quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A Lesma Marinha e a Aviação...


A Lesma-do-Mar e a Indústria Aeronáutica

Limpet's teeth are the strongest material known to man



Researchers from the University of Portsmouth have discovered that limpets – small aquatic snail-like creatures with conical shells – have teeth with biological structures so strong they could be copied to make cars, boats and planes of the future.

O dente da Lesma Marinha (Limpet Teeth), Segundo a Universidade de Portsmouth (University of Portsmouth), é o material biológico mais resistente do mundo. Chega a ser 5x mais resistente do que a teia de aranha (Já utilizada para fabricar coletes a prova de bala). 

Um dos animais mais lentos do mundo pode contribuir na construção de carros, navios e até aviões. Engenheiros da Inglaterra descobriram que os dentes do animal são a substância mais resistente já analisadas. A indústria aeronáutica irá se beneficiar da descoberta, pois busca sempre materiais mais leves e resistentes. A indústria automobilística já demonstrou interesse, principalmente o segmento de "high perfomance" como a fórmula 1, por exemplo.

As Lesmas-do-Mar possuem uma língua com dentes capazes de escavar rochas para encontrar comida.

Para se ter ideia, um FIO desse material do tamanho e espessura de um MACARRÃO, suportaria aproximadamente 1500 Kg. 

The Telegraph:

''This discovery means that the fibrous structures found in limpet teeth could be mimicked and used in high-performance engineering applications such as Formula 1 racing cars, the hulls of boats and aircraft structures.
''Engineers are always interested in making these structures stronger to improve their performance or lighter so they use less material.''
Limpets' teeth were also found to be the same strength, no matter what the size.




Prof Barber added: ''Generally a big structure has lots of flaws and can break more easily than a smaller structure, which has fewer flaws and is stronger.

''The problem is that most structures have to be fairly big, so they're weaker than we would like. Limpet teeth break this rule as their strength is the same no matter what the size.''
Examining effective designs in nature and then making structures based on these designs is known as 'bio-inspiration'.
Prof Barber said: ''Biology is a great source of inspiration when designing new structures but with so many biological structures to consider, it can take time to discover which may be useful.''

Fonte: UOP News - University of Portsmouth / Jornal Hoje / The Telegraph


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Antonov An-225 Mriya - O maior de todos

Antonov AN-225 Mriya - O Gigante dos céus




O Antonov An-225 está disponível comercialmente para transportar cargas de grandes proporções, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam. 



O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. Atualmente, há somente uma aeronave em operação.
O An-225 foi desenhado para o Programa Espacial da União Soviética em substituição ao Myasishchev VM-T, Capaz de transportar os foguetes.






Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. A aeronave estava em uma demonstração estática no Paris Air Show em 1989 e voou durante os dias liberados ao público no Farnborough Air Show, em 1990. Duas aeronaves foram encomendadas, que atualmente são operadas pela Antonov Airlines, matriculadas UR-82060 e UR-82070. Estes são disponíveis comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 250.000 kg internamente, ou ainda 200.000 kg na área superior à fuselagem. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.


 

O segundo An-225 foi construído parcialmente durante o final da década dos anos 80 para o uso do Programa Espacial Soviético. O desenho do segundo An-225 incluía uma porta de carga traseira e uma cauda redesenhada com um único estabilizador vertical, desta forma, sendo mais efetivo para o transporte cargueiro. Após o colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran, este An-225 foi armazenado em 1994. Os seis motores Ivchenko Progress foram removidos de uso nos An-124. O primeiro An-225 foi mais tarde re-motorizado e colocado em serviço.

Antonov 225 no Brasil (Vídeo):



No ano de 2000, se tornou aparente a necessidade da capacidade do An-225, e foi decidido em Setembro de 2006, completar a construção do segundo An-225. Esta segunda aeronave tinha encomenda prevista por volta de 2008, mas foi adiado.

Inicialmente, o modelo An-225 foi concebido para carregar o ônibus espacial soviético Buran na parte externa da fuselagem. Dito e feito: como um carro que transporta uma prancha de surf nos finais de semana, o gigante cumpriu sua missão em junho de 1989, durante o Paris Air Show, evento considerado como o maior do mundo em relação a demonstrações aéreas.



Fora a capacidade suportada pelo rack exterior (200 toneladas), o Mriya aguenta ainda mais peso na parte interna dos seus compartimentos (250 toneladas). Entretanto, uma medida exclui a outra, ou seja, a carga se concentra ou dentro ou fora da aeronave. O recorde de transporte foi estabelecido em setembro de 2001, quando um carregamento de 253,86 foi conduzido por cerca de 1000 km.


O maior mamífero do mundo, a baleia azul, com suas 180 toneladas e mais de 30 metros de comprimento, poderia ser transportada sem problemas pelos ares através do maior avião do mundo — o comprimento de 84 metros e a altura de 18 metros ajudam a “estacionar” carregamentos enormes no bagageiro.

Curiosidades sobre o Antonov AN-225:

* Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente.

* É o maior avião em operação do mundo.

Hughes H-4 Hercules

* O único avião a ter maior envergadura de asa que o An-225 é o Hughes H-4 Hercules "Spruce Goose". Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve, nunca voou acima dos vinte e um metros (70 pés) e voou somente uma vez, ao passo que o An-225 já executou centenas de voos.

Fonte: Supermáquinas / Discovery /Aviões e Músicas / Wikipedia

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Aeromodelismo, música e acrobacias

Aeromodelismo indoor - Competição com músicas e acrobacias

Linda apresentação! 


Aos amigos entusiastas do aeromodelismo e de uma boa música: Prof. Eduardo, Ubirajara Bira, Guilherme, Jones, Antonio Augusto, Thiago, Aroldo, Lucas (Museu)






Nova companhia aérea brasileira

Maria da Glória - Transportes Aéreos 

Nova Companhia aérea brasileira

Segundo o site alemão ‘ch-aviation’ a companhia deverá iniciar voos em breve utilizando dois aviões: um EMB-120 e um ATR42

Foto meramente ilustrativa - ATR-42

No ano passado uma nova companhia aérea brasileira, que se dedicará ao transporte de passageiros, carga e correio em linhas regionais, foi constituída. A nova empresa denominada ‘Maria da Glória Transportes Aéreos’ tem sede em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, no Nordeste Brasileira.

Foto meramente ilustrativa - Embraer Brasília EMB-120

Em Outubro de 2014 a empresa recebeu o seu certificado de operador aéreo (COA) da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, pelo período de 12 meses, tendo a respectiva autorização sido publicada nessa data no Diário Oficial da União (DOU).

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sikorsky fecha parceria com o ITA


Sikorsky e ITA - Parceria para o futuro das "Asas Rotativas"


 

A tecnologia aeronáutica brasileira tem se mostrado muito eficiente ao longos dos últimos anos.  Após criar o primeiro avião de acrobacias, bater recordes de velocidade, lançamento do KC-390, e empresa Antonov demostrar interesse em trocar a Ucrânia pelo Brasil, a fabricante SIKORSKY AIRCRAFT fechou uma importante parceria com o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para a criação de uma disciplina de desenho de asa rotativa...Veja a reportagem completa:



A fabricante americana de helicópteros Sikorsky fechou ontem uma parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a criação da disciplina de desenho de asa rotativa (helicópteros), no último ano do curso de engenharia aeronáutica do instituto.O vice-presidente da Sikorsky para a América Latina, Antônio Pugas, disse que a empresa ajudará o ITA na elaboração do conteúdo da nova disciplina, além de auxiliar na avaliação de projetos de final de curso focados em helicópteros.

O executivo informou que a empresa investirá US$ 350 mil na instalação de um laboratório para as aulas práticas de asas rotativas. O novo laboratório contará com simulador do helicóptero S-76, cuja frota no país soma 120 aeronaves. Pugas explicou que a formação de engenheiros voltados para o segmento de helicópteros é parte da estratégia da Sikorsky para se instalar no Brasil. “O primeiro passo nessa direção é a instalação de um escritório na região de Campinas, onde o grupo United Technologies, que também controla a fabricante de motores Pratt & Whitney, já possui empresas.”

ITA III



A empresa está negociando a construção de um centro de manutenção no Brasil, que ficará instalado na região do Vale do Paraíba, provavelmente no município de Taubaté, onde o Exército tem uma base de aviação, que já utiliza helicópteros da Sikorsky. O executivo disse que o investimento previsto no projeto do centro de manutenção no Brasil é estimado em US$ 20 milhões. “Estamos em negociação avançada com a prefeitura de Taubaté, mas ainda não fechamos”, disse.

Hoje, segundo Pugas, a manutenção da frota da Sikorsky no Brasil é feita em parte pelos operadores e algumas peças são enviadas para os Estados Unidos. A Líder Aviação é a principal operadora dos helicópteros da Sikorsky no país, com mais de 50 aeronaves. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi a primeira no Brasil a criar uma disciplina de fundamentos de engenharia de helicópteros dentro do curso de graduação em engenharia aeronáutica.

BHS Taxi Aéreo - S-76 C++


Mas o tema também é abordado em outras matérias, relacionadas à parte de aerodinâmica e de desempenho de aeronaves e também ensaio e segurança de voo. A Universidade coordena a implantação de um polo aeronáutico no sul de Minas Gerais, que contempla a criação de um Centro de Tecnologia para Helicópteros (CTH). A cidade de Itajubá abriga a fábrica de helicópteros da Helibras. O projeto conta com o apoio dos governos federal e estadual, além da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da Helibras.

Por Virgínia Silveira (Revista Operacional)


Para conhecimento:

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior (IES) do Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.

O ITA possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente no setor aeroespacial. É considerado uma das melhores IES do Brasil. O ITA oferece aos seus alunos alimentação gratuita e moradia de baixo custo, dentro do próprio DCTA

A Sikorsky foi fundada em 1925 pelo engenheiro aeronáutico Igor Sikorsky, um imigrante americano nascido em Kiev. A empresa, chamada "Sikorsky Manufacturing Company", iniciou a produção de aviões em Roosevelt, New York naquele ano. Em 1929 a companhia mudou-se para Stratford, Connecticut. Se tornou parte da United Aircraft and Transport Corporation (agora United Technologies Corporation) em Julho daquele ano.
Igor Sikorsky desenvolveu o Sikorsky R-4, o primeiro helicóptero estável, totalmente controlável, a entrar em produção de larga-escala em 1942.
Hoje, a Sikorsky ainda é uma das principais fabricantes de helicóptero, produzindo modelos bem conhecidos como o UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk, assim como modelos experimentais como o Sikorsky S-72 X-Wing.
A companhia adquiriu a Helicopter Support Inc. (H.S.I) em 1998.

Outras Fontes:
http://www.aviationtoday.com/rw/topstories/Sikorsky-to-Collaborate-with-Brazilian-Aerospace-University_84177.html#.VOCxqvnF9qU


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Curiosidades: Motores a jato


Curiosidades sobre o motor a jato (Motor a reação)



O Motor a reação, também conhecido como motor a jato ou ainda apenas como reator, é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton. Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.

Nos modernos motores a jato, temos uma parte inicial responsável pela captura e compressão do ar, sendo depois injetado combustível nesse ar sob pressão, que sai acelerado pela parte traseira, impulsionando o motor (consequentemente a aeronave) pra frente.


Uma das perguntas que frequentemente surgem em discussões é: se estes motores aspiram o ar à sua frente com forte sucção, o que acontece quando aspiram outras coisas que não "ar limpo"?

Bem, os motores a jato usados nos aviões, são concebidos para aguentar todo o tipo de abusos.

No vídeo abaixo, podemos ver estes motores sendo testados para resistir a enormes cargas de água, granizo... e até aves (Birdstrike). E se por algum motivo algum deles falhar ou avariar, os aviões estão concebidos para conseguirem pousar em segurança mesmo com apenas o motor que lhe restou.





Separei mais um vídeos com ótimas explicações sobre o funcionamento desse tipo de motor. Espero ter ajudado a entender um pouco mais...abraços!

How Jet engines works:




domingo, 8 de fevereiro de 2015

Fábrica da "Antonov Company" quer se instalar no Brasil


Antonov pretende trocar a Ucrânia pela Bahia (Brasil)





Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, a fábrica de aviões Antonov, da Ucrânia, vai desembarcar em Salvador na próxima semana para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano para instalar-se na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus. As conversas já aconteceram com o governador Rui Costa, que delegou os secretários João Leão (Planejamento) e James Correia (Indústria e Comércio) para arrematar os ajustes finais.

A Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares, mas também fabrica hoje o bombardeio Sukhoi, um supersônico militar com capacidade para carregar oito mísseis. No caso, a ideia não é abrir uma filial brasileira e sim transferir a fábrica da Ucrânia para cá. A empresa virá trazendo para cá toda a tecnologia.

A aproximação com o Brasil se deu por conta das brigas entre a Ucrânia e a Rússia. Ou seja, lá o espaço ficou curto.

Vantagem baiana – Minas Gerais está querendo levar a Antonov para lá. Ilhéus está na vantagem: tem projetados porto e aeroporto e já em andamento a ferrovia.

Produção – Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a Antonov já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões: de guerra, transporte de passageiros e usos diversos. Tem mais de 12 mil funcionários e está em 76 países.

ZPE em janeiro – Criada há 17 anos, a ZPE de Ilhéus tem prazo para começar a funcionar: janeiro de 2016. Otávio Pimentel, presidente da ZPE, diz que há várias empresas interessadas, mas pedem sigilo até assinarem o protocolo de intenções.

– Está tudo caminhando bem.

FONTE: atarde.uol.com.br / Coluna Tempo Presente / Aerojor