sábado, 11 de outubro de 2014

Embraer: KC-390 entra em fase de produção (28 unidades)



 KC-390 entra em fase de produção





Próximo de finalizar sua primeira etapa, que previa o desenvolvimento e a montagem de dois protótipos, o Projeto KC-390 começou recentemente a sua segunda fase, estabelecida via contrato de aquisição, dando início à produção em série de 28 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) pela Embraer.


Para isso, foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido. O montante será utilizado na aquisição de materiais e na manutenção de funcionários para viabilizar a compra das aeronaves representadas pelos protótipos.

“Estamos dando seguimento ao cronograma que vai garantir as aeronaves para a FAB no prazo necessário para não haver interrupções em suas missões de transporte e reabastecimento em voo”, explica o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.


Neste mês de outubro, o avião cargueiro sairá do hangar e terá a sua primeira aparição pública. “O chamado roll out demonstra claramente o acerto do projeto de engenharia e de produção das atividades industriais e, com certeza, até o final do ano, estaremos voando de KC-390”, comemora o responsável pelo projeto.

O KC-390 vai substituir o Hércules C-130, aeronave utilizada para transporte militar, de pessoas e equipamentos, e para reabastecimento em voo de outros aviões. “Essa aeronave está sendo desenvolvida estritamente de acordo com todos os requisitos solicitados pela FAB”, explica o diretor da Copac.


Além das 28 aeronaves da FAB, Crepaldi explica que o cargueiro nacional já nasce com grandes possibilidades de exportação para países que também precisarão, em breve, substituir suas aeronaves desse mesmo porte. “Do ponto de vista industrial, é o coroamento da indústria aeroespacial brasileira porque, além de ser a maior aeronave já desenvolvida e fabricada no país, ela vai entrar – com grande possibilidade de sucesso - num nicho de mercado que hoje é dominado pelas grandes empresas internacionais”, concluiu Crepaldi.


Fontes: Aerojor / Defesanet (Crédito arte: MD) 


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Centro de Manutenção GOL - Confins MG


Especial: Centro de Manutenção da GOL em Confins-MG




Inaugurado em 2006, o Centro de Manutenção de Aeronaves (CMA) está localizado em Confins e é o maior e mais avançado complexo tecnológico do gênero na América Latina.
É lá que a GOL realiza serviços de manutenção pesada de fuselagem, manutenção preventiva, pintura de aeronaves e configuração interna de toda a frota GOL.






Sustentabilidade

O Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL atende a todas as normas de licença ambiental e legislações e possui um plano de gerenciamento de resíduos, que determina o modo de destinação adequado e realização de tratamentos específicos para cada resíduo gerado na manutenção ou pintura de aeronaves.



A GOL também mantém no local uma avançada Estação de Tratamento de Efluentes Químicos (ETE), que recebe água contaminada das lavagens de aeronaves, oficinas, peças, piso, pias de mão da manutenção e do posto médico. Após o tratamento, parte da água é reutilizada dentro do próprio Centro de Manutenção, em atividades como limpeza de pisos, vasos sanitários e equipamentos e materiais não metálicos.




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Últimas notícias sobre a aviação...

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10 Anos do Super Tucano na FAB


Dez anos do Super Tucano na FAB





No dia 07 de Outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou 10 anos da chegada do primeiro A-29 Super Tucano para uma unidade aérea. Foi o Esquadrão Joker (2º/5º GAV), da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, responsável pela formação dos novos pilotos de caça da FAB.

Ao longo de uma década, 99 unidades foram recebidas pela FAB e só a frota do Esquadrão Joker já acumula mais de 58 mil horas de voo.



O Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29) é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.





Entenda: Afterburner


Entenda o "AFTERBURNER"



Definição:

A pós-combustão consiste na injeção de combustível após a câmara de combustão da turbina, o que ocasiona um consumo maior de combustível. Apenas algumas aeronaves, como o English Electra Ligthning ou o F-22, não necessitam utilizar a pós-combustão para manter velocidades supersônicas, capacidade conhecida comosupercruzeiro.

Você sabe como funciona um Pós Combustor (Afterburner)?

(...) injetam um pouco mais de combustível e se beneficiam do ar que sobra da combustão n
ormal (75% em média). Acionado pela manete de potência, seu correto funcionamento baseia-se na variação automática do bocal (...)

Foto: F-14 decolando de um porta-aviões com os pós combustores ligados.


Saiba mais:
Entenda o "AFTERBURNER" Definição: A pós-combustão consiste na injeção de combustível após a câmara de combustão ...


sábado, 4 de outubro de 2014

News: Boeing´s 777 da Etihad conectados à internet


Frota Boeing 777 Da Etihad Airways Está Toda Ligada À Internet




A Etihad Airways anunciou que em toda a sua frota de Boeing 777 (24 aeronaves) está disponível acesso aos telefones móveis (celulares) e a outros aparelhos eletrônicos que estabeleçam ligação com a Internet.

A companhia anunciou com satisfação esta nova conquista para o bem estar dos seus clientes, que poderão voar falando com os seus familiares e amigos e, eventualmente, tratando de questões relacionadas com as suas atividades profissionais.

A frota da Etihad é composta por 28 aviões Airbus A320s, 26 A330s, 11 A340s e 24 aeronaves da família Boeing 777. Em todos eles, um total de 89 aviões, estarão disponíveis, dentro de poucos meses, as ligações à Internet, a permissão de utilização de aparelhos celulares a bordo e a transmissão de programas de televisão direta.

O serviço, denominado ‘Etihad Wi-Fly’, foi instalado pela ‘Avionics Global Communications’ e pela ‘OnAir’, especializada em soluções de conectividade para a aviação comercial.