quinta-feira, 12 de março de 2015

Nova tecnologia - Ensaios não destrutivos

Nova Tecnologia - Ensaios Não Destrutivos

Tecnologia promete melhorar ainda mais o
processo de inspeção das aeronaves




Como funciona: O sistema localiza imagens não-lineares acústicas, ou seja, lugares onde várias ondas sonoras não se agregam, mostrando assim, com maior precisão, onde se revelam locais de rachaduras ou fadiga extrema.

Croxford Anthony e sua equipe usam uma técnica chamada ultra-sons não-lineares para olhar dentro dos materiais. Centenas de sinais sonoros são enviados-através dos materiais, dando uma imagem do que está dentro - e até mesmo as rachaduras mais ínfimas são localizadas."

"A nova tecnologia deverá ser aplicada também na construção de novas aeronaves. Utilizando materiais cada vez mais leves e resistentes. (Veja outra descoberta que poderá ajudar nessa mudança: A Lesma-do-Mar e a Aviação)"

Veja a reportagem completa:

New ultrasonic technology could reveal cracks in planes and bridges


Engineers at Bristol University in the UK say they have developed new ultrasonic technology that can show hidden cracks in the wings of planes or bridges, which would previously have gone undetected.

This could mean increased safety as it provides an important tool for inspectors to replace materials before they get overused.

The way it works is that the system locates so-called acoustic nonlinearities, in other words places where multiple sound waves don’t add up as one might expect, which often reveal sites of cracks or extreme fatigue.

Anthony Croxford and his team use a technique called nonlinear ultrasonics to look inside the materials. Hundreds of sound signals are sent through the material, giving a picture of what is inside – and where even the tiniest cracks could be located.

“The way this works is that your energy essentially shakes that crack, it rattles it on the way in, and that leads to harmonics, so you put in one frequency and you get out other frequencies. In a purely linear system, you only get out the frequency you put in. By using this novel approach we can now pick up a crack close to a hole, which is directly relevant to, say, aerospace applications, where they’re worried about cracks growing from rivet holes, things like that,” explains Anthony Croxford, Senior Lecturer in Mechanical Engineering at Bristol University.

Croxford says the real strength of this approach is in the tools needed. The nonlinear method of acoustic imaging requires equipment that is already being used within the industry.

Such advances in non-destructive evaluation not only increase the safety of structures but can help future design, for example, allowing the next generation of aircraft to be built thinner and lighter.

Scientists also hope the technology could help build metal structures like bridges in a better, safer way in the future.

Fonte: EuroNews / Reuters


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terça-feira, 10 de março de 2015

Nextant 400XTi chega ao Brasil


Nextant 400XTi no Brasil

 Modelo remanufaturado baseado no Hawker 400.


A Nextant Aerospace vai trazer ao Brasil pela primeira vez o Nextant 400XTi, modelo remanufaturado baseado no Hawker 400.

Entre os dias 17 e 25 de março a aeronave estará percorrendo diversas cidades do país para ser apresentado ao mercado brasileiro. Potenciais clientes serão convidados para exposição estática e voos de demonstração.


 O Nextant 400XTi é o único avião executivo refabricado no mundo e começou a ser produzido há dois anos e, em todo o mundo, já existem 45 aeronaves entregues em oito países. O fabricante espera em breve lançar no mercado o Nextant G90XT turboprop. No ano passado, a Nextant, através da GFM Aviation, firmou um acordo com a Aerie Aviação Executiva para entrar no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, anunciou o primeiro centro de serviços, apoio ao cliente e manutenção nomeando a Japi Aeronaves, situada no Aeroporto de Jundiaí, SP (SBJD).

O modelo é completamente remanufaturado nos Estados Unidos, sendo capaz de voar de Porto Alegre a Fortaleza sem escalas e com um custo de aquisição até 50% menor que os concorrentes novos, de mesmo alcance e tamanho de cabine.

“O Nextant 400XTi é um produto com identificação própria no Bluebook, como modelo novo. Apresenta um moderno conceito de remanufatura, cujo processo utiliza o robusto conjunto de célula (fuselagem) de um Beechjet 400A ou Hawker 400XP, que não tem tempo limite de uso, e atualiza mais de 80% dos demais componentes, que são novos ou zero hora”, disse Cássio Polli, diretor da Aerie Aviação Executiva. Ao todo, na fábrica da Nextant Aerospace, em Cleveland (Ohio), são mais de 6 mil horas/homem de trabalho para que fique pronto um novo Nextant 400XTi.



Os motores P&W JT15D-5 são substituídos pelos Williams FJ44-3AP, enquanto o antigo painel é substituído pela suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line 21. A aeronave ganha pintura e interior completamente novos, com 3 opções de layout a escolha do comprador. Um dos diferenciais está no interior com sete lugares, incluindo um triplo divã, usado também como sofá, assoalho plano e novo revestimento termo acústico torna o Nextant 400XTi até 50% mais silencioso, além de aumentar o espaço interno inclusive do toalete, garantindo mais conforto aos passageiros.



O projeto inclui ainda melhorias aerodinâmicas, como a incorporação de winglets, o que de acordo com o fabricante pode gerar um custo operacional até 40% menor que os concorrentes diretos.

Fonte: Ernani Campos  / Aeromagazine


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sábado, 7 de março de 2015

As Mulheres e a Aviação


O Mundo Feminino da Aviação

  To all women...Stay true, stay strong
Happy International women´s day




As mulheres conquistaram um espaço importante em diversas áreas que eram conhecidas como tipicamente masculinas. Mas, acredite, os feitos vieram muito antes das revoluções feministas do século XX.

Um dos principais símbolos dessa conquista foi a americana Amelia Earhart, defensora dessa "Quebra de paradigmas"



Amelia Earhart nasceu em 24 de julho de 1897, no estado do Kansas, nos Estados Unidos. Foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Ficou conhecida por ser uma grande defensora dos direitos femininos e por seus livros sobre suas experiências na aviação, além de ter escrito diversos artigos e colunas de jornais.

Amelia Earhart foi uma mulher à frente de seu tempo. Seu interesse pela aviação começou aos 20 anos de idade ao assistir a performance de um piloto que fazia acrobacias. De acordo com relatos dela, o piloto percebeu quer era assistindo por Amelia e uma amiga e resolveu fazer uma brincadeira com as duas, passando rente com seu avião por cima das duas moças. Mas, ao contrário do que imaginou o condutor da aeronave, Amelia manteve-se firme no lugar, observando o voo da aeronave.

“Foi ali que eu senti. Eu sabia que teria que voar”



  
Hoje em dia já estamos acostumados a trabalhar com mulheres na aviação, manutenção e engenharia.

No mês da mulher, O "AERONAVES & MANUTENÇÃO parabeniza todas as mecânicas, engenheiras, pilotos, pushbacks, comissárias e amantes da aviação corajosas que desbravam caminhos tradicionalmente "masculinos" e mostram que as qualidades do sexo feminino são de valiosos para toda e qualquer área..


  





Sejam bem vindas, sempre!! Juntos pela aviação... 
:: Março - Mês da Mulher ::





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terça-feira, 3 de março de 2015

segunda-feira, 2 de março de 2015

Thank´s / Obrigado / Gracias

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Agradecemos a todos os visitantes!! 
Um grande abraço aos apaixonados pela aviação.
Você piloto, mecânico, comissário ou entusiasta será sempre bem vindo!
Thank´s everyone - Gracias amigos - Muito Obrigado




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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Montagem de um motor GEnx-2B - B747-8


Vamos ver nesse vídeo a montagem de um motor GEnx-2B de um Boeing 747-8



View a timelapse of the assembly and testing of the GEnx-2B which powers the Boeing 747-8. GE is committed to innovation in aircraft engines.


GEnx aircraft engines are GE’s latest turbofan engine family for select widebody aircraft. By utilizing advanced GE propulsion technology, including innovations like the TAPS combustor, high-pressure 10-stage compressor, lightweight composite fan case and fan blades, and a virtually maintenance-free fan module, GEnx engines are designed to reduce fuel consumption, associated CO2 and NOx emissions, noise, and operating cost compared to the engines that they replace.