domingo, 8 de fevereiro de 2015

Fábrica da "Antonov Company" quer se instalar no Brasil


Antonov pretende trocar a Ucrânia pela Bahia (Brasil)





Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, a fábrica de aviões Antonov, da Ucrânia, vai desembarcar em Salvador na próxima semana para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano para instalar-se na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus. As conversas já aconteceram com o governador Rui Costa, que delegou os secretários João Leão (Planejamento) e James Correia (Indústria e Comércio) para arrematar os ajustes finais.

A Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares, mas também fabrica hoje o bombardeio Sukhoi, um supersônico militar com capacidade para carregar oito mísseis. No caso, a ideia não é abrir uma filial brasileira e sim transferir a fábrica da Ucrânia para cá. A empresa virá trazendo para cá toda a tecnologia.

A aproximação com o Brasil se deu por conta das brigas entre a Ucrânia e a Rússia. Ou seja, lá o espaço ficou curto.

Vantagem baiana – Minas Gerais está querendo levar a Antonov para lá. Ilhéus está na vantagem: tem projetados porto e aeroporto e já em andamento a ferrovia.

Produção – Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a Antonov já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões: de guerra, transporte de passageiros e usos diversos. Tem mais de 12 mil funcionários e está em 76 países.

ZPE em janeiro – Criada há 17 anos, a ZPE de Ilhéus tem prazo para começar a funcionar: janeiro de 2016. Otávio Pimentel, presidente da ZPE, diz que há várias empresas interessadas, mas pedem sigilo até assinarem o protocolo de intenções.

– Está tudo caminhando bem.

FONTE: atarde.uol.com.br / Coluna Tempo Presente / Aerojor



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Honeywell - Controle por voz no cockpit


Comandos por reconhecimento de voz no cockpit



A Honeywell Aerospace (UK - Inglaterra) está testando um dispositivo de reconhecimento de voz dentro do cockpit utilizando um sistema desenvolvido recentemente, permitindo que novas tecnologias como o controle de reconhecimento de voz se integrem com mais facilidade no convés de voo. 

O Ambiente de Prototipagem Inovador (HIPE) permite que os pilotos operem uma unidade de controle multiuso tradicional a partir de uma interface com o tablet que incorpora novas funções. Esse novo sistema em teste possibilita que novas tecnologias sejam integradas com mais facilidade. A empresa está usando o HIPE para teste de reconhecimento de voz em uma aeronave Embraer 170 e está trabalhando com pilotos e clientes para avaliar sua usabilidade, segurança e eficiência em um cenário real de voo. O CONTROLE POR VOZ será um grande avanço pois poderá eliminar muitas etapas manuais necessárias na execução de um comando, o que vai permitir a diminuição da carga de trabalho para o piloto se concentrar em voar com segurança e eficiência. O reconhecimento de voz pode ser muito útil para ativar comandos ou menus utilizados com pouca frequência poupando o tempo da tripulação. Para mais informações acesse o portal www.aerospace.honeywell.com. 

 O HIPE é uma parte essencial da Honeywell User Experience, uma abordagem de tecnologia intuitiva desenvolvida para o usuário final e é peça chave para testar os conceitos da próxima geração.

Fonte: AINOnline
http://www.ainonline.com/aviation-news/aerospace/2015-02-03/honeywell-flight-testing-voice-control-flight-deck


O que é Trailing Cone?



Trailing Cone (Cone estático de fuga)

Trailing static cones



Vamos conhecer hoje um componente/equipamento que chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive eu. Podemos visualizar no 1º voo do KC-390, no dia 3 de fevereiro de 2015, (aos 1m 15seg do vídeo do KC-390), um "cabo" e um "cone" pendurados na parte traseira da aeronave. Agradeço ao colega Mitchel que me ajudou na solução desse mistério. 




O nome desse equipamento é TRAILING CONE 




Quando uma aeronave está em fase de testes (Primeiro voo) é comum o uso desse equipamento para se coletar medidas sobre a pressão do ar. Esses dados servem para calibrar os instrumentos da aeronave. Durante a decolagem podemos vê-lo recolhido, e o mesmo se estende no momento do voo, ficando mais distante da cauda do avião, onde não haveria interferência da aeronave para se realizar tal medição.




 Foram testados em 1950 e 1960 como um meio simples de calibrar a pressão estática (dados e relatórios de altitude e pressão). O equipamento faz isso por meio de uma medição precisa da pressão atmosférica ambiente (pressão estática) bem longe de fuselagem da aeronave. O sistema de cone de fuga pode medir até 1 a 1,5 vezes o tamanho da envergadura da aeronave contém um tubo de pressão de alta resistência. A pressão estática é medida através de várias portas estáticas. 


Vídeo:



As calibrações em voo de precisão são utilizados para quantificar ou verificar o desempenho do sistema de altimetria


Data Sheet - PN 100100 Trailing Cone


Static Source Error Calibration Tool for Flight Test and RVSM Certification

trailing cone for RVSM certification

Summary Features

Rugged Stainless Steel, Nylon, and Composite Fiber Construction

Easy Connection to the Aircraft Using Standard AN Fitting
Spare Cone Provided Standard
User-Specified Length
Optional Technical Documentation
Range of Accessories
100100 trailing cone for RVSM certification and flight test


Para pesquisa:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Maior do Brasil: KC-390 realiza o seu primeiro voo


KC-390 - Maior avião fabricado no Brasil




O Gigante realizou o seu primeiro voo que durou 1h 25 minutos e testou sistemas da maior aeronave já projetada no Brasil

A Embraer realizou hoje, com sucesso, o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliaçãode qualidades de voo e de desempenho.



"Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmosa tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco", disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

 "O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo", disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático."

Veja como foi o 1º voo do KC-390:



 "O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica.

 Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo. “O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível”, disse o comandante Louzada. "O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso."

Entregas em 2016

O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios.

Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

Também poderão ser levados 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa  ou 74 macas mais uma equipe médica em uma configuração de Evacuação Aeromédica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

 No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contratode produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves.

Fonte: Cavok - Defesa Net


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Processo seletivo para estágio na GOL 2015


GOL ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO 2015



A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inicia o primeiro processo seletivo para estágio de 2015. Ao todo, são 32 vagas distribuídas entre a sede da companhia e central de relacionamento com o cliente, em São Paulo, e o Centro de Manutenção de Aeronaves, em Belo Horizonte/Confins.

As vagas contemplam estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Aviação Civil, Engenharia, Economia, Matemática, Estatística, Psicologia, Direito, Turismo, Ciências Contábeis, Marketing e Comunicação Social, com conclusão prevista entre 1º e o 2º semestre de 2016.

“A aviação gera encantamento em muitas pessoas. É um setor bastante peculiar e desafiador, que exige habilidades fundamentais e necessárias para nossas operações, uma vez que todas as áreas precisam trabalhar de forma integrada, focada em resultados e principalmente na segurança, qualidade e eficiência dos nossos voos”, afirma Jean Carlo Alves Nogueira, diretor de Recursos Humanos da GOL.

“O crescimento da indústria de aviação nestes últimos anos nos levou a procurar por profissionais que se destacam no mercado de trabalho e que estejam alinhados aos nossos princípios, aos nossos valores e jeito de ser do nosso time. E com nosso programa de estágio não é diferente. Nossos processos seletivos têm se fortalecido a cada ano como porta de entrada para diversos jovens que procuram se desenvolver profissionalmente no mercado de trabalho”, complementa.

Em 2014, foram 23 mil estudantes inscritos nos processos seletivos de estágio na GOL, triplicando o número de candidatos a uma vaga na companhia. A companhia também foi indicada como uma das empresas dos sonhos dos estudantes de administração e engenharia no ranking organizado pela consultoria Universum e publicada pela Revista Exame.



Entre os benefícios, os jovens profissionais receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição, recesso remunerado, seguro de vida e benefício viagem. Para se inscrever os candidatos devem acessar o site Vagas.com e em seguida cadastrar seus currículos.

As inscrições estarão abertas até 8 de fevereiro. O processo é composto por testes online, dinâmica de grupo e entrevista com os gestores. O início das atividades está previsto para abril.

Serviço: Programa de Estágio GOL 2015
Inscrição: Até 8 de fevereiro


Pré - requisitos: Formação acadêmica prevista para o 1° ou 2° Semestre de 2016. Conhecimentos em inglês e informática, a partir do nível intermediário.

Associação Brasileira de Empresas Aéreas


domingo, 25 de janeiro de 2015

Avião elétrico que recarrega a bateria durante o voo


Primeiro avião híbrido-elétrico no mundo que pode recarregar as baterias durante o voo é testado na Inglaterra


The world's first hybrid-electric aircraft that can recharge while flying.


A Universidade de Cambridge na Inglaterra testa o que seria o primeiro avião híbrido-elétrico no mundo que pode recarregar as baterias durante o voo.

"O avião elétrico é um projeto estudado por vários países e Universidades pelo mundo. Em breve teremos novidades!! Enquanto isso, estamos acompanhando a evolução dessa nova forma de voar. Dessa vez, vamos para a "Terra da Rainha", conhecer o avião testado pela Universidade de Cambridge."

A Universidade de Cambridge aeronaves testa o que seria o primeiro avião híbrido-elétrico do mundo que recarrega as baterias durante o voo.


O avião híbrido-elétrico, primeiro a ser capaz de recarregar suas baterias em voo, foi testado no Reino Unido. O avião utiliza um "sistema de propulsão paralelo híbrido-elétrico", onde um motor elétrico funciona com um motor a gasolina regular para conduzir uma hélice. Ele acaba de ser testado num local de ensaio em Northamptonshire.

De acordo com os engenheiros de Cambridge, o avião usa 30% menos combustível do que um modelo semelhante que só usa um motor a gasolina. Mais importante ainda, o novo design também pode recarregar suas baterias durante o voo - algo que nunca foi conseguido antes. 

"Apesar de carros híbridos já estão disponíveis há mais de uma década, o que atrasa o desenvolvimento de híbridos ou aeronave totalmente elétrica até agora é a tecnologia da bateria", disse o líder do projeto e professor de Cambridge Paul Robertson, em comunicado. "Até recentemente, eles têm sido muito pesado e não tem capacidade de gerar energia suficiente Mas com o advento das baterias de lítio-polímero melhoradas, semelhante ao que você encontraria em um computador laptop, aeronave híbrida -. Ainda que em pequena escala - agora estão começando a se tornar viáveis. "

O avião usa seu motor de pistão de 4 tempos e motor elétrico durante a descolagem e escalada. Mas, uma vez no modo de cruzeiro, o motor eléctrico desliga o gerador eléctrico de uma forma semelhante a um carro híbrido. Uma vez que a altura máxima é atingida, o modo gerador pode, em seguida, recarregar as baterias ou ser usado na modalidade motor auxiliar para minimizar o consumo de combustível, segundo a universidade. 
O projeto é vital para o combater o impacto sobre o meio ambiente.  A equipe observa que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estima "a aviação é responsável por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono provocadas pelo homem."

O plano é um passo "para um ar mais limpo, e promover viagens aéreas com baixa emissão de carbono". Mais pesquisas ainda são necessárias para prolongar o tempo de voo. 


Ainda assim, o modelo manifestante Cambridge está na direção certa para criar o primeiro avião totalmente elétrico, que poderia em breve ser usado comercialmente.


Fontes: Gizmag and RT