Curiosidades sobre o motor a jato (Motor a reação)
O Motor a reação, também conhecido como motor a jato ou ainda apenas como reator, é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton. Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.
Nos modernos motores a jato, temos uma parte inicial responsável pela captura e compressão do ar, sendo depois injetado combustível nesse ar sob pressão, que sai acelerado pela parte traseira, impulsionando o motor (consequentemente a aeronave) pra frente.
Uma das perguntas que frequentemente surgem em discussões é: se estes motores aspiram o ar à sua frente com forte sucção, o que acontece quando aspiram outras coisas que não "ar limpo"?
Bem, os motores a jato usados nos aviões, são concebidos para aguentar todo o tipo de abusos.
No vídeo abaixo, podemos ver estes motores sendo testados para resistir a enormes cargas de água, granizo... e até aves (Birdstrike). E se por algum motivo algum deles falhar ou avariar, os aviões estão concebidos para conseguirem pousar em segurança mesmo com apenas o motor que lhe restou.
Separei mais um vídeos com ótimas explicações sobre o funcionamento desse tipo de motor. Espero ter ajudado a entender um pouco mais...abraços!
How Jet engines works:
Nenhum comentário:
Postar um comentário