terça-feira, 15 de setembro de 2015

Suécia: Tráfego aéreo controlado remotamente


Suécia é o primeiro país do mundo com gestão de tráfego aéreo operada remotamente



A LFV e Saab têm trabalhado em conjunto para desenvolver as soluções operacionais e tecnológicas para a gestão de tráfego aéreo operado remotamente. Pela primeira vez, o serviço de torre de controle foi operado remotamente.

“Somos a primeira operadora do mundo a receber a certificação operacional e há um grande interesse entre os nossos clientes na Suécia e em todo o mundo. O Serviço de Torre Remota é um importante produto para nós e nossos parceiros”, disse Olle Sundin, diretor geral da LFV.


O Serviço de Torre Remota envolve a instalação, no aeroporto a ser controlado, de câmeras e sensores que enviam sinais, em tempo real, para um centro de controle de tráfego aéreo. Lá, imagens e informações de tráfego do aeroporto remoto são exibidos em monitores de alta definição. Graças a esta tecnologia, o tráfego aéreo no aeroporto remoto pode ser controlado da mesma forma que seria a partir de uma torre de controle tradicional.

A LFV recebeu certificação operacional para as torres de controle operadas remotamente, concedida pela Agência Sueca de Transportes, em 31 de outubro de 2014. Isso significa que a solução da LFV para a prestação de serviços remotos de controle de tráfego foi aprovada segundo todos os critérios de segurança, podendo ser colocada em operação.

O Aeroporto de Örnsköldsvik tornou-se o primeiro aeroporto no mundo a receber serviços de torre de controle remota. O plano é que o Aeroporto de Sundsvall-Timrå e o Aeroporto de Linköping sejam o segundo e o terceiro a receberem o serviço.

"NEW YORK — Passengers landing at remote Ornskoldsvik Airport in northern Sweden might catch a glimpse of the control tower — likely unaware there is nobody inside.

The dozen commercial planes landing there each day are instead watched by cameras, guided in by controllers viewing the video at another airport 90 miles away.

Ornskoldsvik is the first airport in the world to use such technology. Others in Europe are testing the idea, as is one airport in the United States. While the majority of the world's airports will, for some time, still have controllers on site, experts say unmanned towers are coming. They'll likely first go into use at small and medium airports, but eventually even the world's largest airports could see an array of cameras mounted on a pole replacing their concrete control towers."

Reportagem:

Fonte: USAToday



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