação, Philipe Figueiredo, as alterações no projeto resultaram diminuição da distância para decolagem em 23%, passando de 785 para 605 metros. Com relação ao pouso, a redução foi de 10%, e agora a aeronave poderá aterrissar em pistas de 658 metros de comprimento. “A família King Air consegue implementar inovações constantes, sem deixar de lado suas marcas registradas. Não por acaso, completou, em 2014, 50 anos de liderança no segmento”, diz Philipe.

Fonte: Líder Aviação


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quase Supersônico


Um B777-200 da British Airways alcança a marca de 1.200km/h


O voo internacional da British Airways, BA114, que decolou do aeroporto internacional de New York, JFK, para Heathrow, Londres tiveram no voo um evento inesperado. Ventos de cauda, que chegaram a  322 km/h  fizeram que o Boeing B777-200 voasse  a velocidade próxima da supersônica.



O  Boeing B777-200 da British Airways completou a rota  New York-Londres em cinco horas e 16 minutos, na última quarta-feira (07 JAN 15),. A velocidade da B777-200, aproveitando um poderoso vento de cauda, voou a 1200 km/h (745 mph), durante grande parte do tempo da viagem, com o jet stream alcançando até 322 km/h (200 mph). A Barreira do Som é quebrada nos 1224 km/h (761 mph).

Em operação normal o B777-200 realiza o voo New York-Londres, em 6-8 Horas e a uma velocidade máxima de 880 a 900 km/h

Fonte: Defesa Net