Vamos conhecer hoje um componente/equipamento que chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive eu. Podemos visualizar no 1º voo do KC-390, no dia 3 de fevereiro de 2015, (aos 1m 15seg do vídeo do KC-390), um "cabo" e um "cone" pendurados na parte traseira da aeronave. Agradeço ao colega Mitchel que me ajudou na solução desse mistério.
O nome desse equipamento é TRAILING CONE
Quando uma aeronave está em fase de testes (Primeiro voo) é comum o uso desse equipamento para se coletar medidas sobre a pressão do ar. Esses dados servem para calibrar os instrumentos da aeronave. Durante a decolagem podemos vê-lo recolhido, e o mesmo se estende no momento do voo, ficando mais distante da cauda do avião, onde não haveria interferência da aeronave para se realizar tal medição.
Foram testados em 1950 e 1960 como um meio simples de calibrar a pressão estática (dados e relatórios de altitude e pressão). O equipamento faz isso por meio de uma medição precisa da pressão atmosférica ambiente (pressão estática) bem longe de fuselagem da aeronave. O sistema de cone de fuga pode medir até 1 a 1,5 vezes o tamanho da envergadura da aeronave contém um tubo de pressão de alta resistência. A pressão estática é medida através de várias portas estáticas.
Vídeo:
As calibrações em voo de precisão são utilizados para quantificar ou verificar o desempenho do sistema de altimetria
Data Sheet - PN 100100 Trailing Cone
trailing cone for RVSM certification
Summary Features
Rugged Stainless Steel, Nylon, and Composite Fiber Construction
Easy Connection to the Aircraft Using Standard AN Fitting
Spare Cone Provided Standard
User-Specified Length
Optional Technical Documentation
Range of Accessories
100100 trailing cone for RVSM certification and flight test
Para pesquisa:
Muito obrigado pela informação. Estava precisando de uma descrição mais detalhada desses dispositivos e encontrei aqui
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