segunda-feira, 15 de junho de 2015

Skip Stewart no Brasil - AeroRock 2015



AEROROCK 2015

Skip Stewart e Jota Quest em Pará de Minas - MG
Brazil Air Show - Aerobatics



Aconteceu no dia 13 de Junho um evento único para os amantes da aviação!



Estivemos no AeroRock 2015
Registramos alguns momentos da inesquecível apresentação do melhor do mundo: Skip Stewart 

Além de outras atrações como Jota Quest, acrobacias aéreas, JPG e muitas atrações...


Foi realizada com sucesso, a 5ª edição do evento que une aviação e Rock n´roll. O Aero Rock deve recebeu um ótimo público de amantes da aviação e da música de todo o país. Tivemos a presença internacional do melhor piloto de show aéreo do mundo, Skip Stewart e a banda mineira de pop rock, Jota Quest. Esta foi a segunda vez que o piloto internacional participou do evento. Devido ao grande sucesso de suas apresentações na edição anterior, retornou ao Brasil vindo diretamente dos Estados Unidos.




O evento já ficou conhecido pelas apresentações de bandas famosas e grandes performances aéreas que chamam atenção do público. Pelos palcos do evento já passaram grandes nomes da música brasileira como Marcelo D2, TiaNastácia, Wilson Sideral, Gleison Túlio e a dupla de dj’s MixHell, formada pelo ex-baterista do Sepultura, Iggor Cavalera e sua esposa Laima Leyton.



Agradecemos aos organizadores (Mark Binder), aos competentes profissionais da Bergs (Inclusive cedendo o Pitts Special para o show do Skip), Amélia, pilotos envolvidos, Esquadrilha CEU e os oficiais da FAB, Guto, Pessoal da ANAC, Staff´s, a equipe do Jota Quest e amigos Rogério, Ingrid, Gabriel, Robson, Peixe que estavam presentes nessa grande festa.


Esquadrilha CEU:





Evento único para os entusiastas da aviação...

Tivemos a oportunidade de acompanhar o voo de uma verdadeira relíquia!! O Yakovlev YAK-52, utilizado para treinamento de oficiais no leste europeu. Pilotado com maestria pelo Cmte Guto e Berguinho!

Fotos: Marco Túlio / Centim / Sérgio Carneiro Correa





O Yakovlev Yak-52 é um avião monomotor a pistão soviético de treinamento primário, sendo um descendente direto do Yak-50, um avião acrobático biposto. Tendo realizado seu primeiro voo em 1976, ainda continua sendo fabricado pela Aerostar, na Romênia.



O Yak-52 é um avião construído totalmente em metal e é motorizado pelo Vedeneyev M14P, um motor radial com 9 cilindros, ligado a uma hélice bipá de passo variável. A aeronave é equipada com sistemas de combustível e lubrificação invertidos, o que permite que o Yak-52 possa realizar voo invertido por até 2 minutos.



Visando uma operação com o mínimo de manutenção, o Yak-52 é largamente equipado com sistemas pneumáticos. A partida do motor, flapes e freios são todos acionados por sistemas pneumáticos. Seu trem de pouso é do tipo triciclo retrátil permanecendo parcialmente exposto mesmo retraído.




Atualmente existem diversas modificações para o Yak-52, as mais comuns são a substituição dos aviônicos soviéticos, instalação de uma hélice tripá e a conversão do trem de pouso triciclo para um trem de pouso do tipo convencional, como no caso do Yak-52TD. Existe também uma versão denominada Yak-52TW que possui outras modificações, além do trem de pouso convencional, possui também um tanque extra de combustível de 120 litros, um motor M14PF de 400hp de potência e partida elétrica.









SKIP STEWART:
Uma lenda das acrobacias aéreas...



O norte-americano Skip Stewart (William Lewis Stewart), desfilou sua sequência agressiva e emocionante com passagens baixas no Aeroclube de Pará de Minas - MG Brazil - durante a quinta edição do Aerorock, no sábado, 13 de junho e levantou o público com a sua clássica manobra "Double Ribbon-Cut". Nela o piloto primeiro passa em voo de dorso por baixo de fitas esticadas perpendicularmente à pista, depois corta a fita superior em voo de dorso e, enfim, rompe a fita inferior em um espetacular voo de faca bem próximo ao solo. 


Skip começou a carreira em 1999, mas ainda criança já era piloto de aeromodelo radiocontrolado. Ali percebeu que aviões eram feitos para acrobacias, e esta crença o motivou. Segundo o piloto, considerado atualmente o melhor do mundo, o inseto do show aéreo o picou. Desde então virou um piloto de shows aéreos. 

Já trabalhou para a Fedex, como comandante de Boeing 727 e MD-11.


Stewart had flown RC model aircraft for many years and was very familiar with aerobatics, and at age nineteen, he flew an aerobatic aircraft for the first time, a Bucker Jungmann with his friend Chris Woodward.

Stewart’s first airplane was a 1976 Pitts S-2A, which he sold in 2000 to buy a 1979 Pitts S-2S. He spent several off seasons modifying this aircraft into what would eventually become the original version of his trademark Prometheus muscle biplane. In 2011 he bought a second aircraft, another 1979 Pitts S-2S and used its airframe to build a second airshow aircraft, which he named Prometheus 2 (P2). The original Pitts is now referred to as P1.

The aircraft are highly customized in order to achieve superior aerobatic performance.Both have custom wings, tails, cowlings, engines, propellers, landing gear, instrument panels, fuel tanks and even seat belts. The only stock components on the two aircraft are the horizontal stabilizers. The engines produce 400 hp (compared to the 260 hp of the stock S-2S), and the aircraft are capable of +12 and -7 G, more than twice the G-limit of the stock variant.  Stewart is also in the process of having a completely composite-built carbon-fiber biplane designed and built for him. Called the P3 Revolution Biplane, it is scheduled to debut in 2014. He has also built a Wittman Tailwind W-10 from scratch, later selling it to buy a 1964 Twin Comanche. He also ran an aerobatic flight school for two years in Pensacola, FL by the name of “Pensacola Aerobatics”, flying his S-2A.

He also entered in several aerobatic competitions during this time, winning many Gold Medals in regional competitions. He won two Pitts Trophies (Awarded to the highest scoring Pitts pilot in any category) and was crowned the South Eastern Aerobatic Champion in the Intermediate category in 2000 (the only contest he flew in his stock Pitts S-2S). Stewart was honored as the recipient of the 2013 Bill Barber Award for Showmanship, given to one pilot per year for demonstrating superior showmanship. Stewart states that he was honored and humbled to receive the award, and that is the most prestigious award he has ever received. The award recipient is voted on by previous recipients of the award.


Imagens do evento:







































Tivemos a oportunidade de apreciar também RV7, Pitt´s Special, Extra, Yak, Tucano T-27, RV9, R44 entre outras aeronaves.

Que venha o AeroRock 2016...
Parabéns pelo evento!

Vejam mais fotos incríveis do evento na Agência 55
https://www.facebook.com/pages/Ag%C3%AAncia-55/427614220664748

Fotos: Marco Túlio Ayres
Créditos nas fotos de Sérgio Carneiro Correa e Centim

 www.fb.com/aeronavesemanutencao
www.aeronaves.vai.la

Nenhum comentário:

Postar um comentário