terça-feira, 21 de outubro de 2014

KC-390 - A maior e mais sofisticada aeronave Brasileira foi apresentada


KC-390 - Orgulho Nacional 




KC-390, a maior e mais sofisticada aeronave brasileira foi apresentada hoje, às 12hs em SP - Hangar da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista.



Um grande marco para a aviação e especialmente para a Força Aérea Brasileira (FAB). Todas as atenções estarão voltadas para a apresentação (roll out) da aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER a partir dos requisitos estabelecidos pela FAB. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é responsável pela condução do projeto. A primeira aparição pública do novo protótipo do avião cargueiro ocorreu na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12 horas.

“O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC.

“O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC.





Com investimento total de R$ 12,1 bilhões de reais, sendo R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição das 28 unidades, o KC-390 deverá se tornar a espinha dorsal da aviação de transporte na FAB. Versátil, o avião vai cumprir missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar buscas, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre outras.




O avião representa o que há de mais moderno em termos de aviônica. O sistema possui uma interface intuitiva, facilitando a interação homem máquina e reduzindo a carga de trabalho da tripulação, aumentando assim a consciência situacional. As telas de alta resolução permitem que a tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada para as diferentes fases da missão. O sistema é também totalmente compatível com as mais avançadas normas de CNS/ATM em vigor na atualidade. O KC-390 também será dotado do sistema fly by wire, tecnologia onde os comandos são acionados totalmente de forma elétrica, dispensando a utilização de cabos e hastes.

Fonte: FAB

www.aeronaves.vai.la

domingo, 19 de outubro de 2014

Líder Aviação na NBAA 2014


Líder aviação na NBAA - Orlando / USA


www.nbaa.org


Com o objetivo de reforçar parcerias fora do Brasil, a LÍDER AVIAÇÃO participa, pela 3ª vez com estande próprio, da NBAA Annual Meeting & Convention. 

Entre os dias 21 e 23 de outubro de 2014, será realizada a maior feira de aviação executiva do mundo, em Orlando, nos Estados Unidos. São esperados cerca de mil expositores de diversos países e mais de 25 mil visitantes nos 3 dias de evento.

Segundo a diretora de atendimento aeroportuário da Líder, Cynthia Oliveira, o foco é estabelecer contatos que poderão render negócios futuros, tendo como alvo os Jogos Olímpicos do RJ em 2016.

A Líder Aviação vai expor seu portfólio completo de serviços.


Fonte: Infoaviação/Glamurama


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

17/10 - Dia da Indústria Aeronáutica



Dia da Indústria Aeronáutica



Foto: Secret. Aviação Civil


Hoje comemoramos o Dia da Indústria Aeronáutica. Há 79 anos o M-7, primeiro avião produzido por uma indústria brasileira, fez seu voo inaugural





A data comemora o primeiro vôo inaugural do bi plano Muniz M-7, em 1935, o primeiro a ser construído no Brasil. Projetado por António Guedes Muniz, em 1934, o modelo era um monomotor com dois assentos e capaz de fazer acrobacias. Ele foi desenvolvido em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e 27 unidades foram construídas.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Rolls-Royce e o 1º voo com sistema CTi



Rolls-Royce realiza primeiro voo com sistema CTi

Novas pás do fan em material compósito é destinado aos motores Advance e UltraFan


A Rolls-Royce realizou o primeiro voo com o novo sistema de pás do fan em material compósito de carbono e titânio (CTi, na sigla em inglês), destinado aos motores Advance e UltraFan.

O sistema foi instalado num motor Trent 1000, para fins de testes e concluiu com êxito o primeiro voo num voo de ensaio realizado em Tucson, no Arizona, EUA.

De acordo com dados preliminares divulgados pela Rolls-Royce, o motor Advance vai oferecer economia de pelo menos 20% menos na queima de combustível e na emissão de CO² do que a primeira geração do Trent, e estará pronto para entrar em serviço em 2020.

O design do UltraFan conta com um sistema variável do ângulo das pás do fan e é baseado em uma tecnologia que poderá entrar em operação a partir de 2025, oferecendo pelo menos 25% menos emissão de combustível e CO².
“O voo correu muito bem, e o motor que contém o conjunto de hélices CTi teve uma performance perfeita, exatamente como o esperado. Estamos ansiosos para testar o sistema mais rigorosamente na próxima fase”, comentou Mark Lewis, piloto de teste da Rolls-Royce.

O sistema CTi oferece lâminas de hélices mais leves, mantendo o desempenho aerodinâmico. Combinado com uma carenagem de compósito, o conjunto permite reduzir o peso em até 680 kg por aeronave, permitindo carregar sete passageiros a mais sem nenhum custo extra. 


Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Novidades: Mês de Outubro 2014


Novidades - Outubro 2014



Artigos:



Conteúdo - Manutenção Aeronáutica:



Seja bem vindo e volte sempre!!

Acordo entre Rolls-Royce e Norwegian para equipar Boeing´s 787-9 Dreamliner


Norwegian e Rolls-Royce anunciam acordo para
fornecimento de motores Trent 1000



A fabricante inglesa Rolls-Royce anunciou um acordo com a companhia aérea Norwegian para fornecer motores Trent 1000 para equipar nove aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner. A empresa também encomendou o serviço de suporte técnico de longo prazo para as turbinas no valor de US$ 440 milhões. As aeronaves arrendadas serão equipadas com o modelo mais recente Trent 1000-TEN, que garante excelente desempenho de queima de combustível durante a vida útil. A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, que somam mais de 380 companhias aéreas e empresas de leasing e está presente no Brasil há 55 anos. 


Fontes: Revista FLAP