terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Antonov An-225 Mriya - O maior de todos

Antonov AN-225 Mriya - O Gigante dos céus




O Antonov An-225 está disponível comercialmente para transportar cargas de grandes proporções, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam. 



O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. Atualmente, há somente uma aeronave em operação.
O An-225 foi desenhado para o Programa Espacial da União Soviética em substituição ao Myasishchev VM-T, Capaz de transportar os foguetes.






Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. A aeronave estava em uma demonstração estática no Paris Air Show em 1989 e voou durante os dias liberados ao público no Farnborough Air Show, em 1990. Duas aeronaves foram encomendadas, que atualmente são operadas pela Antonov Airlines, matriculadas UR-82060 e UR-82070. Estes são disponíveis comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 250.000 kg internamente, ou ainda 200.000 kg na área superior à fuselagem. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.


 

O segundo An-225 foi construído parcialmente durante o final da década dos anos 80 para o uso do Programa Espacial Soviético. O desenho do segundo An-225 incluía uma porta de carga traseira e uma cauda redesenhada com um único estabilizador vertical, desta forma, sendo mais efetivo para o transporte cargueiro. Após o colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran, este An-225 foi armazenado em 1994. Os seis motores Ivchenko Progress foram removidos de uso nos An-124. O primeiro An-225 foi mais tarde re-motorizado e colocado em serviço.

Antonov 225 no Brasil (Vídeo):



No ano de 2000, se tornou aparente a necessidade da capacidade do An-225, e foi decidido em Setembro de 2006, completar a construção do segundo An-225. Esta segunda aeronave tinha encomenda prevista por volta de 2008, mas foi adiado.

Inicialmente, o modelo An-225 foi concebido para carregar o ônibus espacial soviético Buran na parte externa da fuselagem. Dito e feito: como um carro que transporta uma prancha de surf nos finais de semana, o gigante cumpriu sua missão em junho de 1989, durante o Paris Air Show, evento considerado como o maior do mundo em relação a demonstrações aéreas.



Fora a capacidade suportada pelo rack exterior (200 toneladas), o Mriya aguenta ainda mais peso na parte interna dos seus compartimentos (250 toneladas). Entretanto, uma medida exclui a outra, ou seja, a carga se concentra ou dentro ou fora da aeronave. O recorde de transporte foi estabelecido em setembro de 2001, quando um carregamento de 253,86 foi conduzido por cerca de 1000 km.


O maior mamífero do mundo, a baleia azul, com suas 180 toneladas e mais de 30 metros de comprimento, poderia ser transportada sem problemas pelos ares através do maior avião do mundo — o comprimento de 84 metros e a altura de 18 metros ajudam a “estacionar” carregamentos enormes no bagageiro.

Curiosidades sobre o Antonov AN-225:

* Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente.

* É o maior avião em operação do mundo.

Hughes H-4 Hercules

* O único avião a ter maior envergadura de asa que o An-225 é o Hughes H-4 Hercules "Spruce Goose". Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve, nunca voou acima dos vinte e um metros (70 pés) e voou somente uma vez, ao passo que o An-225 já executou centenas de voos.

Fonte: Supermáquinas / Discovery /Aviões e Músicas / Wikipedia

Um comentário:

  1. O maior medo que tenho do Antonov é ele cair na minha cidade. Se isto acontecer, em Hiroshima e Nagazaki não terá acontecido nada...
    Ademais, se a turma do Bin Laden estivesse de Antonov, os Estados Unidos não existiriam mais...
    1ª conclusão: o Antonov é um perigo para o mundo!
    O ministro do meio ambiente do Níger na África fala de uma sufocante e renitente poeira de areia suspensa sobre a capital Niamey, soprada do deserto próximo ao aeroporto internacional da cidade. Segundo o ministro o estrago foi deixado por um Antonov que há 10 anos atrás um dia de lá decolou...
    2ª conclusão: o Antonov é solução e problema.
    Ainda bem que o Antodez ficou só nas pranchetas de Kiev e de Moscou...:)

    ResponderExcluir