Cessna lança modelo Diesel mais econômico
A Cessna lançou durante o ‘AirVenture Oshkosh’, em Julho passado, uma nova variante da família diesel, o monomotor ‘Turbo Skyhawk JT-A’, que deverá ser comercializado a partir do próximo ano, segundo as previsões da Textron Aviation. (2015)
O aparelho está equipado com um motor Continental CD-155 a diesel,
o mesmo que equipa o Pipper Diesel.
o mesmo que equipa o Pipper Diesel.
Continental CD-155 – Pistão a Diesel 2
O Turbo Skyhawk JT-A será vendido por 435 mil dólares, um aumento de 65 mil dólares sobre o C-172, movido a gasolina, revelou Joe Hepburn.
O fato de operar com um combustível mais abundante (o JET-A) e mais barato que a gasolina 100 LL, já é um benefício, tendo sido este o objetivo que presidiu à intenção da Cessna de criar modelos a diesel.
Depois do Cessna 182 Diesel, que está equipado com o motor SR-305 do construtor francês Safran que debita até 227 hp e tem de TBR umas impressionantes 2400 horas, que já foi alvo de noticia no NewsAvia (vide notícia aqui), a Cessna volta ao ataque apresentando esta variante, abrindo assim hostilidades com os modelos mais economicos a Diesel da concorrência.
Os avanços ocorridos ao nível da tecnologia diesel na aviação permitem agora à Cessna satisfazer uma necessidade crescente do uso de um combustível mais económico e disponível, a nível mundial, segundo Joe Hepburn, vice-presidente da Piston Aircraft.
O alcance máximo do ‘Turbo Skyhawk Jet-A’ é de 1.012 milhas, um aumento de 58 por cento em relação ao padrão Skyhawk, e a velocidade máxima é aumentada para 131nós, enquanto o consumo de combustível poderá ser reduzida até aos 25 por cento.
O CD-155 obteve já certificação tipo suplementar da EASA (European Aviation Safety Agency) para ser usado nos novos Skyhawks, contudo apresenta ainda uma disponibilidade de horas baixa: TBR 1200 horas.
Fotos do motor que tivemos oportunidade de conhecer n
a EXPO AERO em Friedrichshafen
a EXPO AERO em Friedrichshafen
Fonte: IOLANDACHAVES / Newsavia.com
Inside de Cessna Turbo Skyhawk JT-A:
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