Entenda o "AFTERBURNER"
Definição:
A pós-combustão consiste na injeção de combustível após a câmara de combustão da turbina, o que ocasiona um consumo maior de combustível. Apenas algumas aeronaves, como o English Electra Ligthning ou o F-22, não necessitam utilizar a pós-combustão para manter velocidades supersônicas, capacidade conhecida comosupercruzeiro.
Você sabe como funciona um Pós Combustor (Afterburner)?
Usado em aviões supersônicos, possui queimadores localizados depois da turbina, que injetam um pouco mais de combustível e se beneficiam do ar que sobra da combustão normal (75% em média). Acionado pela manete de potência, seu correto funcionamento baseia-se na variação automática do bocal de admissão e do bocal de exaustão, podendo chegar a desenvolver um empuxo 80% maior que motores convencionais em voo e de 90% na decolagem ao nível médio do mar devido ao acréscimo de temperatura.
Foto: F-14 decolando de um porta-aviões com os pós combustores ligados.
Usado em aviões supersônicos, possui queimadores localizados depois da turbina, que injetam um pouco mais de combustível e se beneficiam do ar que sobra da combustão normal (75% em média). Acionado pela manete de potência, seu correto funcionamento baseia-se na variação automática do bocal de admissão e do bocal de exaustão, podendo chegar a desenvolver um empuxo 80% maior que motores convencionais em voo e de 90% na decolagem ao nível médio do mar devido ao acréscimo de temperatura.
Foto: F-14 decolando de um porta-aviões com os pós combustores ligados.
Atualização (Vídeos) 8-10-14:
Nenhum comentário:
Postar um comentário