quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sikorsky fecha parceria com o ITA


Sikorsky e ITA - Parceria para o futuro das "Asas Rotativas"


 

A tecnologia aeronáutica brasileira tem se mostrado muito eficiente ao longos dos últimos anos.  Após criar o primeiro avião de acrobacias, bater recordes de velocidade, lançamento do KC-390, e empresa Antonov demostrar interesse em trocar a Ucrânia pelo Brasil, a fabricante SIKORSKY AIRCRAFT fechou uma importante parceria com o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para a criação de uma disciplina de desenho de asa rotativa...Veja a reportagem completa:



A fabricante americana de helicópteros Sikorsky fechou ontem uma parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a criação da disciplina de desenho de asa rotativa (helicópteros), no último ano do curso de engenharia aeronáutica do instituto.O vice-presidente da Sikorsky para a América Latina, Antônio Pugas, disse que a empresa ajudará o ITA na elaboração do conteúdo da nova disciplina, além de auxiliar na avaliação de projetos de final de curso focados em helicópteros.

O executivo informou que a empresa investirá US$ 350 mil na instalação de um laboratório para as aulas práticas de asas rotativas. O novo laboratório contará com simulador do helicóptero S-76, cuja frota no país soma 120 aeronaves. Pugas explicou que a formação de engenheiros voltados para o segmento de helicópteros é parte da estratégia da Sikorsky para se instalar no Brasil. “O primeiro passo nessa direção é a instalação de um escritório na região de Campinas, onde o grupo United Technologies, que também controla a fabricante de motores Pratt & Whitney, já possui empresas.”

ITA III



A empresa está negociando a construção de um centro de manutenção no Brasil, que ficará instalado na região do Vale do Paraíba, provavelmente no município de Taubaté, onde o Exército tem uma base de aviação, que já utiliza helicópteros da Sikorsky. O executivo disse que o investimento previsto no projeto do centro de manutenção no Brasil é estimado em US$ 20 milhões. “Estamos em negociação avançada com a prefeitura de Taubaté, mas ainda não fechamos”, disse.

Hoje, segundo Pugas, a manutenção da frota da Sikorsky no Brasil é feita em parte pelos operadores e algumas peças são enviadas para os Estados Unidos. A Líder Aviação é a principal operadora dos helicópteros da Sikorsky no país, com mais de 50 aeronaves. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi a primeira no Brasil a criar uma disciplina de fundamentos de engenharia de helicópteros dentro do curso de graduação em engenharia aeronáutica.

BHS Taxi Aéreo - S-76 C++


Mas o tema também é abordado em outras matérias, relacionadas à parte de aerodinâmica e de desempenho de aeronaves e também ensaio e segurança de voo. A Universidade coordena a implantação de um polo aeronáutico no sul de Minas Gerais, que contempla a criação de um Centro de Tecnologia para Helicópteros (CTH). A cidade de Itajubá abriga a fábrica de helicópteros da Helibras. O projeto conta com o apoio dos governos federal e estadual, além da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da Helibras.

Por Virgínia Silveira (Revista Operacional)


Para conhecimento:

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior (IES) do Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.

O ITA possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente no setor aeroespacial. É considerado uma das melhores IES do Brasil. O ITA oferece aos seus alunos alimentação gratuita e moradia de baixo custo, dentro do próprio DCTA

A Sikorsky foi fundada em 1925 pelo engenheiro aeronáutico Igor Sikorsky, um imigrante americano nascido em Kiev. A empresa, chamada "Sikorsky Manufacturing Company", iniciou a produção de aviões em Roosevelt, New York naquele ano. Em 1929 a companhia mudou-se para Stratford, Connecticut. Se tornou parte da United Aircraft and Transport Corporation (agora United Technologies Corporation) em Julho daquele ano.
Igor Sikorsky desenvolveu o Sikorsky R-4, o primeiro helicóptero estável, totalmente controlável, a entrar em produção de larga-escala em 1942.
Hoje, a Sikorsky ainda é uma das principais fabricantes de helicóptero, produzindo modelos bem conhecidos como o UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk, assim como modelos experimentais como o Sikorsky S-72 X-Wing.
A companhia adquiriu a Helicopter Support Inc. (H.S.I) em 1998.

Outras Fontes:
http://www.aviationtoday.com/rw/topstories/Sikorsky-to-Collaborate-with-Brazilian-Aerospace-University_84177.html#.VOCxqvnF9qU


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Motores a jato


Curiosidades sobre o motor a jato (Motor a reação)



O Motor a reação, também conhecido como motor a jato ou ainda apenas como reator, é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton. Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.

Nos modernos motores a jato, temos uma parte inicial responsável pela captura e compressão do ar, sendo depois injetado combustível nesse ar sob pressão, que sai acelerado pela parte traseira, impulsionando o motor (consequentemente a aeronave) pra frente.


Uma das perguntas que frequentemente surgem em discussões é: se estes motores aspiram o ar à sua frente com forte sucção, o que acontece quando aspiram outras coisas que não "ar limpo"?

Bem, os motores a jato usados nos aviões, são concebidos para aguentar todo o tipo de abusos.

No vídeo abaixo, podemos ver estes motores sendo testados para resistir a enormes cargas de água, granizo... e até aves (Birdstrike). E se por algum motivo algum deles falhar ou avariar, os aviões estão concebidos para conseguirem pousar em segurança mesmo com apenas o motor que lhe restou.





Separei mais um vídeos com ótimas explicações sobre o funcionamento desse tipo de motor. Espero ter ajudado a entender um pouco mais...abraços!

How Jet engines works:




domingo, 8 de fevereiro de 2015

Fábrica da "Antonov Company" quer se instalar no Brasil


Antonov pretende trocar a Ucrânia pela Bahia (Brasil)





Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, a fábrica de aviões Antonov, da Ucrânia, vai desembarcar em Salvador na próxima semana para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano para instalar-se na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus. As conversas já aconteceram com o governador Rui Costa, que delegou os secretários João Leão (Planejamento) e James Correia (Indústria e Comércio) para arrematar os ajustes finais.

A Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares, mas também fabrica hoje o bombardeio Sukhoi, um supersônico militar com capacidade para carregar oito mísseis. No caso, a ideia não é abrir uma filial brasileira e sim transferir a fábrica da Ucrânia para cá. A empresa virá trazendo para cá toda a tecnologia.

A aproximação com o Brasil se deu por conta das brigas entre a Ucrânia e a Rússia. Ou seja, lá o espaço ficou curto.

Vantagem baiana – Minas Gerais está querendo levar a Antonov para lá. Ilhéus está na vantagem: tem projetados porto e aeroporto e já em andamento a ferrovia.

Produção – Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a Antonov já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões: de guerra, transporte de passageiros e usos diversos. Tem mais de 12 mil funcionários e está em 76 países.

ZPE em janeiro – Criada há 17 anos, a ZPE de Ilhéus tem prazo para começar a funcionar: janeiro de 2016. Otávio Pimentel, presidente da ZPE, diz que há várias empresas interessadas, mas pedem sigilo até assinarem o protocolo de intenções.

– Está tudo caminhando bem.

FONTE: atarde.uol.com.br / Coluna Tempo Presente / Aerojor



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Honeywell - Controle por voz no cockpit


Comandos por reconhecimento de voz no cockpit



A Honeywell Aerospace (UK - Inglaterra) está testando um dispositivo de reconhecimento de voz dentro do cockpit utilizando um sistema desenvolvido recentemente, permitindo que novas tecnologias como o controle de reconhecimento de voz se integrem com mais facilidade no convés de voo. 

O Ambiente de Prototipagem Inovador (HIPE) permite que os pilotos operem uma unidade de controle multiuso tradicional a partir de uma interface com o tablet que incorpora novas funções. Esse novo sistema em teste possibilita que novas tecnologias sejam integradas com mais facilidade. A empresa está usando o HIPE para teste de reconhecimento de voz em uma aeronave Embraer 170 e está trabalhando com pilotos e clientes para avaliar sua usabilidade, segurança e eficiência em um cenário real de voo. O CONTROLE POR VOZ será um grande avanço pois poderá eliminar muitas etapas manuais necessárias na execução de um comando, o que vai permitir a diminuição da carga de trabalho para o piloto se concentrar em voar com segurança e eficiência. O reconhecimento de voz pode ser muito útil para ativar comandos ou menus utilizados com pouca frequência poupando o tempo da tripulação. Para mais informações acesse o portal www.aerospace.honeywell.com. 

 O HIPE é uma parte essencial da Honeywell User Experience, uma abordagem de tecnologia intuitiva desenvolvida para o usuário final e é peça chave para testar os conceitos da próxima geração.

Fonte: AINOnline
http://www.ainonline.com/aviation-news/aerospace/2015-02-03/honeywell-flight-testing-voice-control-flight-deck


O que é Trailing Cone?



Trailing Cone (Cone estático de fuga)

Trailing static cones



Vamos conhecer hoje um componente/equipamento que chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive eu. Podemos visualizar no 1º voo do KC-390, no dia 3 de fevereiro de 2015, (aos 1m 15seg do vídeo do KC-390), um "cabo" e um "cone" pendurados na parte traseira da aeronave. Agradeço ao colega Mitchel que me ajudou na solução desse mistério. 




O nome desse equipamento é TRAILING CONE 




Quando uma aeronave está em fase de testes (Primeiro voo) é comum o uso desse equipamento para se coletar medidas sobre a pressão do ar. Esses dados servem para calibrar os instrumentos da aeronave. Durante a decolagem podemos vê-lo recolhido, e o mesmo se estende no momento do voo, ficando mais distante da cauda do avião, onde não haveria interferência da aeronave para se realizar tal medição.




 Foram testados em 1950 e 1960 como um meio simples de calibrar a pressão estática (dados e relatórios de altitude e pressão). O equipamento faz isso por meio de uma medição precisa da pressão atmosférica ambiente (pressão estática) bem longe de fuselagem da aeronave. O sistema de cone de fuga pode medir até 1 a 1,5 vezes o tamanho da envergadura da aeronave contém um tubo de pressão de alta resistência. A pressão estática é medida através de várias portas estáticas. 


Vídeo:



As calibrações em voo de precisão são utilizados para quantificar ou verificar o desempenho do sistema de altimetria


Data Sheet - PN 100100 Trailing Cone


Static Source Error Calibration Tool for Flight Test and RVSM Certification

trailing cone for RVSM certification

Summary Features

Rugged Stainless Steel, Nylon, and Composite Fiber Construction

Easy Connection to the Aircraft Using Standard AN Fitting
Spare Cone Provided Standard
User-Specified Length
Optional Technical Documentation
Range of Accessories
100100 trailing cone for RVSM certification and flight test


Para pesquisa:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Maior do Brasil: KC-390 realiza o seu primeiro voo


KC-390 - Maior avião fabricado no Brasil




O Gigante realizou o seu primeiro voo que durou 1h 25 minutos e testou sistemas da maior aeronave já projetada no Brasil

A Embraer realizou hoje, com sucesso, o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliaçãode qualidades de voo e de desempenho.



"Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmosa tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco", disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

 "O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo", disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático."

Veja como foi o 1º voo do KC-390:



 "O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica.

 Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo. “O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível”, disse o comandante Louzada. "O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso."

Entregas em 2016

O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios.

Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

Também poderão ser levados 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa  ou 74 macas mais uma equipe médica em uma configuração de Evacuação Aeromédica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

 No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contratode produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves.

Fonte: Cavok - Defesa Net