quarta-feira, 22 de outubro de 2014

23 de Outubro - Dia do Aviador


DIA DO AVIADOR




"Os homens que se emocionam com as paixões
são capazes de ter mais doçura na vida...
"


O Nosso amor pela aviação...

 




Em homenagem ao dia do aviador, revivemos a história de um filme que marcou a minha vida, criando em mim uma das minhas maiores paixões...

O IMPÉRIO DO SOL - 1987

(Empire of the sun / Steven Spielberg)



Há alguns dias atrás, eu estava tentando me lembrar de alguns filmes que tiveram como tema central a aviação, para criar um "MovieList" aqui em nosso blog. No meio desse "exercício de memória" me recordei de um filme que marcou muito a minha vida, sendo provavelmente o gatilho ou o início de minha paixão pela aviação. Lembro que assisti o filme no cinema, acompanhado pela minha madrinha Joana (em 1987). 


Depois disso, já o assisti várias vezes durante toda a minha vida. Acredito ser pela emoção de cada encontro do protagonista com um avião. Se você já assistiu, saberá o que estou falando e com certeza ficará com água na boca para ver de novo... Quem ainda não assistiu, não perca tempo!

Steven Spielberg foi genial, John Malcovich também, e temos até a participação de Ben Stiller (foto acima), mas o (ex-Batman) Christian Bale mostrou o seu cartão de visita para Hollywood e fãs do cinema. Um show de interpretação, digna de Oscar. Ele interpreta Jim Graham, um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. O conflito gera mudanças bruscas em sua vida e o mais bonito e interessante, apesar de todas as dificuldades, é a paixão dele pela aviação militar e o que essa paixão foi capaz de fazer para quebrar barreiras que apenas a Guerra nos impõe. Trilha sonora magnífica e marcante, tendo como carro-chefa o SUO GÂN (Canção de ninar) que se transformou em hino desse CLÁSSICO DO CINEMA. 


Ótima escolha do garoto Christian Bale, além de todo o elenco com grandes interpretações formado por John Malkovich, Ben Stiller, Miranda Richardson, Nigel Havers, Joe Pantoliano, Leslie Phillips, Masatô Ibu e Emily Richard. Imagens belíssimas e inesquecíveis super bem fotografadas misturadas com emoção ao som da perfeita trilha sonora de John Williams, é de arrancar lágrimas e arrepios em uma história dramática, com pitadas de humor.O filme foi ignorado pelo Oscar nas categorias de Melhor Filme e Direção, e sendo indicado apenas em seis categorias, todas técnicas: Direção de Arte, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora, Som e figurino, que injustamente saiu de mãos vazias. Ganhou também o Prêmio da National Board of Review por Melhor Filme e Diretor, assim como uma indicação especial por Melhor Performance Infantil para Christian Bale; e ganhou merecidamente o British Academy Awards de Vencedor de Melhor Trilha Sonora em 1988.


"Suo Gân é o nome de uma cantiga de embalar tradicional de Gales, de autor anônimo. Crê-se que terá sido documentada em pauta por volta de 1800.1 A letra foi recolhida pelo etnomusicólogo galês Robert Bryan (1858-1920).
A música tornou-se internacionalmente conhecida como tema recorrente do filme Império do Sol. É também muito executada pelo Coral dos Meninos de Viena." (Wikipedia)

Curiosidade: 

No filme O Império do sol, as filmagens em que aparecem os aviões P-51 Mustang, foram utilizados aeromodelos em escala.

"Um homem só envelhece, quando os seus lamentos superam os seus sonhos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário