domingo, 15 de fevereiro de 2015

Aeromodelismo, música e acrobacias

Aeromodelismo indoor - Competição com músicas e acrobacias

Linda apresentação! 


Aos amigos entusiastas do aeromodelismo e de uma boa música: Prof. Eduardo, Ubirajara Bira, Guilherme, Jones, Antonio Augusto, Thiago, Aroldo, Lucas (Museu)






Nova companhia aérea brasileira

Maria da Glória - Transportes Aéreos 

Nova Companhia aérea brasileira

Segundo o site alemão ‘ch-aviation’ a companhia deverá iniciar voos em breve utilizando dois aviões: um EMB-120 e um ATR42

Foto meramente ilustrativa - ATR-42

No ano passado uma nova companhia aérea brasileira, que se dedicará ao transporte de passageiros, carga e correio em linhas regionais, foi constituída. A nova empresa denominada ‘Maria da Glória Transportes Aéreos’ tem sede em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, no Nordeste Brasileira.

Foto meramente ilustrativa - Embraer Brasília EMB-120

Em Outubro de 2014 a empresa recebeu o seu certificado de operador aéreo (COA) da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, pelo período de 12 meses, tendo a respectiva autorização sido publicada nessa data no Diário Oficial da União (DOU).

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sikorsky fecha parceria com o ITA


Sikorsky e ITA - Parceria para o futuro das "Asas Rotativas"


 

A tecnologia aeronáutica brasileira tem se mostrado muito eficiente ao longos dos últimos anos.  Após criar o primeiro avião de acrobacias, bater recordes de velocidade, lançamento do KC-390, e empresa Antonov demostrar interesse em trocar a Ucrânia pelo Brasil, a fabricante SIKORSKY AIRCRAFT fechou uma importante parceria com o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para a criação de uma disciplina de desenho de asa rotativa...Veja a reportagem completa:



A fabricante americana de helicópteros Sikorsky fechou ontem uma parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a criação da disciplina de desenho de asa rotativa (helicópteros), no último ano do curso de engenharia aeronáutica do instituto.O vice-presidente da Sikorsky para a América Latina, Antônio Pugas, disse que a empresa ajudará o ITA na elaboração do conteúdo da nova disciplina, além de auxiliar na avaliação de projetos de final de curso focados em helicópteros.

O executivo informou que a empresa investirá US$ 350 mil na instalação de um laboratório para as aulas práticas de asas rotativas. O novo laboratório contará com simulador do helicóptero S-76, cuja frota no país soma 120 aeronaves. Pugas explicou que a formação de engenheiros voltados para o segmento de helicópteros é parte da estratégia da Sikorsky para se instalar no Brasil. “O primeiro passo nessa direção é a instalação de um escritório na região de Campinas, onde o grupo United Technologies, que também controla a fabricante de motores Pratt & Whitney, já possui empresas.”

ITA III



A empresa está negociando a construção de um centro de manutenção no Brasil, que ficará instalado na região do Vale do Paraíba, provavelmente no município de Taubaté, onde o Exército tem uma base de aviação, que já utiliza helicópteros da Sikorsky. O executivo disse que o investimento previsto no projeto do centro de manutenção no Brasil é estimado em US$ 20 milhões. “Estamos em negociação avançada com a prefeitura de Taubaté, mas ainda não fechamos”, disse.

Hoje, segundo Pugas, a manutenção da frota da Sikorsky no Brasil é feita em parte pelos operadores e algumas peças são enviadas para os Estados Unidos. A Líder Aviação é a principal operadora dos helicópteros da Sikorsky no país, com mais de 50 aeronaves. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi a primeira no Brasil a criar uma disciplina de fundamentos de engenharia de helicópteros dentro do curso de graduação em engenharia aeronáutica.

BHS Taxi Aéreo - S-76 C++


Mas o tema também é abordado em outras matérias, relacionadas à parte de aerodinâmica e de desempenho de aeronaves e também ensaio e segurança de voo. A Universidade coordena a implantação de um polo aeronáutico no sul de Minas Gerais, que contempla a criação de um Centro de Tecnologia para Helicópteros (CTH). A cidade de Itajubá abriga a fábrica de helicópteros da Helibras. O projeto conta com o apoio dos governos federal e estadual, além da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da Helibras.

Por Virgínia Silveira (Revista Operacional)


Para conhecimento:

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior (IES) do Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.

O ITA possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente no setor aeroespacial. É considerado uma das melhores IES do Brasil. O ITA oferece aos seus alunos alimentação gratuita e moradia de baixo custo, dentro do próprio DCTA

A Sikorsky foi fundada em 1925 pelo engenheiro aeronáutico Igor Sikorsky, um imigrante americano nascido em Kiev. A empresa, chamada "Sikorsky Manufacturing Company", iniciou a produção de aviões em Roosevelt, New York naquele ano. Em 1929 a companhia mudou-se para Stratford, Connecticut. Se tornou parte da United Aircraft and Transport Corporation (agora United Technologies Corporation) em Julho daquele ano.
Igor Sikorsky desenvolveu o Sikorsky R-4, o primeiro helicóptero estável, totalmente controlável, a entrar em produção de larga-escala em 1942.
Hoje, a Sikorsky ainda é uma das principais fabricantes de helicóptero, produzindo modelos bem conhecidos como o UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk, assim como modelos experimentais como o Sikorsky S-72 X-Wing.
A companhia adquiriu a Helicopter Support Inc. (H.S.I) em 1998.

Outras Fontes:
http://www.aviationtoday.com/rw/topstories/Sikorsky-to-Collaborate-with-Brazilian-Aerospace-University_84177.html#.VOCxqvnF9qU


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Motores a jato


Curiosidades sobre o motor a jato (Motor a reação)



O Motor a reação, também conhecido como motor a jato ou ainda apenas como reator, é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton. Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.

Nos modernos motores a jato, temos uma parte inicial responsável pela captura e compressão do ar, sendo depois injetado combustível nesse ar sob pressão, que sai acelerado pela parte traseira, impulsionando o motor (consequentemente a aeronave) pra frente.


Uma das perguntas que frequentemente surgem em discussões é: se estes motores aspiram o ar à sua frente com forte sucção, o que acontece quando aspiram outras coisas que não "ar limpo"?

Bem, os motores a jato usados nos aviões, são concebidos para aguentar todo o tipo de abusos.

No vídeo abaixo, podemos ver estes motores sendo testados para resistir a enormes cargas de água, granizo... e até aves (Birdstrike). E se por algum motivo algum deles falhar ou avariar, os aviões estão concebidos para conseguirem pousar em segurança mesmo com apenas o motor que lhe restou.





Separei mais um vídeos com ótimas explicações sobre o funcionamento desse tipo de motor. Espero ter ajudado a entender um pouco mais...abraços!

How Jet engines works:




domingo, 8 de fevereiro de 2015

Fábrica da "Antonov Company" quer se instalar no Brasil


Antonov pretende trocar a Ucrânia pela Bahia (Brasil)





Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, a fábrica de aviões Antonov, da Ucrânia, vai desembarcar em Salvador na próxima semana para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano para instalar-se na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus. As conversas já aconteceram com o governador Rui Costa, que delegou os secretários João Leão (Planejamento) e James Correia (Indústria e Comércio) para arrematar os ajustes finais.

A Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares, mas também fabrica hoje o bombardeio Sukhoi, um supersônico militar com capacidade para carregar oito mísseis. No caso, a ideia não é abrir uma filial brasileira e sim transferir a fábrica da Ucrânia para cá. A empresa virá trazendo para cá toda a tecnologia.

A aproximação com o Brasil se deu por conta das brigas entre a Ucrânia e a Rússia. Ou seja, lá o espaço ficou curto.

Vantagem baiana – Minas Gerais está querendo levar a Antonov para lá. Ilhéus está na vantagem: tem projetados porto e aeroporto e já em andamento a ferrovia.

Produção – Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a Antonov já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões: de guerra, transporte de passageiros e usos diversos. Tem mais de 12 mil funcionários e está em 76 países.

ZPE em janeiro – Criada há 17 anos, a ZPE de Ilhéus tem prazo para começar a funcionar: janeiro de 2016. Otávio Pimentel, presidente da ZPE, diz que há várias empresas interessadas, mas pedem sigilo até assinarem o protocolo de intenções.

– Está tudo caminhando bem.

FONTE: atarde.uol.com.br / Coluna Tempo Presente / Aerojor



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Honeywell - Controle por voz no cockpit


Comandos por reconhecimento de voz no cockpit



A Honeywell Aerospace (UK - Inglaterra) está testando um dispositivo de reconhecimento de voz dentro do cockpit utilizando um sistema desenvolvido recentemente, permitindo que novas tecnologias como o controle de reconhecimento de voz se integrem com mais facilidade no convés de voo. 

O Ambiente de Prototipagem Inovador (HIPE) permite que os pilotos operem uma unidade de controle multiuso tradicional a partir de uma interface com o tablet que incorpora novas funções. Esse novo sistema em teste possibilita que novas tecnologias sejam integradas com mais facilidade. A empresa está usando o HIPE para teste de reconhecimento de voz em uma aeronave Embraer 170 e está trabalhando com pilotos e clientes para avaliar sua usabilidade, segurança e eficiência em um cenário real de voo. O CONTROLE POR VOZ será um grande avanço pois poderá eliminar muitas etapas manuais necessárias na execução de um comando, o que vai permitir a diminuição da carga de trabalho para o piloto se concentrar em voar com segurança e eficiência. O reconhecimento de voz pode ser muito útil para ativar comandos ou menus utilizados com pouca frequência poupando o tempo da tripulação. Para mais informações acesse o portal www.aerospace.honeywell.com. 

 O HIPE é uma parte essencial da Honeywell User Experience, uma abordagem de tecnologia intuitiva desenvolvida para o usuário final e é peça chave para testar os conceitos da próxima geração.

Fonte: AINOnline
http://www.ainonline.com/aviation-news/aerospace/2015-02-03/honeywell-flight-testing-voice-control-flight-deck


O que é Trailing Cone?



Trailing Cone (Cone estático de fuga)

Trailing static cones



Vamos conhecer hoje um componente/equipamento que chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive eu. Podemos visualizar no 1º voo do KC-390, no dia 3 de fevereiro de 2015, (aos 1m 15seg do vídeo do KC-390), um "cabo" e um "cone" pendurados na parte traseira da aeronave. Agradeço ao colega Mitchel que me ajudou na solução desse mistério. 




O nome desse equipamento é TRAILING CONE 




Quando uma aeronave está em fase de testes (Primeiro voo) é comum o uso desse equipamento para se coletar medidas sobre a pressão do ar. Esses dados servem para calibrar os instrumentos da aeronave. Durante a decolagem podemos vê-lo recolhido, e o mesmo se estende no momento do voo, ficando mais distante da cauda do avião, onde não haveria interferência da aeronave para se realizar tal medição.




 Foram testados em 1950 e 1960 como um meio simples de calibrar a pressão estática (dados e relatórios de altitude e pressão). O equipamento faz isso por meio de uma medição precisa da pressão atmosférica ambiente (pressão estática) bem longe de fuselagem da aeronave. O sistema de cone de fuga pode medir até 1 a 1,5 vezes o tamanho da envergadura da aeronave contém um tubo de pressão de alta resistência. A pressão estática é medida através de várias portas estáticas. 


Vídeo:



As calibrações em voo de precisão são utilizados para quantificar ou verificar o desempenho do sistema de altimetria


Data Sheet - PN 100100 Trailing Cone


Static Source Error Calibration Tool for Flight Test and RVSM Certification

trailing cone for RVSM certification

Summary Features

Rugged Stainless Steel, Nylon, and Composite Fiber Construction

Easy Connection to the Aircraft Using Standard AN Fitting
Spare Cone Provided Standard
User-Specified Length
Optional Technical Documentation
Range of Accessories
100100 trailing cone for RVSM certification and flight test


Para pesquisa: