domingo, 18 de janeiro de 2015

D-DALUS - Sem asas, Sem rotores e Sem jatos



Um sistema de propulsão completamente diferente



Você já deve ter visto que encontramos espaço nesse blog para novas tecnologias. Mesmo que ainda estejam em desenvolvimento como por exemplo o SmartBird, o FlexfoilFanwings e o Ultra Ever Dry. Hoje iremos conhecer uma promessa de uma empresa austríaca sobre uma nova forma de propulsão sem pás, rotor ou asas fixas. Saiba mais sobre o D-DALUS (IAT21)



 

Uma empresa de engenharia austríaca estreou um novo tipo de hovercraft na Paris Air Show nesta semana, alegando que pode decolar e pousar verticalmente sem usar pás de rotor ou asas fixas.




O veículo D-Dalus usa quatro turbinas de contra-rotação para a propulsão, cada uma atingindo 2.200 rpm. Cada lâmina de turbina tem um ângulo variável de ataque, o que de acordo com o designer permite que o principal impulso para ser acionado em qualquer direção, em torno de qualquer eixo. Isso permite que o ofício de lançar verticalmente, pairar, girar em qualquer direção e, mesmo empurrado para cima, segurando-se para baixo.

O designer, Austrian Innovative Tecnologia Aeronáutica (IAT21), mantém um site que diz que o ofício tem várias invenções patenteadas, incluindo "um rolamento livre de atrito nos pontos de força G alta, e um sistema de propulsão que mantém em equilíbrio dinâmico, assim permitindo que o sistema de orientação para restaurar rapidamente a estabilidade em voo ".



A IAT21 vem trabalhando em um protótipo há três anos e concluiu recentemente testes iniciais usando um motor KTM 120 cv para acionar as turbinas, de acordo com o Gizmag . O teste completou a transição da vertical de transmitir voo em um laboratório perto de Salzburgo, na Áustria.



O modelo atual tem turbinas 5 metros de comprimento e pode levantar uma carga de cerca de 150 quilos. IAT21 está trabalhando com a Universidade de Cranfield, no Reino Unido em, um motor mais potente maior, uma nova forma de casco e sistemas de orientação e controle avançado, diz Gizmag.


Ele foi projetado para funcionar como um drone para usos do mar quanto em terra, como busca e salvamento, monitoramento de desastres e vigilância, diz IAT21. Eventualmente, os modelos maiores poderiam ser usados ​​para o vôo de passageiros.


Veja reportagem original:
Fonte: Gizmag / Popsci
(Tradução aproximada)

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