ESPECIAL: PAMA-LS
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA-MG
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (ICAO: SBLS) , na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um complexo industrial que presta serviços de manutenção para cerca de er% da frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que todos os anos promove festividades abertas ao público nas datas comemorativas da aviação.
Em 1935 foi laçada, em Lagoa Santa, a pedra fundamental das instalações destinadas a abrigar o primeiro núcleo industrial para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. A data marca ainda o primeiro pouso e decolagem de um avião no aeródromo.
PAMA-LS no Caldeirão do Hulk
na Rede Globo:
Em 1974, pelo Decreto Nº74.102, a organização recebeu a categoria de Parque de Material Aeronáutico, como reconhecimento do trabalho desempenhado nas oficinas de manutenção, reparação e inspeção de aeronaves.
Atualmente, o PAMALS atua na inspeção, manutenção e reparação da enorme frota de aeronaves da FAB, e também criação e manutenção de equipamentos como capacetes de voo, bots salva-vidas, pára-quedas e assentos ejetáveis.
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa é responsável, ainda, pelo apoio administrativo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF) e de Lagoa Santa (DTCEA-LS),além da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). Carrega a peculiaridade de ser, no âmbito do Comando da Aeronáutica, o único Parque a ter subordinado um Esquadrão de Saúde Reforçado (DESR), uma Seção Mobilizadora (SMOB-37) e um Serviço de Capelania (Paróquia Nossa Senhora de Loreto), além de abrigar um Estabelecimento de Ensino (Escola Estadual Tiradentes).
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), que hoje funciona no Aeroporto da Pampulha, será transferido para a Base Aérea de Lagoa Santa. As novas edificações do CIAAR serão construídas em uma área de 700 mil metros quadrados e abrigarão 60 salas de aulas, auditório para 980 pessoas, ginásio de esportes, seis alojamentos, dois hotéis, prédio do comando e outras instalações, totalizando 57 mil metros quadrados de área construída.
O CIAAR é hoje o principal centro de formação de oficiais da FAB - cerca de 600 por ano -, respondendo por 76% do pessoal de nível superior da instituição. Ele faz a adaptação à Aeronáutica de médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães, administradores, arquitetos, analistas de sistemas, comunicólogos, pedagogos, psicólogos, advogados, assistentes sociais e outros profissionais. Também forma especialistas de carreiras exclusivas da FAB.
Eventos na PAMA- LS:
2012
2011
Visite o evento "Portões Abertos da FAB"
Veja as cidades que irão receber o evento esse ano:
Veja as cidades que irão receber o evento esse ano:
Conheça:
Fonte: Wikipédia / FAB TV
Saudade deste PAMA-LS !!! Bons tempos em que fui S2 da DITEC comandado pelo Saudoso Capitão Dorique e a Tenente Heloisa !
ResponderExcluir