STOL, um acrónimo para o inglêsShort Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), caracteriza o processo de decolagem de aviões sobre pista curta.
CTOL, um acrónimo para o inglêsConventional Take-off and Landing (decolagem e aterragem convencional), caracteriza o processo tradicional de decolagem de aviões, taxiando sobre uma pista (ou água ou gelo) para ganhar velocidade.
UM EXEMPLO DE VTOL seria a decolagem do F-35B (Vídeo acima) - Escolhemos um avião (caça) que opera em VTOL, assim como o helicóptero. Ainda temos aeronaves que operam em CTOL e STOL.
A pós-combustão consiste na injeção de combustível após a câmara de combustão da turbina, o que ocasiona um consumo maior de combustível. Apenas algumas aeronaves, como o English Electra Ligthning ou o F-22, não necessitam utilizar a pós-combustão para manter velocidades supersônicas, capacidade conhecida comosupercruzeiro.
Você sabe como funciona um Pós Combustor (Afterburner)?
Usado em aviões supersônicos, possui queimadores localizados depois da turbina, que injetam um pouco mais de combustível e se beneficiam do ar que sobra da combustão normal (75% em média). Acionado pela manete de potência, seu correto funcionamento baseia-se na variação automática do bocal de admissão e do bocal de exaustão, podendo chegar a desenvolver um empuxo 80% maior que motores convencionais em voo e de 90% na decolagem ao nível médio do mar devido ao acréscimo de temperatura.
Foto: F-14 decolando de um porta-aviões com os pós combustores ligados.
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